1Win

Grupo mantido e três reforços: Grêmio se prepara para mostrar a cara de 2017

Renato Portaluppi começará a testar titulares no sábado, em coletivo. Depois, tem jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas e amistoso com Aimoré na pré-temporada

Fonte: Globo Esporte

Grupo mantido e três reforços: Grêmio se prepara para mostrar a cara de 2017
Renato começará a testar o Grêmio de 2017 (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Nos próximos dias, o torcedor do Grêmio vai poder entender melhor quais as primeiras ideias de Renato Portaluppi para o time na temporada 2017. Com praticamente todo elenco mantido, a equipe titular recebeu até o momento três acréscimos e se vê próximo de ganhar outro para o ataque. O treinador, então, poderá começar a fazer seus testes, embora ainda aguarde para ter também mais um lateral e um zagueiro para completar o elenco.

Até então, o Grêmio contratou três jogadores: os laterais Léo Moura e Léo Gomes, além do volante Michel. Ao mesmo tempo, está próximo de fechar com o atacante Beto da Silva. O clube ainda fez proposta por Angelo Rodríguez, mas viu a oferta ser recusada. Em relação a última temporada, saíram os zagueiros Fred e Wallace Reis, além dos atacantes Negueba e Henrique Almeida.
Abaixo, o GloboEsporte.com desenha dois cenários, o do time campeão da Copa do Brasil e de uma possível equipe, já com os reforços recebidos e encaminhados.

TITULARES MANTIDOS

A programação gremista tem no próximo sábado o primeiro coletivo da temporada. Será a primeira atividade que formará a equipe titular - pelo menos, essa é a indicação até o momento. O time campeão da Copa do Brasil todo permaneceu na Arena, já que Douglas renovou por dois anos.

Assim, Renato pode arrancar a temporada com a mesma escalação. Um 4-2-3-1 com Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Além do coletivo, há previsto um jogo-treino na próxima segunda-feira, dia 23, contra o Sindicato dos Atletas, e um amistoso no dia 28, contra o Aimoré, da segunda divisão gaúcha.

OPÇÕES IMEDIATAS

opções time Grêmio campinho (Foto: Reprodução)

Há algumas posições que passarão por um revezamento maior, caso do meia Douglas. Embora tenha sido recordista de jogos em 2016, na reta final do ano passou a atuar apenas em determinadas partidas. Bolaños é o candidato a aparecer pelo setor. O equatoriano também é opção, recuperado totalmente fisicamente e com a pré-temporada como bagagem, para a vaga de Pedro Rocha.

Por ali, atuou pouco na temporada passada. Everton foi quem mais disputou com o autor de dois gols na final da Copa do Brasil, no Mineirão. Mas o equatoriano aparece também como alternativa. Para a vaga de Luan - que é indiscutível - Beto da Silva, contratação em via de ser concretizada, passa a ser o principal nome. Angelo Rodríguez também seria alternativa, mas a negociação não evoluiu.

Para a ponta direita, espaço ocupado por Ramiro, há também Léo Moura. O lateral pode atuar mais avançado e ser utilizado no meio-campo por conta de sua experiência atuando pelos lados do campo. Outro que pode aparecer, apesar do futuro indefinido, é Fernandinho. O atacante está no elenco e conta com a admiração de Renato Portaluppi. Seria uma opção para atuar pelos lados do ataque.

SETOR DEFENSIVO

Rafael Thyere se tornou a única opção aos titulares (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Embora tenha apenas três zagueiros no grupo, o setor defensivo é para o qual o Grêmio mais contratou. Buscou o volante Michel, que deve ser opção para Walace e Maicon junto com Jailson - e até para Marcelo Oliveira na lateral -, e contratou os laterais Léo Moura e Leonardo. O primeiro deve ser figura mais presente na equipe, ora dando descanso para Edílson, ora sendo utilizado mais avançado.

A defesa hoje está consolidada com Geromel e Kannemann. Atualmente, a primeira - e única - opção é Rafael Thyere. Por isso, a necessidade de busca por opções no mercado.

- Sempre tive que trabalhar aqui. O Grêmio é grande, fico feliz em me manter em um grupo campeão. Espero procurar trabalhar para evoluir, treinar, buscar meu espaço e quando tiver oportunidade, responder da melhor maneira - comentou Thyere.

A procura é por pelo menos mais um zagueiro para compor o elenco. Além disso, um lateral-esquerdo também está sendo buscado - Mena foi analisado e fica como alternativa, enquanto um brasileiro do exterior é analisado pela diretoria, inclusive com proposta feita.