1Win

Depois de padronizar gramados, CBF investe R 1 mi para atacar iluminação

Confederação vai bancar inspeção, diagnóstico e projetos para adequar 71 estádios usados nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro ao padrão sugerido pela Fifa

Fonte: Globoesporte

Depois de padronizar gramados, CBF investe R 1 mi para atacar iluminação
Maracanã teste de iluminação estádio (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)

Ao longo dos primeiros meses deste ano, os 71 estádios das Série A, B e C do Campeonato Brasileiro serão inspecionados: técnicos da CBF e de uma empresa terceirizada vão medir os níveis de iluminação e, com base nesse diagnóstico, elaborar projetos para que todos possam atender o padrão sugerido pela Fifa, de 2.500 lux. Os estádios usados na Copa do Mundo, que em média têm 4.000 lux, não estão incluídos no projeto.
A CBF vai desembolsar R$ 1.068.000 neste programa. No ano passado, os recursos para o programa de padronização dos gramados saíram do Fundo de Legado da Copa do Mundo. Os recursos da Fifa agora estão bloqueados, como o GloboEsporte.com revelou no mês passado, por isso agora o dinheiro sairá do caixa da CBF.

A partir daí, os donos de cada estádio (clubes, prefeituras, governos estaduais) decidem se colocam em prática – e se bancam – o projeto elaborado e sugerido pela CBF.
Ninguém é obrigado a seguir os projetos, mas a CBF argumenta que 1) infra-estrutura é um dos pilares do Programa de Licenciamento recém-lançado; 2) investimentos desse tipo se pagam em pouco tempo, por causa da economia gerada por tecnologias mais novas.

Segundo documentos da CBF enviados aos clubes, a troca dos velhos sistemas de iluminação por lâmpadas de LED reduzem os custas em até 80%, além de permitir vantagens como o reacendimento automático em caso de queda de energia – não é preciso esperar que as lâmpadas esquentem.
Além de visitar os estádios e elaborar os projetos, a CBF oferece aos clubes uma consultoria permanente. Cada clube poderá alterar as sugestões da confederação à sua realidade, ao seu orçamento. A confederação sabe que poderá haver resistência, mas espera resposta positiva da maioria dos clubes, como aconteceu no caso dos gramados.

105 x 68 também na Série C

O investimento de R$ 1 milhão feito pela CBF contempla também a ampliação do programa de padronização dos gramados para a Série C. No ano passado, a confederação investiu R$ 2,2 milhões para deixar todos os 43 campos das Série A e B com os mesmo tamanho: 105 metros de comprimento por 68 metros de altura. Agora, outros 28 estádios serão incluídos no programa, para que a Série C também seja disputada em terrenos de jogo com as mesmas dimensões. Em 2017, os estádios das Séries A e B estão sendo novamente inspecionados para garantir que traves e linhas estão no lugar certo.