1Win

Grêmio quer sistema para favorecer trio ofensivo em 2015: "Assusta o rival"

Douglas, Barcos e Moreno se fixam como esperança da retomada de gols, algo tão escasso no Brasileirão passado; para Ivo Wortmann, trio intimida os adversários


Fonte: Ge

Grêmio quer sistema para favorecer trio ofensivo em 2015: Assusta o rival
Felipão orienta trio ofensivo que começa ano com moral no Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Se Felipão abriu a pré-temporada disposto a testar garotos, a pretensão não se aplica com a mesma intensidade para o ataque. O setor ofensivo do Grêmio toma cada vez mais forma. A ponto de a ideia ser de jogar em função do trio final. Douglas, Barcos e Moreno serão "favorecidos", sob a alegação de que "assustam os rivais".

Scolari não abriu mão dos três atletas nos dois coletivos que promovera em Gramado, na quarta e neste sábado. Em ambas atividades, os titulares golearam, 6 a 0 e 5 a 0, respectivamente. Douglas foi o grande destaque do primeiro treino, com golaço de falta e assistência certeira para Barcos, após caneta num adversário. Moreno anotou duas vezes.


No treino deste sábado, Douglas esteve mais discreto, porém Moreno e Barcos conseguiram novamente balançar as redes. O camisa 10 foi o primeiro dos três reforços do Grêmio para 2015, um pedido pessoal de Felipão diante da escassez do clássico armador no elenco do ano passado. Moreno voltou do empréstimo do Cruzeiro e inicialmente não seria utilizado. Hoje, é motivo de orgulho da comissão técnica, uma vez a nova dupla de ataque foi responsável por 29 gols no último Brasileirão.

- Você tem que trabalhar com o que tem e adaptar o sistema a cada jogador. Temos que estar muito felizes com a permanência do Moreno, para jogar com Barcos, tendo um jogador com a facilidade de dar assistência, que é o Douglas. Esse trio realmente assusta o adversário. Temos que criar condições para que esses jogadores sejam favorecidos. Esse vai ser o desafio do Felipe e da comissão técnica - pontua o auxiliar técnico Ivo Wortmann.

Ao menos nessas duas movimentações iniciais (veja gols nos vídeos), Felipão fez exatamente isso. Deixou Douglas, Barcos e Moreno mais livres à frente. Atrás deles, havia três volantes, uma vez que o garoto Lincoln, de 16 anos, embora tivesse liberdade, precisava fazer também a recomposição de uma maneira mais efetiva. Em relação às jogadas ofensivas, os dois centroavantes jogam próximos, o que, na visão de Wortmann, potencializa suas qualidades.

Acho que vai dar certo, sim. Daria errado se a gente pedisse para um dos dois cair pela ponta enquanto o outro está na área. Eles têm que ser favorecidos pela nossa forma de jogar - pondera. - Que outro clube tem dois centroavantes artilheiros no Brasileirão?

Embora Barcos tivesse anotado 14 gols e se tornado um dos artilheiros do Brasileirão, atrás de nomes como o próprio Moreno, Fred e Henrique, o Grêmio sofria para fazer mais gols. Foram, no total, apenas 36 tentos, o quinto pior ataque e o desempenho ofensivo mais fraco do clube na era dos pontos corridos, iniciada em 2003.

O Grêmio terá seu primeiro teste do ano, no domingo, diante do sub-20 do Gramadense. Haverá ainda mais um amistoso em Gramado, em 21 de janeiro, para encerrar a pré-temporada, contra o Novo Hamburgo. No dia 25, o Grêmio vai ao Paraná enfrentar o Cascavel, antes da estreia no Gauchão, em 31 de janeiro, diante do União Frederiquense, na Arena.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/4/2024
































23/4/2024