1Win

Grêmio recria função três anos após demitir Espinosa e "fechar" vestiário


Fonte: esporte.uol

Grêmio recria função três anos após demitir Espinosa e fechar vestiário
Marcelo Oliveira será coordenador técnico do Grêmio a partir dos próximos dias, depois da aposentadoria surpresa nos minutos finais do jogo com o Coritiba, e para isso, o clube gaúcho teve de recriar função eliminada há três anos. Em 2017, Valdir Espinosa foi demitido e o cargo ficou vago. A posição dentro da hierarquia do vestiário simplesmente deixou de existir.



Aos 33 anos, Oliveira terá a missão de trabalhar nos bastidores do departamento de futebol profissional. Na relação entre atletas, comissão técnica e demais funcionários do clube.

Em agosto de 2017, o Grêmio desligou Valdir Espinosa da exata função que Oliveira vai assumir. À época, o clube entendeu que o ex-treinador, campeão da Copa Libertadores e do Mundial em 1983, não cumpria atribuições do cargo. E a ideia, a partir da saída, era restringir mais a circulação de pessoas no vestiário. 'Fechar' o ambiente de atletas e Renato Gaúcho.

Espinosa voltou ao Grêmio em setembro do ano anterior, 2016, e com papel de fazer conexão entre diversos setores do clube. Alinhar conceitos e dialogar com a comissão técnica a respeito de jovens da base, filosofias em relação ao mercado da bola e até estrutura física. Marcelo Oliveira já estava no clube quando o cargo foi criado, para receber Valdir Espinosa. E assume a função, três anos depois do mais recente registro, com a missão de manter centelha do espírito que havia no elenco que venceu a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.

Na prática, Oliveira não vai ser figura de constante presença pública. Entrevistas não estão previstas para ocorrer depois de cada jogo. A missão é tratada como estratégica.

O ex-lateral e zagueiro já havia iniciado preparação para migrar de função no futebol, com curso de Gestão Esportiva na Barça Innovation, escola de gestão ligada ao Barcelona, e Gestão Técnica do Futebol pela Universidade do Futebol, de São Paulo. A aposentadoria era prevista para os próximos meses, mas foi antecipada em acordo com o Grêmio. O clube procurou Marcelo Oliveira e fez a proposta do cargo.

Adeus era segredo

O papo entre Grêmio e Oliveira foi alinhado há duas semanas e ficou restrito a poucas pessoas. Clube e jogador toparam um segredo também em respeito à história. Marcelo foi o primeiro jogador contratado por Romildo Bolzan Jr., então presidente recém-empossado.

A aposentadoria foi mantida em sigilo até de vários funcionários do Grêmio. Marcelo Oliveira vinha sendo relacionado desde a volta do futebol, depois da suspensão pela pandemia de Covid-19. Mas nunca havia jogado. Ao aquecer para entrar contra o Coritiba, ontem (7), pelo Brasileirão, a história vazou.

Fernando Becker, repórter do Premiere no jogo em Porto Alegre, noticiou ao vivo na transmissão da partida. A informação correu pelas redes sociais e foi confirmada nos bastidores. O Grêmio se apressou para organizar homenagens oficiais. O clube preparava pompa e reverência, mas não para o momento. Depois do apito final, Marcelo Oliveira foi saudado por colegas e erguido aos ares. Terminou ali a carreira como jogador e começou a de dirigente profissional.



Grêmio, Vestiário, Tricolor, Segredos, Futebol, Notícias

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/5/2024































2/5/2024