Técnico peregrino e meia "mago": conheça o Guaraní, rival do Grêmio na Libertadores

Sorteio das oitavas de final ocorreu nesta sexta-feira; jogos de ida ocorrem no final de novembro e os de volta no início de dezembro


Fonte: Globoesporte.com

Técnico peregrino e meia mago: conheça o Guaraní, rival do Grêmio na Libertadores
Twitter Libertadores
O Guaraní, do Paraguai, será o rival do Grêmio nas oitavas de final da Libertadores. O clube paraguaio é conhecido do torcedor brasileiro por ser o algoz do Corinthians na competição, em 2015 e neste ano. Mas também tem outros destaques, como um técnico que peregrina por clubes da América do Sul e um meia chamado de "mago.


O sorteio que definiu os confrontos e o chaveamento dos mata-matas ocorreu nesta sexta-feira, na sede da Conmebol. O primeiro duelo entre Grêmio e Guaraní será no dia 25 de novembro, em Assunção, e o jogo de volta no dia 3 de dezembro, em Porto Alegre.

Quem é?

Fundado em 12 de outubro de 1903, o Guaraní é um dos clubes mais antigos do Paraguai e nunca jogou a segunda divisão nacional – assim como o Libertad e o Cerro Porteño. Seu nome tem origem do povo indígena guarani, que faz parte da cultura do país. Possui 11 títulos do campeonato nacional, mas nunca foi campeão da Libertadores nem da Sul-Americana.

Campanha

A equipe disputou todas fases da Libertadores até aqui (no total foram nove vitórias, um empate e duas derrotas). Na primeira eliminatória, despachou o San José, depois o Corinthians e por último o Palestino. Classificado, caiu no Grupo B, do Palmeiras, e somou 13 pontos. Dos seis jogos, venceu quatro, empatou um e perdeu outro. Marcou 13 gols e sofreu sete.

O Guaraní encerrou o Campeonato Paraguaio em 4º lugar no Apertura, com 41 pontos. Agora, no Clausura, disputou apenas um jogo. Perdeu fora de casa por 1 a 0 para o Sol de América. Na próxima segunda-feira recebe o Cerro Porteño.


A campanha do Guaraní na Libertadores

- 22/01 - San José-BOL 0x1 Guaraní - primeira fase
- 29/01 - Guaraní 4x0 San José-BOL - primeira fase
- 05/02 - Guaraní 1x0 Corinthians - segunda fase
- 12/02 - Corinthians 2x1 Guaraní - segunda fase
- 20/02 - Palestino 0x1 Guaraní - terceira fase
- 27/02 - Guaraní 2x1 Palestino - terceira fase
- 04/03 - Guaraní 2x0 Bolívar - fase de grupos
- 10/03 - Palmeiras 3x1 Guaraní - fase de grupos
- 17/09 - Guaraní 4x1 Tigre-ARG - fase de grupos
- 23/09 - Guaraní 0x0 Palmeiras - fase de grupos
- 01/10 - Tigre-ARG 1x3 Guaraní - fase de grupos
- 21/10 - Bolívar 2x3 Guaraní - fase de grupos


Técnico

Gustavo Adolfo Costas Makeiras é um argentino nascido em Buenos Aires, com 57 anos de idade, e que comanda o Guaraní há exatos 500 dias (um ano, quatro meses e 12 dias). Ex-zagueiro do Racing, clube do seu coração, disputou 337 jogos e ainda é o atleta com mais partidas pelo clube.

Começou como técnico justamente no time de Avellaneda. Depois dirigiu o Guaraní de 2001 a 2003. Peregrinou entre clubes da América do Sul. Foi campeão nacional em vários países: duas vezes com o Alianza Lima, uma com o Cerro Porteño, uma com o Barcelona de Guayaquil e duas com o Santa Fe. Seu último time dirigido foi o Al-Fayha, da Arábia Saudita, de 2017 a 2018.

Como joga

O técnico Gustavo Costas costuma armar seu time de duas maneiras. A mais utilizada é o 4-4-1-1, com uma linha de quatro defensores, outra linha de quatro meio-campistas, mais um armador e um centroavante.

A outra formação – que usou contra o Corinthians – é o 5-3-2, com uma linha de defesa com cinco jogadores, com três volantes à frente e o mesmo armador e centroavante no ataque. O Guaraní costuma atuar de forma mais agressiva no ataque, sem tanta posse de bola.

Destaque

O cara para ficar de olho nesse time do Guaraní se chama Bautista "El Mago" Merlini. Com 26 jogos e dois gols na temporada, é um meia muito ofensivo, protege bem a bola, articula quase todas as jogadas e demonstra muita criatividade. Tem 25 anos e está emprestado pelo San Lorenzo, da Argentina. Os paraguaios podem exercer a compra de 50% do jogador por US$ 600 mil.



Onde joga

A equipe tem o estádio Rogelio Livieres como sua casa, localizado em Assunção, no Paraguai, com capacidade para 8 mil pessoas. Porém, manda seus jogos da Libertadores no estádio Defensores del Chaco, com sede na mesma cidade paraguaia. Tem capacidade de público de 42 mil, foi construído em 1917, mas passou por três reformas. A estrutura pertence à Federação Paraguaia de Futebol.


Opinião do especialista

Daniel Sandoval, jornalista da Rádio 1º de Marzo, de Assunção:

"O Guaraní é um time que vem demonstrando um potencial muito interessante. Como equipe, é muito forte fisicamente e mentalmente. Sem dúvidas que Grêmio é um dos rivais que queriam evitar. Porém, demonstrou que pode vencer o Corinthians e fazer frente a qualquer rival, como o Palmeiras. Demostra que pode passar, mesmo contra os maiores rivais.

O Guaraní Participa desde o primeiro jogo da Libertadores, supera instâncias, tanto economicamente quanto esportivamente. Ganhou dois jogos nas alturas, em Oruro e La Paz. Superou vários problemas no ano. Na primeira etapa não teve o volante Rodrigo Fernandez, por uma inscrição errada. Depois perdeu o Aquino, jogador-chave, se foi para o Cerro Porteño. Costas teve que mudar o sistema e buscar um substituto, o Merlini".

Grêmio, Guaraní-PAR, Libertadores, oitavas de final


VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians





Comentários



Welington Ramos     

GRE é o favorito, porém vai ter que se doar....e se jogar essa bolinha fica pelo caminho, vai ter que melhorar e muito...não é jogo jogado

Time muito fraco Grêmio tem obrigação de ganhar bem os dois jogos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/5/2024