1Win

Grêmio fecha novembro azul e mostra força para brigar nas três competições


Fonte: Globo Esporte

Grêmio fecha novembro azul e mostra força para brigar nas três competições
Foto: Lucas Uebel
A decolagem do Grêmio prometida pelo técnico Renato Portaluppi demorou, mas agora o avião tricolor se mantém no ar sem indícios de turbulência. E logo em um voo especial para seu comandante. Na esteira do recorde de jogos como treinador do clube, Renato chegou a 200 vitórias no 2 a 1 sobre o Goiás e fechou um mês praticamente perfeito.

Sem diminuir a importância da campanha pela prevenção ao câncer de próstata, usamos o termo "Novembro Azul" porque é um clichê irresistível diante dos resultados conquistados. Foram oito vitórias e um empate nos últimos 30 dias, classificações na Copa do Brasil, um contexto positivo na Libertadores e a recuperação no Brasileirão.

A invencibilidade chega a 14 jogos, com 11 vitórias - oito consecutivas - e três empates. A última derrota ocorreu no dia 11 de outubro, para o Santos.


Apesar da sétima colocação no Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem os mesmos 37 pontos de Inter, Palmeiras e Santos - quarto, quinto e sexto, respectivamente. E um jogo por disputar com o Flamengo, atual terceiro, com 39.

Portanto, não é apenas a vitória sobre o lanterna Goiás. É o conjunto apresentado nas últimas semanas, com desempenho e resultados, que fazem o Grêmio postular os três títulos da temporada. Tricolor e Palmeiras são os únicos ainda a disputar todas as competições de 2020.

— É bom saber que 45 dias atrás eu falei que o Grêmio, com todos os jogadores, iria decolar, chegar nas competições. Muita gente estava falando besteira. E essas pessoas sumiram, né. Nosso objetivo é ganhar, ganhar, ganhar. Não importa a competição. Muitas pessoas falam que o Grêmio não queria o Brasileiro, mas é não ter o que falar — destacou Renato.

— Eu quero ganhar mais. Desde que cheguei, falei que o Grêmio sairia da fila (sem títulos) e a torcida pararia de sofrer. É buscar no mínimo um título nas três competições. — Renato Portaluppi

Recorde, preservações e Jean Pyerre

Na vitória sobre o Goiás, Renato completou 384 jogos no comando do Grêmio. Desbancou Oswaldo Rolla, o Foguinho, e vai ampliar a vantagem neste ranking.

Com o confronto decisivo das oitavas de final da Libertadores na próxima quinta, contra o Guaraní-PAR, o técnico deu-se ao luxo de preservar Pepê e Darlan.

Mas contou com um Jean Pyerre inspirado. O camisa 10 fez o primeiro gol, em erro de Tadeu, encontrou passe decisivo para Luiz Fernando deixar Maicon na boa para fazer o segundo e ditou o ritmo do time.

Na metade do segundo tempo, Renato ainda aproveitou para preservar outros titulares, como Luiz Fernando, Diego Souza e Victor Ferraz. Maicon, que voltou de lesão, também saiu mais cedo.

Com a mudança de mentalidade e o entendimento de colocar todos os jogadores em campo semana após semana, Renato pode agora provar que seu grupo tem qualidade. No meio-campo, por exemplo, há Matheus Henrique, Darlan, Maicon e Lucas Silva. Pinares e Churín chegaram como alternativas para o setor ofensivo.


Para Pepê ainda falta um substituto à altura. Mas Luiz Fernando supriu bem a ausência de Alisson, prestes a retornar e encorpar mais o grupo. Na defesa, tem sido raro Geromel e Kannemann atuarem juntos.

O Grêmio abre dezembro com a decisão diante do Guaraní, na quinta-feira, nas oitavas de final da Libertadores. Após vencer por 2 a 0 no Paraguai, o time gaúcho pode perder por um gol que estará classificado. No Brasileirão, o Tricolor joga no domingo, às 16h, contra o Vasco, na Arena.






Grêmio, Vitória, Brasileirão, Analise

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/5/2024