1Win

Isaque ou Pinares: quem deveria substituir Jean Pyerre contra o Vasco


Fonte: GZH

Isaque ou Pinares: quem deveria substituir Jean Pyerre contra o Vasco
Foto: Montagem sobre fotos de Lucas Uebel
Classificado às quartas de final da Libertadores, o Grêmio muda o foco novamente para este domingo (6), quando enfrentará o Vasco, às 16h, na Arena, pela 24ª rodada do Brasileirão. Em casa, embalado por uma invencibilidade de 15 jogos e mirando os líderes do campeonato, o Tricolor encara um adversário em situação oposta, que não vence há cinco jogos e está na zona de rebaixamento da competição nacional.

Para tentar ingressar no G-4 ou, pelo menos, no G-6 do Campeonato Brasileiro, o time do técnico Renato Portaluppi terá força máxima. O treinador, inclusive, preservou alguns jogadores na partida contra o Guaraní, quinta-feira, pelo duelo de volta das oitavas da Libertadores, visto que a classificação estava encaminhada. Ainda assim, um dos principais nomes da boa fase gremista deixou o campo com dores e ficará de fora neste domingo: Jean Pyerre.

O meia chegou a dizer nas redes sociais que estava bem, mas foi submetido a exames de imagem na sexta-feira para saber a gravidade da lesão. Em uma avaliação inicial, a contusão não preocupa, mas o certo é que ele será preservado diante do Vasco.

Para o seu lugar, dois jogadores são os favoritos a receber uma chance no fim de semana: Pinares e Isaque. A partida de domingo pode servir, inclusive, para quem jogar se credenciar a atuar também na quarta-feira contra o Santos, pela Libertadores, caso Jean Pyerre ainda não tenha condições.

O chileno foi contratado junto à Universidad Católica para ser esse meia capaz de revezar com Jean Pyerre. Mas, na quinta-feira, foi Isaque quem entrou na vaga do titular quando ele sentiu, ainda no final do primeiro tempo. Pinares ingressou depois, no segundo tempo, no lugar de Ferreira, aberto pela direita.

— Não me surpreendeu quando o Isaque entrou, porque o Renato optou por um jogador que já está mais acostumado ao sistema de jogo e que os companheiros já conhecem melhor. O Pinares está recém chegando. Por isso, acho que o Isaque deve iniciar contra o Vasco no lugar do Jean Pyerre, mas isso vai depender do que está pensando o treinador — avalia Paulo César Vasconcellos, comentarista dos canais SporTV.

Também comentarista do Grupo Globo, Sérgio Xavier Filho acredita que Pinares deveria ser o escolhido por Renato. Em especial, porque Isaque não é da função:


— Acho que tem que ir de Pinares, porque essa não é a posição do Isaque. Ele quebra galho por ali. Já o Pinares é o cara que, teoricamente, precisa aparecer ali para oferecer um tipo de jogo lembrando até o Douglas, como um jogador de armação. Tem de aproveitar a contratação que o Grêmio fez para essa posição.

Na partida de quinta-feira, Isaque chegou a marcar um gol, que foi corretamente anulado pela arbitragem. O garoto de 23 anos, porém, tem características bem diferentes de Jean Pyerre. Com quatro gols em 34 jogos na temporada, ele é mais atacante — e chegou a jogar como centroavante antes da chegada de Diego Churín. Contudo, a equipe perde a figura do armador, que pode existir com Pinares em campo.

Ainda que o chileno vista a camisa 10 na seleção de seu país, ele vinha atuando como meia pela direita tanto na Católica quanto nos jogos das Eliminatórias para a Copa de 2022, pela seleção. Logo na primeira entrevista como jogador do Grêmio, no entanto, ele deixou claro que pode atuar centralizado. Caberá a Renato escolher se quer um atleta mais de passe ou de chegada na área.

— Os dois têm características bem diferentes. O Isaque é mais de aproximação e entrada na área, enquanto o Pinares tem mais qualidade de drible e passe. Nenhum deles têm a qualidade do Jean Pyerre no passe, que é muito rara no futebol brasileiro. Mas o Pinares é mais parecido com o Jean do que o Isaque — acrescenta PC Vasconcellos.

Para o ex-meia Vilson Taddei, camisa 10 do Grêmio na conquista do Campeonato Brasileiro de 1981, substituir Jean Pyerre não será tarefa fácil para nenhum dos dois. Para ele, o novo 10 tricolor é "uma grande esperança do futebol brasileiro". Mas, quanto à reposição, entende que Renato precisará avaliar não apenas a qualidade, mas também o entrosamento.

— É preciso ver como o Pinares está, se já se acostumou com o grupo, com o sistema de jogo. Mas evidentemente que se o Grêmio contratou um jogador de nível de seleção chilena ele vem para jogar. O Renato conhece o dia a dia do clube há muito tempo, então ele vai saber fazer essa escolha — ressalta Taddei, hoje técnico do Gama.

Há, ainda, outras opções mais remotas, como Thaciano e Robinho. O primeiro chegou a marcar um gol pelo Brasileirão e outro na Copa do Brasil, mas não é relacionado desde a vitória por 2 a 0 contra o Cuiabá, na Arena, em 18 de novembro. Já Robinho se recupera de uma lesão muscular e pode ficar à disposição para domingo, mas no máximo deverá sentar-se no banco, já que além da parte física não estar 100%, o desempenho antes da lesão era criticado por parte da torcida.






Grêmio, Brasileirão, Isaque, Pinares

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



O pinares tem que jogar ,como vamos saber se serve para o gremio se nao joga..

Com certeza Pinares

Eu que Pinares tem que ter chsnces para não aconteceu com luciano e o marinho

Leia Boaroli     

Pinares

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024