1Win

Grêmio para na forte marcação e sofre na pressão do Santos, mas escapa na marra de derrota


Fonte: Globo Esporte

Grêmio para na forte marcação e sofre na pressão do Santos, mas escapa na marra de derrota
Foto: Lucas Uebel
O Grêmio das últimas rodadas do Brasileirão, envolvente, de movimentação e retomada, não entrou em campo na noite desta quarta-feira, na Arena, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. Em vez disso, o Tricolor foi um time sem inspiração contra o Santos e só conseguiu o empate em 1 a 1 depois de muita insistência e com a intervenção do VAR.

A ironia é que a cobrança de pênalti de Diego Souza, aos 56 minutos do segundo tempo, após toque visto no vídeo, deixa um sentimento de o resultado ter sido positivo pelo contexto. O empate em 0 a 0 na Vila, na semana que vem, classifica o Santos.

Não por coincidência, as dificuldades do Grêmio ocorreram quando o meio-campo que tanto havia dado ao Grêmio foi modificado. Jean Pyerre ficou fora, ainda sem estar 100% após desconforto muscular. E Maicon foi o titular, com Darlan no banco de reservas.

Apesar do volante ter ido bem em outros momentos com Matheus Henrique, faltou mobilidade para a dupla sair da marcação de Jobson e Diego Pituca, encaixados e sempre próximos. O segundo passo foi Pinares ainda não estar totalmente adaptado ao modelo e também vigiado de perto.

— Tem que dar méritos para o adversário também. Neutralizaram as nossas principais jogadas, estão de parabéns. Mas tem mais 90 minutos. O Grêmio está 17 jogos invicto, e não está 17 jogos invicto no Estadual. O Grêmio tem 17 jogos invicto disputando Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Tem 13 vitórias e quatro empates. Nem sempre o Grêmio vai jogar bem — analisou Renato.

A compactação defensiva do Santos dava poucas alternativas ao Grêmio, que ficava com dificuldades já ao passar a linha do meio-campo. Os méritos de Cuca foram parar o Tricolor com uma marcação muito agressiva. Mas os deméritos de Renato foram não preparar alguma novidade para sair do encaixe. A pressão gremista era facilmente superada pelo Peixe, mas o contrário não era verdadeiro.

Enquanto Jean Pyerre naturalmente cai para o lado esquerdo, o chileno tende a se posicionar pela direita. O time também acabou por afunilar muito o jogo, sem tentar abrir o adversário. Os movimentos tão bem ajustados desapareceram nesta partida, talvez um pouco pela irritação com a arbitragem.


— O Grêmio não depende só do Jean. O Grêmio depende de jogador nenhum. Gozado que o Jean não jogou outros jogos e o Grêmio foi muito bem. Lógico que ele faz falta, mas não é por isso que o Grêmio não teve uma atuação maravilhosa — minimizou Renato.

Pinares chegou a ser expulso em dividida com Pituca, mas o árbitro Juan Benítez voltou atrás após olhar o vídeo e deu amarelo para o santista, que viria a receber o segundo no final do jogo. Seria a primeira intervenção definitiva do VAR para o jogo.

Em meio a todas essas dificuldades, Vanderlei saiu errado após cruzamento da direita e não conseguiu afastar a bola. Dentro da área, Kaio Jorge desviou fora do alcance de Victor Ferraz em cima da linha.

O Santos ainda teria pelo menos outras duas chances claríssimas de balançar as redes no segundo tempo, enquanto o Grêmio finalizou só com David Braz em cobrança de falta, e desviando escanteio. O zagueiro, por sinal, deu mais fluidez ao jogo gremista na saída de bola após o intervalo, substituindo Kannemann.

O Grêmio, na reta final, passou a rondar a área após o Santos diminuir sua capacidade de marcação. Ferreira e Darlan melhoraram o time ao entrar nas vagas de Luiz Fernando e Maicon.

Mas ao mesmo tempo faltava repertório. A presença ofensiva foi muito na base da pressão e cruzamentos. Rendeu o pênalti que foi decisivo para salvar a noite.

Foi pouco, mas poderia ser muito pior. E o Grêmio vai para a Vila Belmiro vivo. No sábado, o Tricolor encara o Goiás pelo Brasileirão, provavelmente com uma equipe reserva.





Grêmio, Libertadores, Empate

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Por que tanto stresse galera o Grêmio é um dos poucos que está em todas as 3 competições e vivo em todas junto com o Palmeiras então é questão de ter paciência até uns dias atrás o Grêmio tava muito ruim e olha agora faz uns 17 jogos acho sem perder, e outra os caras não são máquinas para jogar todos os jogos em alto nível são seres humanos os caras cansam é um jogo atrás do outro e olha que esse ano ta bom pois estamos com o plantel completo quase sem lesões como nós outros anos.

Rich Bronaut     

Nim time rápido como o Santos, precisava ter entrado com Ferreirinha e Darlan, com Pinares mais centralizado. Fez uma grande diferença quando tirou o Maicon e o LFernando.

Renato teimoso; chega de luis Fernando; Ferreirinha jogando.muito e ontem nos salvou. E Renato chega de falar bobagem, melhor time do brasil; só serve para motivar o adversario, até pq ontem nao mostrou nada

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024