Grêmio comemora 41 anos da conquista do primeiro título do Brasileirão

Imortal venceu o São Paulo na decisão


Fonte: gremioavalanche.net

Grêmio comemora 41 anos da conquista do primeiro título do Brasileirão
Em 3 de maio de 1981, o Grêmio experimentou um dos maiores momentos de sua história. O Tricolor já tinha vencido a partida de ida, no Olímpico, mas repetiu a dose na volta da finalíssima do Brasileirão. Contra um São Paulo badaladíssimo, que reunia diversos jogadores da Seleção, os gremistas provaram sua força e celebraram a conquista dentro do Morumbi. Pela primeira vez, o clube faturava um torneio nacional – tão pressionado por isso, considerando o tricampeonato dos maiores rivais. Melhor ainda, aquela taça prenunciava feitos maiores que se viveriam em Porto Alegre na sequência dos anos 1980, com Libertadores e Mundial. Os Tricolores tinham ambição e faziam valer sua camisa dentro de campo.





Aquele título teve grandes personagens. Ênio Andrade se confirmava como um dos melhores treinadores do país, ao transformar a sina infeliz do Grêmio no Brasileirão. Leão fechava o gol, Paulo Roberto estourava na lateral direita, De León tomava conta da zaga, Vilson Tadei orquestrava o meio-campo, Paulo Isidoro tinha lampejos de craque, Tarciso voava na ponta, Baltazar contribuía com seus gols. E mais importante foi a maneira como o Tricolor cresceu no campeonato. Teve seus momentos de desconfiança, mas se refez e entrou com tudo na reta final. Foi impecável na decisão, mas viveu ainda outros momentos inesquecíveis, incluindo o próprio recorde de público no Olímpico.

O Tricolor venceu na grande decisão a equipe do São Paulo, no Morumbi, pelo placar de 1 a 0. O gol saiu aos 20 da segunda etapa com gol de Baltazar.


Grêmio, Baltazar, Primeiro Brasileiro, 41 Anos, 1981

VEJA TAMBÉM
- Hulk no Grêmio: Atacante do Galo cogitado como reforço para 2026
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025