Grêmio conta com a liderança de Kannemann para voltar a vencer na competição

Roger aposta no retorno do argentino para manter a média de "meio-gol" por jogo


Fonte: globoesporte.com

Grêmio conta com a liderança de Kannemann para voltar a vencer na competição
Além de tentar tornar a equipe mais ofensiva, a formação com três zagueiros testada por Roger Machado ao longo da semana também tem como efeito prático elevar a experiência do time. Com Geromel, Bruno Alves e Kannemann na defesa, todos com mais de 30 anos, o Grêmio quer voltar ao G-4 da Série B e ao caminho das vitórias em uma nova estrutura de time.



O treinador deve mandar a campo uma defesa inédita na tarde deste domingo, contra o Vila Nova, no Serra Dourada. Geromel e Bruno Alves, que atuaram em todos os jogos da Série B até agora, ganharão a companhia de Kannemann, que fará sua estreia na competição após retornar de lesão, em uma formação com três zagueiros.

O esquema foi testado na Recopa Gaúcha contra o Glória e agradou, uma vez que o time, mesmo reserva, mostrou maior capacidade de atacar. Com a entrada de Kannemann na formação titular, o treinador também ganha mais experiência em campo para enfrentar um fator que já foi apontado com um dos motivos para as dificuldades do time.

Após o empate em 0 a 0 com o Criciúma dentro de casa, o treinador foi aos microfones e concluiu que o grupo de jogadores é jovem. Segundo Roger Machado, jogadores mais experientes tendem a encarar melhor o momento de pressão que o Grêmio vive.

– Jogadores experientes aguentam o processo e o momento que estamos vivendo. O erro técnico e a tomada de decisão gera ansiedade e perda de confiança no jogador mais experiente, mas pela vivência ele consegue readquirir confiança dentro do jogo. O jogador mais jovem, pela perda de confiança e a ansiedade, gera erro técnico – analisou na ocasião.

A volta do camisa 4 representa também a presença de uma figura vitoriosa. Kannemann foi o parceiro de Geromel nas últimas grandes conquistas do clube, como Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Aos 31 anos, o argentino deve atuar no lado esquerdo da linha de três zagueiros. O capitão Geromel, 36 anos, fica no lado direito e Bruno Alves, com 31, na função de líbero.

Apesar de ser novidade no Grêmio, Bruno já jogou desta maneira no São Paulo. No ano passado, Hernán Crespo usou o mesmo esquema tático, e o zagueiro atuou nas diferentes funções dentro da formação com linha de três na defesa, inclusive como líbero.

Mudança mira o ataque
O problema do Grêmio neste início da Série B, no entanto, não está na defesa. O time de Roger é um dos que menos sofreu gols no campeonato. Em oito jogos, vazou apenas quatro vezes. Nesta estatística, fica atrás de Cruzeiro (1º), Vasco (2º) e Sport (4º), que levaram três gols.

No momento, a obsessão é conseguir superar defesas fechadas e converter as chances criadas em gols. Na última rodada, apesar do empate, Roger gostou da atuação do time. Mas faltou o gol. Após a goleada sobre o Glória, o próprio técnico explicou que a formação em 3-5-2 possibilita ao time atacar com mais jogadores.

– Com linha de três (zagueiros) eu consigo muitas vezes ter seis jogadores à frente da linha da bola. Dependendo da formação dessa próxima linha, se é com dois ou com tripé, posso jogar para ter dois jogadores na frente com presença de área ou de movimentação – explicou o técnico.

Neste domingo, contra o Vila Nova, será a chance de colocar a teoria em prática e voltar ao G-4. As derrotas de Sport e Novorizontino na rodada ajudaram o Tricolor, que depende de uma vitória para figurar entre os quatro melhores novamente. A partida no Serra Dourada começa às 16h, com transmissão do vivo da RBS TV para o Rio Grande do Sul.



Grêmio, Série B, 2022

VEJA TAMBÉM
- Hulk no Grêmio: Atacante do Galo cogitado como reforço para 2026
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025

















26/11/2025