Análise: Série B está cada vez mais concorrida e o Grêmio sofre com isso

Nunca antes a Série B teve tantos campeões da Série A: são 14 títulos da Primeira Divisão, dividido entre 6 equipes


Fonte: gremioavalanche.net

Análise: Série B está cada vez mais concorrida e o Grêmio sofre com isso
Durante muito tempo, a Série B nada mais era do que um campeonato à lazer dos grandes do Brasil, com festa da torcida, certeza de título e espaço para testar novos jogadores e reconstruir o elenco. Afinal, entre 2003 e 2013, todos os clubes tidos como grandes conseguiram o acesso acompanhado do título, em alguns casos com certa facilidade. A exceção foi o Botafogo, que perdeu o troféu para outro gigante, o Palmeiras, em 2003.

diversos eventos esportivos

No entanto, esse cenário vem mudando gradativamente nos últimos 10 anos. Prova disso é que, em 8 edições disputadas desde 2014, apenas um time do clube dos grandes venceu o torneio: o Botafogo, em 2015 e 2021. Equipes como Internacional, Vasco da Gama e Cruzeiro passaram pelo certame e não conseguiram levantar o caneco. Mais do que isso, o time mineiro já está em sua terceira temporada consecutiva na Segunda Divisão, enquanto o Vasco disputa o torneio pela quarta vez na história e pelo segundo ano seguido.

A atual edição serve como um marco histórico: nunca antes a Série B teve tantos campeões da Série A. O conglomerado reúne 14 títulos da Primeira Divisão, dividido entre 6 equipes: Cruzeiro (4), Vasco (4), Grêmio (2), Bahia (2), Sport (1) e Guarani (1).

Entre os grandes, o Grêmio é quem mais sofre com o novo perfil da competição. Atualmente, o time está na sexta colocação, com 14 pontos, e pode despencar na tabela dependendo da combinação de resultados.

Em caso de derrota para o Novorizontino, o Tricolor pode ser superado por até 6 adversários até o fim da rodada (Novorizontino, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Náutico, CSA e Londrina). No pior dos casos, pode parar na décima primeira posição.

O atual desempenho é um ponto inferior do que a campanha na Série B de 1992, quando o Grêmio terminou em nono lugar, mas subiu no “tapetão”. Naquele ano, o time gaúcho somou 15 pontos em 10 rodadas, com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Em 2022, são 14 pontos somados entre 3 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.

Apesar de ostentar a segunda melhor defesa do certame, com apenas 4 gols sofridos em 10 jogos, o Tricolor sofre com um ataque ineficiente, o terceiro pior do campeonato, com 7 tentos. Já são 5 jogos sem vencer, com 4 empates consecutivos e 3 jogos seguidos sem marcar.

Vale lembrar que o Grêmio disputa a série B pela terceira vez na história, com histórico ruim em comparação aos outros gigantes do Brasil, apesar do título em 2005, durante a lendária “Batalha nos Aflitos”.

Já o Cruzeiro é o líder do torneio, com 25 pontos e 8 vitórias em 10 jogos - indicando que, finalmente, vai retornar à elite. Bahia e Sport vem na sequência, com 19 e 18 pontos, respectivamente. No entanto, é o Vasco da Gama a única equipe invicta na competição até o momento, com 4 vitórias e 6 empates, ocupando a quarta colocação.

Por Miguel de Souza

VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Ricardo baroni     

Problema é próprio GRÊMIO

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025

















26/11/2025