Há 50 anos, Grêmio e Internacional se juntaram para enfrentar a Seleção Brasileira e empataram por 3x3

Confronto surgiu de protesto pela ausência de Everaldo no time de Zagallo e atraiu mais de 100 mil torcedores ao Beira-Rio em 17 de junho de 1972


Fonte: globoesporte.com

Há 50 anos, Grêmio e Internacional se juntaram para enfrentar a Seleção Brasileira e empataram por 3x3
O dia 17 de junho está para sempre marcado na história do futebol gaúcho e também brasileiro. Em 2022, essa data marca os 50 anos da partida entre a seleção gaúcha, que reuniu jogadores de Grêmio e Inter, contra a seleção brasileira, tricampeã do mundo dois anos antes, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.



Esse confronto uniu as torcidas de Grêmio e Inter em uma só e transformou o Beira-Rio em um ambiente hostil para a seleção brasileira. Tudo começou quando Zagallo, comandante da Seleção no tri no México, não convocou o lateral-esquerdo Everaldo, do Grêmio, titular na campanha de 1970, para a Taça Independência, que aconteceria naquele ano de 1972.

O torneio, também conhecido como "minicopa", teve 20 seleções e foi criado como parte das comemorações dos 150 anos de independência do Brasil. O país foi a sede da competição.

A ausência de Everaldo gerou grande repercussão na imprensa. O resultado foi a ideia de criar um time combinado da dupla Gre-Nal para enfrentar o selecionado brasileiro. Com isso, a seleção gaúcha recebeu a equipe de Zagallo no Beira-Rio. A casa colorada, que havia sido inaugurada três anos antes, recebeu nada menos do que 106.554 torcedores naquele dia, até hoje o maior público de um jogo de futebol no Rio Grande do Sul.

De um lado, a seleção gaúcha teve nomes como o chileno Elías Figueroa, do Inter, e o uruguaio Atílio Ancheta, do Grêmio, formando a dupla de zaga. Everaldo, figura central da "polêmica", foi titular na lateral esquerda, e Claudiomiro no ataque. O time brasileiro tinha jogadores como Rivellino e Jarzinho, campeões do mundo em 1970.

Além disso, um time com gremistas e colorados em campo, defendendo as mesmas cores, uniu também as duas torcidas, deixando de lado naquele momento a histórica rivalidade. A seleção gaúcha esteve três vezes à frente do placar, mas a equipe brasileira buscou a igualdade. Tovar, Carbone e Claudiomiro marcaram para os gaúchos, enquanto Jairzinho, Paulo Cezar Caju e Rivellino fizeram os gols da Seleção. Final: 3 a 3, em um confronto que entrou para a história.



Grêmio, 2022, Seleção Brasileira

VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025
















26/11/2025