Melhor partida do Grêmio na Série B ficou marcada pela criatividade ofensiva aliada à uma defesa sempre consistente

Vitória sobre o Náutico foi jogo que o Grêmio mais finalizou na Série B na batida de Ferreira e Biel e novamente não foi vazado atrás


Fonte: globoesporte.globo.com

Melhor partida do Grêmio na Série B ficou marcada pela criatividade ofensiva aliada à uma defesa sempre consistente
A noite de sexta-feira foi diferente na Arena. Não pelo resultado final, até porque nos últimos quatro jogos o Grêmio saiu vitorioso em casa. Mas porque o time de Roger Machado apresentou um futebol ofensivo, seguro e que foi classificado como o melhor do ano pelo próprio treinador na vitória por 2 a 0 sobre o Nautico.



Com o resultado, o Grêmio chegou aos 29 pontos. Ficou um atrás do Bahia, o terceiro colocado, e no melhor cenário pode acabar a rodada seis pontos à frente do quinto.

A partida trouxe junto algo tão esperado pelo próprio clube: o bom desempenho. O Tricolor apresentou números melhores tanto na defesa, como no ataque, com marcação alta, volume de jogo e domínio das ações da partida durante os 90 minutos.

Para confirmar e justificar isso, o Grêmio teve algumas atuações individuais que se destacaram. A volta de Ferreira ao time titular com golaço, Biel participativo e (mais uma) atuação “monstruosa” de Geromel.

- Partida foi muito consistente, com imposição física e técnica. Na nossa avaliação interna, acho que junto com o Gre-Nal do 3 a 0, com estrutura diferente, foi a melhor partida do ano em todos os aspectos, com exceção dos primeiros 10 minutos, depois se impôs e criou muitas oportunidades. Com justiça, o placar foi construído - analisou o treinador.

Produção ofensiva

O jogo desta sexta-feira foi o que a equipe de Roger mais finalizou dentro da Série B. No total, foram 28 finalizações, embora dez para fora e 11 foram bloqueadas conforme scout da TV Globo.

Este dado explica também o domínio que o Grêmio teve na partida. O time propôs as ações durante 80 minutos do jogo e melhorou a qualidade de passes em comparação com o duelo contra o Bahia - foi de 70% a 87% na vitória desta sexta.

Claro que a produção ofensiva passa pela estrutura do time inteiro, principalmente quando a jogada sai desde os zagueiros. Porém, no terço final, dois jogadores, que jogaram pela primeira vez juntos, chamaram a responsabilidade e se sobressaíram em comparação aos demais: Ferreira e Biel.

O camisa 10 havia retornado aos gramados na última rodada, em Salvador, mas a sua escalação entre os titulares foi a novidade da noite. Ferreira voltou a jogar na Arena, algo que não ocorria desde a segunda rodada da Série B, e balançou a rede após 227 dias.

Contra o Náutico, Ferreira fez recém seu décimo jogo em 2022, mas voltou marcando em grande estilo, com um golaço. O jogador puxou para a perna direita, em sua característica, e bateu forte no ângulo.

- Ferreira é um cara importante, quando a bola chega no pé dele, ele tem mais lucidez diferente da maioria dos jogadores do futebol brasileiro. Por isso que é referência e quando está em campo gera otimismo para a nossa equipe - disse Roger.

A primeira impressão da dobradinha Ferreira e Biel foi a melhor possível. Gabriel caiu pelo lado direito do ataque do Grêmio e voltou a mostrar valências que o faz um jogador importante no time.

Diversas vezes Biel se movimentou e se colocou como opção de passe no campo e muitas das chances de gol do Tricolor passaram pelos pés do jogador. Além disso, foi voluntarioso e ajudou também nas ações defensivas.

Solidez defensiva

É também mais uma rodada que o Grêmio passou em branco e ratificou a melhor defesa da Série B. Das 17 partidas na competição, em 12 o time de Roger não foi vazado. É a melhor da segunda divisão, com apenas cinco gols sofridos. E o zagueiro Bruno Alves completou o placar em cobrança de falta de Nicolas.

O principal símbolo da defesa Tricolor é também o capitão da equipe, Pedro Geromel. O zagueiro teve mais uma atuação de impressionar e brilhar o olho do torcedor gremista. Geromel ganhou, se não todos, a maioria dos duelos.

Mas o camisa só não deixou passar nada lá atrás, como também levantou a torcida com algumas jogadas individuais. O zagueiro deu lençol na zaga e, no segundo tempo, disparou pela direita passando por dois adversários, com direito a meia-lua. Apesar da jogada não ter sequência, agradou quem estava na arquibancada e arrancou aplausos dos torcedores.

A sequência de bons resultados, com empate fora da Arena e vitória em casa, firmou o Grêmio no G-4 da Série B. Os três pontos desta sexta permitiu ainda o Tricolor encurtar a distância para a terceira colocação, e agora está só com um ponto atrás do Bahia, que empatou com o Vila Nova.



Grêmio, 2022, Série B

VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025














26/11/2025