Há 113 anos atrás, era disputado o primeiro Grenal da história

Imortal venceu o rival por 10 a 0


Fonte: gremioavalanche.net

Há 113 anos atrás, era disputado o primeiro Grenal da história
Dia 18 de julho de 1909 ocorria o primeiro GreNal da história, mas essa história começa um pouco antes. No dia 21 de junho do mesmo ano, a alta cúpula do Inter se reuniu com representantes do Grêmio para programarem o primeiro jogo entre as duas equipes.



O convite feito ao Grêmio era para que o jogo fosse disputado no dia 27 de junho daquele ano, mas o Tricolor tinha um jogo programado contra o Fuss-Ball. No entanto, mesmo assim o então presidente gremista à época, Major Augusto Koch, confirmou a partida, mas afirmou que colocaria em campo uma equipe reserva. Os responsáveis pelo Internacional, por sua vez, não aceitaram que o adversário fosse com o escrete de suplentes.

O jogo marcado para o Estádio da Baixada em um domingo às 15h10. O Grêmio entrou com seu uniforme metade azul e metade branco e calções pretos. Não há uma oficialidade no número de torcedores presentes, mas estipulou-se, à época, que seria algo em torno 2 mil expectadores.

O primeiro jogador a tocar na bola, em um clássico Grenal, foi Edgar Booth, assim que o árbitro Waldemar Bromberg apitou para o início da partida. Além de estar na história por ser o primeiro a tocar na bola, Booth incrementou ainda mais sua presença nos livros da história do clássico. Aos 10 minutos do etapa inicial, o atleta marcou o primeiro gol da partida e o primeiro gol na história dos clássicos. E assim, o Grêmio rumou para a maior goleada do clássico até os dias atuais.

Edgar Booth marcou cinco gols na partida, Júlio Grûnevald marcou mais quatro vezes e Moreira complementou sacramentando a impiedosa goleada histórica de 10 a 0.

O árbitro de campo foi Waldemar Bromberg, os auxiliares foram João de Castro e Silva, H. Sommer (juízes de linha) e os juízes de gol (ficavam sentados em um banco ao lado das goleiras, para averiguar se a bola havia entrado ou não, pois não havia redes na época) eram Theobaldo Foernges e Theodoro Bugs.



VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025












26/11/2025