Roger Machado promove treino fechado sem acesso à imprensa na véspera da partida contra o Cruzeiro

Nas últimas semanas, o treinador liberava o acesso às atividades, mas desta vez optou pela privacidade três dias antes do jogo contra a Raposa


Fonte: globoesporte.globo.com

Roger Machado promove treino fechado sem acesso à imprensa na véspera da partida contra o Cruzeiro
Que o duelo entre Grêmio e Cruzeiro é um clássico do futebol brasileiro e que pode trazer consequências importantes na tabela não surpreende. Mas além desses fatores externos, o confronto mexe também com os jogadores e comissão técnica do time gaúcho. Roger Machado tem promovido uma preparação especial, repleta de mistério há três dias do confronto.



Ultimamente, o técnico evitava causar dúvidas. Mesmo os exercícios às vésperas das partidas eram permitidos o acompanhamento. Algo que já era uma mudança na conduta.

Durante a maior parte da atual passagem, Roger costumava fechar os portões do CT apenas no último e penúltimo (por vezes) trabalhos antes da partida. Porém, nesta semana, saiu da rotina e optou pela privacidade nas atividades táticas três dias antes do duelo do próximo domingo.

Para rechear os componentes que envolvem o pré-jogo, no trabalho mais recente totalmente aberto, Roger indicou uma possível dúvida no meio-campo do Grêmio. Em um dos exercícios, o técnico esboçou uma formação, mas com apenas nove jogadores na linha. Na oportunidade, quem sobrou foi Campaz.

A derrota diante da equipe mineira, na quinta rodada do primeiro turno da Série B, surge como fator motivacional para jogadores e comissão buscarem os três pontos diante da torcida. Há também o sonho de diminuir a distância para o líder. Atualmente, o Grêmio está em terceiro lugar com 43 pontos, 10 atrás do Cruzeiro. Uma vitória recolocaria os gaúchos na vice-liderança e manteria a esperança no título.

A blindagem do treinador com seus atletas em relação à imprensa é compreensível quando se analisa o contexto do confronto. Além de avaliar uma modificação no meio, Roger usará os treinos também para trabalhar jogadas de olho no modelo de jogo utilizado por Paulo Pezzolano, no Cruzeiro.

Novidade e saída de Campaz?
Na quinta-feira, o técnico liberou apenas a observação de parte do aquecimento. Enquanto isso, apresentou uma novidade até então no seu dia a dia. Um monitor esteve posicionado à beira do gramado do CT Luiz Carvalho para orientar os tricolores.

Caso Roger opte por mudanças na estrutura da equipe, sem Campaz entre os 11 iniciais, dois jogadores despontam como candidatos: Bitello e Thaciano. O primeiro, perdeu a titularidade para Lucas Leiva após ser expulso contra a Chapecoense. O segundo seria uma surpresa maior, já que ainda não atuou como titular desde que retornou ao clube.

Não recai só no meio a chance de surpresa. Ferreira volta a ficar à disposição e busca uma vaga entre os titulares. O atacante é uma das referências da equipe. Durante a semana, a comissão discutiu quanto tempo o jogador teria condições de atuar. Edilson passa pelo mesmo processo. Todavia, o lateral-direito começa no banco.

Provável escalação: Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Campaz; Biel, Guilherme (Ferreira) e Diego Souza.

A postura do Cruzeiro gera preocupação. No duelo do primeiro turno, apesar dos mineiros saírem com a vitória e maior posse de bola, Roger entende que a partida apresentou poucas oportunidades aos dois lados.

A ideia é que o Grêmio leve mais perigo ao adversário dessa vez e crie mais chances. Há também a preocupação com a defesa, já que tem o desfalque de Geromel e a Raposa ostenta o cartel de dona do melhor ataque do campeonato, com 30 gols.

Roger aproveitou o período para avaliar alguns jogadores do time de transição, algo frequente, para o treino de quinta e aumentar as alternativas. O que chancela o trabalho para simular situações do jogo.

Por parte da torcida, a expectativa é grande. A Arena projeta o público no estádio do Tricolor na Série B. Os ingressos já estão esgotados e são esperados cerca de 50 mil pessoas na tarde do próximo domingo. O maior público foi de 43 mil gremistas, na vitória por 2 a 1 diante da Ponte Preta, pela 20ª rodada.



Grêmio, Série B, Roger Machado

VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025


26/11/2025