Bitello recebe voto de confiança de Roger Machado, cresce de produção e se declara à torcida do Grêmio: "nosso 12º jogador"

Em entrevista exclusiva ao ge, jogador de 22 anos falou sobre sua afirmação no time profissional e a importância de Roger para se tornar peça-chave na equipe


Fonte: globoesporte.globo.com

Bitello recebe voto de confiança de Roger Machado, cresce de produção e se declara à torcida do Grêmio: nosso 12º jogador
Bitello estreou no time principal do Grêmio em 2021, na vitória diante do Aimoré, pelo Gauchão, na equipe alternativa comandada por Alexandre Mendes, auxiliar do técnico Renato Portaluppi. Esteve em campo por nove minutos. Nos jogos seguintes, não foi aproveitado. Retornou para o grupo de transição, onde foi campeão do Brasileiro de Aspirantes.

Na atual temporada, o - ainda - volante, disputou as duas primeiras rodadas do estadual no time de César Lopes, treinador da transição. Com boas atuações, foi alçado para treinar com o grupo principal. Apesar de ser relacionado para os jogos, não foi aproveitado por Vagner Mancini.

A história de Bitello no Grêmio começou a mudar quando Roger Machado foi contratado em fevereiro. De cara, logo na reestreia, o treinador o colocou de titular contra o União Frederiquense. O jovem superou as dificuldades, como o jogo físico do adversário e o campo pesado, para ser aprovado no teste de fogo e cavar espaço entre as principais opções do novo comandante.

- Roger foi muito importante. Quando ele chegou, me chamou no hotel para trocar uma ideia e falou que ia me usar da melhor maneira possível e me deu sequência. Eu acho que foi ali o ponto-chave. Quando ele me deu a sequência consegui mostrar meu futebol, peguei mais confiança e ajudei nossa equipe.
— Bitello ao ge

Com o passar dos jogos, o meio-campista confirmou as expectativas, alcançou regularidade e a sonhada vaga entre os titulares. A qualidade técnica e a capacidade física, de manter a intensidade jogando de área à área, são os seus principais atributos. Para Bitello, o momento vai além disso. A dedicação no dia a dia foi tão importante quanto para angariar espaço e confiança.

- Eu acho que foi nos treinamentos. Ele sempre fala que o treino vai mostrar tudo e eu acho que eu estava melhor naquele momento. Ele conversando todo dia comigo e mostrando mais confiança, falando um pouco da Série B. E essa liberdade que ele está dando para gente, para ficar mais leve, mais solto e desempenhar um bom futebol dentro de campo - afirmou o atleta.

Revelação do Grêmio em 2022
A fase de Bitello o coloca como mais um case de sucesso da escola de volantes do clube, que revelou Walace, Arthur e Matheus Henrique. Foi o Craque do Gauchão, com direito a gol em clássico Gre-Nal, em pleno Beira-Rio, na semifinal. O bom momento se estendeu para a Série B. O garoto não esconde a felicidade.

- Eu fico muito feliz porque o trabalho está sendo bem feito. Sou um cara muito focado e tudo que eu procuro fazer, eu quero fazer muito bem, É agradecer a cada momento a Deus também pelo momento e o Roger por ter dado essa oportunidade e me dar essa sequência muito boa - conta.

No ano, são seis gols e duas assistências. O bom desempenho, além de dar a Bitello o status de peça-chave da equipe, também o tornou xodó da torcida. O garoto tem garantido qualidade em campo e no futuro pode dar retorno financeiro ao clube.

- É sensacional. Uma torcida assim nunca vi na vida. Está sempre cantando, sempre apoiando da melhor maneira possível. Essa sequência que eles estão lotando os estádios é muito importante pra nós, porque é nosso 12º jogador. É lotar em todos os jogos para nos dar força e sair com a vitória sempre - elogia Bitello.

Naturalmente, por conta da idade e do ano de destaque, Bitello chama atenção do exterior. Em maio deste ano, após o Gauchão, o Grêmio estendeu o contrato do jogador até o final de 2025. Como não podia ser diferente, sonha em construir carreira na Europa.

- Acho que o sonho de todo mundo é jogar na Europa. Fico muito feliz com o que está acontecendo. Se vir um grande time e eu gostar, minha família apoiar, meu empresário apoiar, se for bom para o Grêmio e bom pra mim, acho que seria uma boa maneira de pegar novos ares - disse o jogador.

Bitello é meia ou volante?
Roger Machado falou em mais de uma oportunidade sobre a posição de Bitello. Quando o esquema tinha uma trinca de volantes, o jovem atuava mais adiantado, como meia, na terceira função do meio-campo. Porém, também atuou "um passo atrás" na posição que o levou ao profissional, como segundo volante.

- Eu me considero mais volante do que meia. Mas eu consigo fazer as duas posições bem.
— Bitello, jogador do Grêmio

No seu início, ainda no Cascavel, o jovem atuava como meia. Virou volante na base do Grêmio no time sub-19, quando passou a desenvolver novas características e aos poucos foi se adaptando à posição.

No jogo contra o Cruzeiro, o garoto voltou à equipe titular, ao lado de Villasanti e Lucas Leiva. Com isso, Campaz foi para o banco de reservas. A tendência é que a formação se repita para as próximas rodadas. No domingo, o treinador voltou a rasgar elogios ao jogador e o qualificou como meia.

- Pra mim o Bitello fez tudo que um meia precisa fazer. Articulou, finalizou de fora, marcou, entrou na área para definir a jogada. Temos uma dificuldade de qualificar o meia que não é canhoto, porque enxergamos a plasticidade do canhoto e acredita que para o destro é mais difícil de fazer o jogo plástico - disse Roger Machado.

- Eu não tinha muita característica de ficar chutando, mas aí muitos falavam "chuta, teu chute é bom". Agora peguei esse costume, e estou fazendo gols.
— Bitello, jogador do Grêmio

Nesta sexta-feira, a tendência é pela manutenção do meio-campo que encarou o Cruzeiro. Portanto, o Grêmio, que receberá o Ituano, na Arena, deve ter Villasanti, Lucas Leiva e Bitello. Com o novo esquema Roger quer buscar os três pontos e alcançar o principal objetivo do ano o mais rápido possível, o acesso à Série A.

O Tricolor recebe o Ituano, em Porto Alegre, a partir das 19h. A partida é válida pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão. O Tricolor é terceiro colocado, com 44 pontos somados.

VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025


26/11/2025