Grêmio encara o Criciúma para voltar a vencer na Série B e amenizar clima de pressão sobre Roger Machado! Derrota pode custar caro ao treinador

Tricolor não vence há três jogos e após a derrota para o Ituano viu a pressão em cima do treinador aumentar e a distância para o quinto colocado diminuir


Fonte: globoesporte.globo.com

Grêmio encara o Criciúma para voltar a vencer na Série B e amenizar clima de pressão sobre Roger Machado! Derrota pode custar caro ao treinador
O ambiente no Grêmio mudou depois de perder em casa para o Ituano. Com a derrota da última sexta-feira, a equipe chegou a três jogos sem vitória e aumentou a pressão interna e externa. Contra o Criciúma, nesta terça, às 21h30, o Tricolor terá a difícil missão de conquistar os três pontos fora de casa, o que aconteceu apenas duas vezes na competição.



Após a goleada sobre o Operário por 5 a 1 - a maior do campeonato até o momento - o clima nos arredores da Arena era de "tchau, Série B". O clube se consolidava na vice-liderança e pensava, até mesmo, em briga por título, ja que teria um confronto direto contra o Cruzeiro dias depois.

Desde então, o Tricolor sofreu uma derrota marcante para o CRB, um empate com gosto de derrota para a Raposa, além do revés para o Ituano. Este combo negativo trouxe de volta a pressão no ambiente do clube, em especial sobre Roger. Não à toa, o presidente Romildo Bolzan Júnior se manifestou e assegurou a permanência do treinador.

- Entendo que o trabalho é muito consistente. Tenho plena convicção que há absoluta sintonia entre o elenco e a comissão técnica, com o Roger. O que tivemos aqui hoje foi aquilo que todos estávamos preocupados que não devia acontecer, todos querendo saber qual rodada vamos chegar matematicamente na Série A - afirmou Romildo.

A maior sequência sem vencer do time de Roger foi de cinco jogos, entre a derrota para o Cruzeiro, na sexta rodada, e o empate com o Vasco, na décima rodada. Neste período, a pressão sobre o trabalho do treinador foi grande. O presidente gremista, à época, afirmou que iria "mudar não mudando". O clima amenizou depois da vitória sobre o Novorizontino, na Arena, por 2 a 0.

A intenção em Criciúma é buscar o resultado para dissipar a tensão e dar tranquilidade à comissão técnica. A missão, porém, é considerada difícil. Primeiro, por conta do retrospecto atuando na condição de visitante. O Grêmio venceu apenas Operário (18º) e Guarani (19º) longe de Porto Alegre na Série B.

Segundo, porque o mesmo Criciúma encrencou a vida do Tricolor na Arena ao arrancar um empate por 0 a 0 pela 8ª rodada. Aquele tropeço fez com que Roger alterasse a formação da equipe para o esquema com três zagueiros.

Um terceiro motivo que gera preocupação é ausência de Biel, um dos principais jogadores do Grêmio nesta campanha da segunda divisão. O meia-atacante não viajou e desfalca o time após 10 jogos seguidos como titular. Além disso, Bruno Alves é dúvida por conta de lesão no tornozelo esquerdo.

Os momentos de altos e baixos, até a conquista do acesso, já estavam nas projeções de Roger. Em entrevista exclusiva ao ge, o técnico foi questionado se a equipe alcançou um "voo de cruzeiro", figura de linguagem usada para se referir a uma estabilização no caminho do acesso. No embalo da pergunta, o treinador falou dos contratempos.

- A gente subiu para altura de cruzeiro, mas no caminho até o acesso a gente vai encontrar o tempo fechado, um vento na direção contrária. Acho que a gente alcançou altura de cruzeiro, mas eu sempre falei que a gente não vai subir em agosto. O torcedor e vocês vão ter que aprender a lidar com isso e a gente do lado de cá manter o otimismo. Se eu pudesse subir e ganhar todas até agosto, é óbvio que quero, já tinha subido, mas isso a gente sabe que dificilmente acontece - disse Roger.

O momento de instabilidade interferiu na tabela. O Grêmio perdeu contato com o Cruzeiro - agora são 13 pontos de diferença - e "virtualmente" não briga mais por título. Segundo a UFMG, a probabilidade do Tricolor ser campeão atualmente é de 0,65%.

A "gordura" para o quinto colocado diminuiu de 10 para seis pontos e os olhares, que antes estavam vidrados no líder, voltaram para os times abaixo na tabela. Londrina (38 pontos) e Sport (37) tentam ameaçar Vasco (42) e Grêmio (44).

O Tricolor visita o Criciúma na noite desta terça-feira, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A bola rola no estádio Heriberto Hülse, a partir das 21h30 (de Brasília). O time de Roger está na terceira posição, com 44 pontos.



Grêmio, 2022, Série B

VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2025


26/11/2025