Grêmio sofre com gols nos minutos finais na Série B, e desatenção provoca bronca de Renato

Tricolor vacilou em momentos decisivos dos jogos, o que fez a equipe perder pontos preciosos na luta pelo acesso à elite do futebol brasileiro


Fonte: https://ge.globo.com/

A semana do Grêmio iniciou com cobrança por parte de Renato Portaluppi. O treinador chamou os jogadores para uma conversa e falou sobre a desatenção da equipe nos últimos minutos dos jogos. Um fato que se comprova nos números. Mais de 25% dos gols sofridos na Série B aconteceram depois dos 30 do segundo tempo.


O Tricolor viu a vitória escapar na rodada passada, diante do Londrina, aos 42 minutos, depois do VAR chamar o árbitro para analisar um toque de mão de Villasanti. O gol do volante João Paulo impossibilitou o Tricolor de garantir o acesso matemático diante do Bahia, neste domingo, na Arena.

Apesar do ponto fora de casa não ter sido um resultado ruim, o contexto do jogo deixou o empate com um gosto de derrota. A desatenção nos minutos finais foi o principal assunto da reunião do técnico gremista com o grupo de jogadores na última terça-feira.

Habitualmente, Renato tem conversas com o elenco, mas, desta vez, foi em outro tom. O papo durou cerca de 25 minutos e não teve momentos de descontração. O comandante cobrou do grupo foco e concentração até o fim para que o resultado não volte a escapar nos jogos decisivos.

– A reunião foi de cobrança sobre estar vencendo o jogo e não poder tomar gol no final. Pela qualidade que temos, era para estarmos mais cômodos e com a situação mais resolvida. Mas (o Renato) cobrou bastante, porque um time que quer subir tem que vencer fora também – revelou Bruno Alves.

Com a segunda melhor defesa da Série B, atrás apenas do já campeão Cruzeiro, o Grêmio foi vazado 23 vezes em 34 jogos. Destes, 11 foram no primeiro tempo e 12 no segundo.

De acordo com o levantamento do Espião Estatístico do ge, o momento em que o Tricolor mais levou gols durante a competição foi dos 30 aos 45 da etapa complementar. Foram seis, o que corresponde a 26% do número total, sendo dois já no período de acréscimo.

O início dos jogos, até os 15 minutos, é o segundo momento em que a equipe mais sofreu. Ao todo, foram cinco gols. Os dados mostram que o Grêmio pode ter pecado por demorar a "entrar" no jogo.

Outro ponto da cobrança de Renato é o fato de que o time não consegue manter o mesmo ritmo e a concentração durante os 90 minutos, o que pode ser um sinal da dificuldade física por parte de alguns jogadores.

Dos seis gols sofridos na reta final, três impactaram diretamente no resultado. Nos empates por 1 a 1 com Ituano e Londrina, os adversários igualaram o placar aos 47 e 40 minutos, respecticamente. O clube de Itu ainda superou o Tricolor por 1 a 0, na Arena, com gol aos 41 (veja os detalhes na tabela abaixo).

As cobranças e a blindagem do grupo evidenciam o clima de decisão que o Grêmio impôs para este confronto contra o Bahia. O duelo coloca frente a frente o segundo e terceiro colocados da Série B. Uma vitória, apesar de não garantir o acesso matemático, deixa o Tricolor com a vaga encaminhada.

As equipes se enfrentam no próximo domingo, a partir das 16h, na Arena. Até lá, Renato terá mais três atividades de preparação. O comandante vai vetar o acesso da imprensa, como de praxe, e adotará mistério em relação ao time titular.



VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025