Grêmio encara Bahia em cenário de "acesso virtual", mas tropeço pode complicar retorno à elite

Em caso de vitória na Arena, time gaúcho pode ter chance de confirmar vaga na Série A no jogo seguinte, mas pode também ver rivais encostarem caso não vença o rival baiano


Fonte: https://ge.globo.com/

Para o Grêmio ter a possibilidade de confirmar o acesso daqui duas rodadas, contra o Náutico, é fundamental uma vitória diante do Bahia, às 16h de domingo, na Arena. Caso contrário, o time gaúcho pode ver os concorrentes se aproximarem por uma vaga no G-4, a três jogos do fim da Série B.


Com 57 pontos, o vice-líder Grêmio tem cinco de vantagem sobre o quinto colocado, neste momento o Sampaio Corrêa, que já jogou na rodada e venceu a Chapecoense. O Sport é outra equipe com 52 pontos e entra em campo no mesmo instante da partida na Arena, contra o Vasco.

Por isso, a necessidade de um resultado positivo em Porto Alegre. No contexto mais otimista, o Grêmio pode aumentar a distância para até oito pontos em relação aos times fora do G-4. Para tal, além de vencer seu compromisso, o Tricolor tem que contar com tropeço do Sport.

Um dos trunfos, como de costume nesta Série B, é a força da equipe em casa. O Grêmio tem mais de 80% de aproveitamento como mandante, com 41 pontos em 17 partidas disputadas. Pela importância do confronto de domingo, a expectativa de público é de 47 mil torcedores.

"Cada jogo é uma decisão. O Bahia, até pelos confrontos da rodada, é um jogo importantíssimo. Se mais uma vez mostrarmos o futebol que apresentamos em casa, conseguiremos dar um passo largo para garantir o acesso."
— Bruno Alves, zagueiro do Grêmio

Por outro lado, há também o risco de a situação se complicar em caso de tropeço diante do Bahia. A começar pelo próprio rival, hoje em terceiro lugar com 56 pontos, que ultrapassaria o Grêmio com vitória na Arena. O cenário de acesso na rodada posterior também vale para o time de Eduardo Barroca.

O confronto direto entre Sport e Vasco, quinto e quarto colocados, também pode impactar diretamente com um revés gremista. Ao contrário do contexto positivo, de até oito pontos de diferença, a vantagem gaúcha pode encurtar para dois com triunfo dos pernambucanos.

Nesta hipótese, até mesmo o Ituano encostaria no Grêmio em caso de vitória na rodada, contra o Criciúma, no sábado. Os paulistas iriam a 54 pontos, três a menos que o Imortal. Assim, quatro times (Grêmio, Vasco, Sport e Ituano) ficariam separados por um jogo, com nove pontos ainda em disputa.

Vale destacar também o cenário de empate em Porto Alegre. Combinado com vitória do Sport, impossibilitaria o acesso contra o Náutico, mesmo que a equipe de Renato vença o duelo nos Aflitos.

Do rebaixamento ao acesso virtual
Um elemento para a partida de domingo é o confronto de quase um ano atrás, na Fonte Nova, que encaminhou a queda gremista no Brasileirão. O Grêmio visitou o Bahia pela 36ª rodada, com ambos os times em situação delicada.

Na ocasião, gaúchos e baianos estavam no Z-4, separados por um ponto (36 a 37), e o duelo poderia determinar o rumo das equipes. O Tricolor de Aço fez 2 a 0 com 18 minutos de jogo, com gols de Matheus Bahia e Raí Nascimento, e construiu a vitória, que terminou em 3 a 1. Thiago Santos diminuiu para o Grêmio, e Daniel fechou o placar.

Naquele instante, o Bahia deixou a zona de rebaixamento e afundou ainda mais o Grêmio. No entanto, ambos acabaram rebaixados no término do Brasileirão, com tricolor gaúcho em 17º e o baiano em 18º.

Agora, as equipes duelam domingo, na Arena, pela 35ª rodada da Série B, para se aproximar do retorno à elite. Tanto para Grêmio quanto para Bahia, o resultado pode pavimentar o caminho para o acesso, ou então ver a situação se complicar às vésperas do fim da competição.



VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO IMORTAL? Grêmio considera contratação de Hulk para a temporada de 2026
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025