Léo Gomes é testado por Renato e pode ser titular do Grêmio depois de três anos

Plenamente recuperado de lesão no joelho direito, lateral pode iniciar uma partida pelo clube após exatos 1037 dias


Fonte: https://ge.globo.com/

Na terça e quarta-feira, os trabalhos foram abertos para o acesso dos jornalistas. O treinador promoveu testes na formação titular. Os jogadores foram divididos em duas equipes. Um delas manteve a base, com Geromel, Bruno Alves, Biel e Diego Souza, mas com trocas nas laterais e no meio-campo.


No primeiro trabalho da semana, Renato observou Nicolas na esquerda e montou o meio com Thiago Santos, Lucas Leiva e Thaciano. No dia seguinte, recolocou Diogo Barbosa no setor e sacou Lucas para a entrada de Villasanti.

Leonardo Gomes esteve presente na lateral direita do time titular nos dois dias. É um forte indicativo de que pode ser a surpresa entre os 11. Edilson, por sua vez, trabalhou como um meia-atacante aberto pelo lado do campo no time suplente.

Em entrevista coletiva, Renato Portaluppi foi questionado sobre as mudanças promovidas durante a semana de preparação. O treinador, no entanto, preferiu adotar um discurso cauteloso, sem dar detalhes sobre a escalação, e reafirmou que todos os atletas estão preparados.

- Quanto aos testes, é importante o treinador treinar o grupo, deixar os jogadores preparados, que no momento que entrarem vão saber o que deve ser feito. Todo mundo que está concentrado pode começar a partida - resumiu.

Quando Leonardo se lesionou em setembro de 2019, Renato era o comandante da equipe. Quis o destino que, três anos depois, mesmo com a saída do ídolo por um período, o retorno oficial aos gramados acontecesse justamente sob o comando de Portaluppi.

Léo Gomes pode voltar a ser titular do Grêmio depois de 1037 dias. O treinador deixou aberta esta possibilidade e vê o lateral de 26 anos em boas condições físicas para iniciar contra o Bahia.

- O importante é que ele está voltando aos poucos e não está sentindo nenhum tipo de lesão. Ele está totalmente recuperado da lesão dele. Eu estive aqui no passado, vi o sofrimento dele - salientou.

"Melhorou, está voltando, está treinando, entrando nos jogos e não está sentindo nada. Isso nos deixa felizes e ele também. É um candidato (à titularidade). É um jogador que está concentrado e pode começar a partida sim."
— Renato

Leonardo recebeu chances nos últimos três jogos do Tricolor na Série B. Entrou em campo na derrota para o Sampaio Corrêa (22 minutos), na vitória diante do CSA (5 minutos) e no empate com o Londrina (27 minutos). No total, foram 55 minutos desde o retorno ao time principal.

Antes disso, o atleta já havia jogado pelo time de transição. Foram quatro partidas, três pelo Brasileirão de Aspirantes e uma pela Copa FGF. Em todas, o lateral atuou durante os 90 minutos. O período no time sub-21 serviu para Léo pegar ritmo de jogo e recuperar confiança.

O futuro de Léo Gomes

O lateral-direito tem contrato até dezembro deste ano e o futuro no clube é uma incógnita. Internamente, a qualidade técnica é reconhecida. No entanto, há insegurança por conta da condição física. Por isso, a renovação de contrato segue incerta.

Uma das preocupações era testar Léo Gomes em jogos de maior intensidade e embates físicos. A resposta tem sido positiva. O atleta tem usado os minutos em campo para convencer a comissão técnica e o futuro presidente de que merece permanecer em 2023.

A possível permanência de Renato pode jogar a favor do lateral. O comandante é o ficha 1 dos dois candidatos à presidência, Alberto Guerra e Odorico Roman. Ambos já entraram em contato e sinalizaram que pretendem dar continuidade ao trabalho.

A montagem de elenco para a próxima temporada ainda não começou. O clube está focado no acesso matemático e terá uma eleição no mês de novembro. Independente disso, é consenso de que o elenco passará por mudanças. Os concorrentes de Léo Gomes, Edilson e Rodrigo Ferreira, por exemplo, dificilmente permanecerão.

Com Leonardo à disposição, Renato comanda o último treino na manhã deste sábado no CT Luiz Carvalho. O duelo decisivo contra o Bahia será no domingo, às 16h, na Arena.


VEJA TAMBÉM
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
- Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025























25/11/2025