Grêmio de Renato melhorou em relação ao time de Roger 50 dias após a troca? Veja opiniões

ge perguntou a comentaristas se mudança no comando técnico da equipe resultou em melhoras, pioras ou se nada mudou


Fonte: https://ge.globo.com/

A volta de Renato Portaluppi ao comando do Grêmio completa 50 dias nesta sexta-feira. O período é o mesmo da saída de Roger Machado, demitido simultaneamente ao anúncio do retorno do ídolo. Em números, o desempenho dos dois treinadores é muito próximo.


De um lado, Roger teve aproveitamento de 56,7% em 37 jogos à frente da equipe em 2022. Já Renato, em sete partidas até o momento na Série B, acumula retrospecto de 52,4%. Em médias de gols feitos e sofridos também é semelhante: 1,35 e 0,62 de Roger contra 1,43 e 1,0 de Renato.

A questão do ambiente evidencia as diferenças entre os dois. Quanto à torcida, a chegada de Renato teve consequência positiva imediata, em contrapartida ao que aconteceu nos últimos instantes de Roger, vaiado em seu último jogo na Arena.

A campanha na Série B também tende a favor de Portaluppi. Enquanto Roger Machado deixou o clube na quarta posição, apenas três pontos à frente do quinto colocado, hoje o Grêmio tem cinco de vantagem dentro do G-4, com possibilidade de garantir o acesso no próximo jogo, com duas rodadas de antecedência.

O Grêmio de Roger x Renato

Roger Machado Renato Portaluppi
37 jogos 7 jogos
17 vitórias, 12 empates e 8 derrotas 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
56,7% de aproveitamento 52,4% de aproveitamento
50 gols marcados (1,35 de média) 10 gols marcados (1,43 de média)
23 sofridos (0,62 de média) 7 sofridos (1 de média)

Além de ambiente e dos números em campo, o time em si teve algumas mudanças de um técnico para outro. O novo comando promoveu a entrada de Diogo Barbosa na lateral esquerda mesmo com o retorno de lesão de Nicolas. Mais recente, Thaciano ganhou a vaga de Guilherme. Além disso, Lucas Leiva voltou ao time deslocado mais à frente no meio.

Importante ressaltar que, com Renato, a equipe teve o retorno de Kannemann, recuperado de lesão, e os desfalques de Janderson e Campaz, titulares por último com Roger, também por problemas físicos.

O ge questionou comentaristas a respeito da mudança no comando técnico do Grêmio. A saída de Roger e o retorno de Renato resultaram em melhora na equipe? Piorou? Ou pouco mudou? Veja as opiniões:

Maurício Saraiva
O Grêmio não melhorou performance com Renato. Já estava no G-4 com Roger, que fazia trabalho ruim na última parte de sua passagem. A diferença é que a torcida tem Renato num andor que ninguém mais alcança, o que facilita sua estratégia de priorizar resultado e não performance. A mim, parece que subiria com Roger, vai subir com Renato.

Paulo Vinícius Coelho
Acho que segue igual. Renato tenta formações mais ofensivas, mas esbarra em problemas do clube que, provavelmente, só serão resolvidos no ano que vem. O Grêmio tem o melhor elenco da Série B. Não tem o melhor desempenho.

Sérgio Xavier Filho
Mudou e não mudou. A ideia de jogo do Renato tem uma diferença considerável principalmente na forma de atacar. Ele tenta colocar os ponteiros mais próximos do Diego Souza, colocar mais volume no centro, deixando os laterais fazerem cruzamentos ou preencher os espaços, isso até melhora o jogo do Grêmio. Essa é parte "sim".

A parte "não", que não mudou, quando Biel ou Guilherme vão para o meio e têm a chance do arremate, eles têm problemas técnicos, não conseguem dar o acabamento, então no fim das contas o Grêmio do Renato é meio que o Grêmio do Roger, que é um time que se defende com alguma solidez, mas quando chega na parte de concluir o jogo, segue na profunda dependência do Diego Souza. Se ele não resolve, não tem resolução. Acho que é um pouco o drama desse Grêmio. Acho que tem resultados muito parecidos em matéria de percentual dentro e fora de casa, continua muito ineficiente fora e razoavelmente com bons resultados em casa.

Mudou muito pouco, e só acho que vai mudar mais quando o elenco mudar. Não é esse ano. Quando tiver mais opções de elenco, e não tem, é cada vez mais um Grêmio praticamente de 11 jogadores, olha para o banco e não vai sair nenhuma solução, complica muito. Eu que sou bem crítico ao Renato, quando o Roger precisava alguém do banco não achava, e quando o Renato precisa também não acha, porque não tem. É um grande problema de elenco.


VEJA TAMBÉM
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
- Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025























25/11/2025