Próximo do acesso, Grêmio evita clima de nova Batalha dos Aflitos e redobra cuidados por Série A

Tricolor tem 97 de chance de subir para a Série A em palco de acesso dramático de 2005, mas nem isso tira o foco dos jogadores, que evitam descontração antes de garantir retorno


Fonte: https://ge.globo.com/

Apesar de não depender só dele, o Grêmio pode subir no próximo domingo, contra o Náutico, no Recife. Inevitavelmente o contexto traz à tona a Batalha dos Aflitos, jogo histórico de 2005, mas o clube evita criar um ambiente que remeta ao duelo e não quer dar "chance ao azar".


Enquanto o Tricolor não garantir acesso matemático, o grupo está blindado a eventual empolgação prévia. Esse é o clima em Boa Viagem, onde a delegação está hospedada. E assim vai ser enquanto o clube não se classificar de maneira efetiva para Série A.

Mas o Grêmio não dá chance para o azar. Ou seja, o clube como um todo evita dar ares de “Batalha dos Aflitos Parte 2” para o jogo contra o Náutico. Isso porque sabe que depende dos resultados paralelos deste sábado, em que Sampaio Corrêa, Sport e Criciúma não podem vencer.

No estádio, a segurança estará reforçada para a partida. Antes do jogo, havia possibilidade de troca do local justamente por questões de segurança. A preocupação fez o Naútico aumentar os cuidados. O rebaixamento para a Série C foi selado fora de campo nesta sexta. Por outro lado, a torcida do Timbu não deve comparecer em peso.

Para a sequência dos jogos fora de casa, Renato levou a Recife todas as opções disponíveis, já que o retorno está previsto apenas para o dia 29 de outubro, depois de enfrentar o Tombense. Na próxima semana, serão quatro dias no Rio de Janeiro.

O ambiente observado é de concentração total. Os jogadores dão o peso que a partida merece, independentemente se pode cravar o retorno para a elite do Brasileiro ou não.

O fato do Grêmio novamente vetar entrevistas exclusivas nesta semana, assim como foi antes do Bahia, comprova isso. Além disso, outra situação nos bastidores que corrobora é que houve a solicitação por parte da imprensa que Lucas Leiva concedesse entrevista nesta sexta-feira. Mas o clube não quer bater na tecla da Batalha, na qual o volante esteve presente, e escalou Diego Souza.

"Enquanto a gente não garantir matematicamente o acesso à primeira divisão, a pressão é toda nossa."
— Diego Souza, atacante do Grêmio

— Não tem o que comemorar ainda, temos que trabalhar, estar focados para mais uma vitória. Acho que com mais uma vitória podemos estar na Série A. Faltando dois jogos, os adversários têm que ganhar todos e acontecer uma fatalidade muito grande. Temos esse jogo de extrema importância que se não for da classificação vamos manter os pontos necessários para ter tranquilidade pros próximos jogos — disse Diego Souza.

A relevância do jogo de domingo está evidente na própria imprensa. O número de jornalistas gaúchos presentes em Recife para acompanhar in loco o Tricolor é maior que o normal. Diferentes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul se deslocaram para Pernambuco entre quinta e este sábado.

Desde quarta-feira Renato tem fechado os treinamentos no CT Luiz Carvalho para a imprensa, o que mostra a blindagem. Na sexta-feira, os jogadores fizeram apenas trabalho físico, com o preparador Reverson Pimentel, e neste sábado Renato vai comandar a última atividade antes do jogo. Mais uma vez liberou apenas o aquecimento para os jornalistas.

Mas não são só as questões que envolvem o Grêmio em si. A situação do adversário coopera para um ambiente hostil no próximo domingo. A vitória da Chapecoense decretou o rebaixamento matemático do Náutico para a Série C, o que causou a ira dos torcedores.

Na última segunda-feira, o lateral Thiago Ennes foi alvo de uma emboscada ao chegar no centro de treinamento e teve seu carro danificado por parte da torcida. Até por isso, o clube tentou levar o duelo contra o Grêmio para o Arruda ou Arena de Pernambuco, mas sem sucesso.

— O mais importante é estar bem focado, saber da importância desse jogo de domingo. Se for a classificação, que a gente consiga a vitória e classifique, se não for, que a gente ganhe e continue dando mais um passo rumo à Série A - salientou o centroavante do Grêmio.

Todos estes elementos explicam a seriedade que o clube gaúcho está tratando esta reta final da Série B. Segundo a UFMG, a probabilidade do Grêmio subir para a primeira divisão neste momento é de 97%, mas nem isso tira o foco do grupo.

O elenco treina na manhã deste sábado na parte da manhã e de tarde seca os adversários da Série B. As três partidas que interessam ao Tricolor jogam no mesmo horário, às 16h30. Duas horas depois Renato já vai saber se uma vitória domingo pode ser a glória da temporada ou não.


VEJA TAMBÉM
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
- Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025























25/11/2025