Quem fica e quem sai? Veja a situação dos jogadores do Grêmio para a próxima temporada

Tricolor tem nove jogadores com contrato por encerrar no fim deste ano, sendo quatro por empréstimo


Fonte: https://ge.globo.com/

De acesso garantido com antecedência, o futuro do Grêmio já é colocado em pauta. Um dos principais pontos passa pelo elenco, que deve sofrer mudanças na fotografia de 2022 para 2023. Só entre contratos por encerrar no fim deste ano, são nove jogadores, além do técnico Renato Portaluppi.


Dos vínculos perto de terminar, cinco deles são na defesa, com quatro laterais e o zagueiro Kannemann. Os outros quatro são do setor de ataque, incluindo os dois centroavantes - Diego Souza e Elkeson.

Vale ressaltar que as decisões passam diretamente pela nova presidência do Grêmio. As eleições ocorrem em novembro entre Alberto Guerra e Odorico Roman. O vencedor assume o cargo de Romildo Bolzan Júnior no dia 16 do próximo mês para um mandato de três anos.

Veja a situação dos principais jogadores do elenco:

Goleiros
Brenno - contrato até 31/12/2024
Foi titular na maior da parte da campanha (24 jogos), ficando fora apenas por lesões. Tanto com Roger quanto com Renato, esteve à frente de Gabriel Grando na hierarquia da posição. Com mais dois anos de contrato, só não deve permanecer em caso de proposta que seja de interesse ao clube.

Gabriel Grando - contrato até 31/12/2025
O arqueiro reserva atuou nos demais 12 jogos da Série B até o momento, sempre quando Brenno esteve entregue ao departamento médico. Tem um dos contratos mais longos do elenco, por mais três temporadas.

Laterais
Edilson - contrato até 31/12/2022
O veterano foi contratado no início da Série B com vínculo até o fim do ano para ajudar no retorno à elite, em posição carente no elenco gremista. No entanto, o lateral sofreu com problemas físicos e atuou em apenas 14 jogos, sendo 12 como titular. Não deve permanecer.

Léo Gomes - contrato até 31/12/2022
Após mais de três anos, recuperado de lesão no joelho, o jogador voltou a atuar pela equipe principal nesta Série B. Esteve em campo em cinco oportunidades. Com vínculo por encerrar em dezembro, ainda não tem permanência garantida em 2023.

Rodrigo Ferreira - contrato até 31/12/2022 (empréstimo)
Destaque do Mirassol no início da temporada, quando ajudou a eliminar o próprio Grêmio da Copa do Brasil, foi trazido por empréstimo junto ao clube paulista. Atuou em 22 partidas na Série B (18 como titular), mas perdeu espaço na reta final da competição e não irá permanecer.

Diogo Barbosa - contrato até 31/12/2023
Muitas vezes alvo da torcida, o lateral-esquerdo foi reserva na maior parte do ano, mas virou titular sob o comando de Renato Portaluppi. No total, atuou em 19 jogos no certame nacional. É o único de todos os laterais do elenco principal com contrato já garantido para a próxima temporada.

Nicolas - contrato até 31/12/2022 (empréstimo)
O lateral-esquerdo foi titular em boa parte da temporada, embora tenha perdido lugar para Diogo Barbosa nas rodadas mais recentes da Série B. Ainda assim, o jogador é líder de assistências da equipe no ano, com 10. Seu vínculo de empréstimo se encerra em dezembro, e o Grêmio precisa adquiri-lo junto ao Athletico-PR.

Zagueiros
Geromel - contrato até 31/12/2023
O caso do capitão é simples, com mais um ano de contrato garantido para 2023, quando completará 10 anos no clube. O zagueiro de 37 anos fez 46 partidas na temporada (34 na Série B), seu segundo maior número desde que chegou ao Grêmio, junto com 2017.

Kannemann - contrato até 31/12/2022
O argentino demorou a estrear na temporada por conta de recuperação de cirurgia no quadril. Além disso, sofreu com lesões que o fizeram atuar somente sete vezes no ano, seis delas na Série B. O contrato está prestes a se encerrar, mas o desejo é de renovação das duas partes.

Bruno Alves - contrato até 30/06/2023 (empréstimo)
Na ausência de Kannemann, coube ao ex-zagueiro do São Paulo formar dupla com Geromel em quase toda temporada. O jogador esteve em campo em 46 partidas — 34 na B. Seu empréstimo termina no fim de junho de 2023, quando encerra o vínculo com o tricolor paulista e estará livre para seguir em Porto Alegre.

Natã - contrato até 31/12/2023
O jovem zagueiro retornou de empréstimo do Aimoré logo após o Gauchão e renovou contrato até o fim de 2023 — encerrava em setembro deste ano. Mesmo sem atuar muitas vezes (cinco jogos na Série B), tornou-se opção imediata na defesa, logo abaixo dos experientes companheiros de posição.

Volantes
Lucas Leiva - contrato até 31/12/2023
Grande contratação da temporada, o volante chegou no meio do ano e alternou boas e más atuações, e foi mudado de posição pelo técnico Renato Portaluppi. No total, fez 16 partidas na Série B. Com mais um ano de contrato, é nome certo para o elenco que disputará a primeira divisão em 2023.

Thiago Santos - contrato até 31/12/2023
Ainda marcado pelo rebaixamento, o volante conviveu com críticas da torcida durante todo o ano, passou muitos jogos no banco e chegou a nem ser relacionado, ainda com Roger Machado. Desde a chegada de Renato, voltou a atuar com frequência. Foram 17 jogos na Série B e 28 na temporada. Em tese, por contrato, tem permanência em 2023.

Lucas Silva - contrato até 31/12/2023
Caso parecido ao de Thiago Santos com relação à torcida. No entanto, o camisa 16 teve mais momentos de titularidade, entre o fim do Gauchão e o início da Série B sob o comando de Roger, antes de voltar à reserva — fez um total de 31 jogos em 2022. Seu contrato também vai até o término da próxima temporada.

Villasanti - contrato até 31/12/2024
O paraguaio foi dos que mais atuou na temporada como titular e só foi desfalque por conta de convocações para a seleção. Foram 41 jogos no ano (39 como titular), sendo 30 na Série B, todos desde o início. O vínculo do jogador tem duração de mais dois anos.

Bitello - contrato até 31/12/2025
Em sua primeira temporada efetivado no elenco principal, virou titular e teve contrato renovado ainda no primeiro semestre deste ano. O vínculo que se encerrava em 2023 passou para o fim de 2025. Disputou 46 partidas em 2022, com 10 gols marcados, sendo vice-artilheiro do time.

Meias
Campaz - contrato até 31/12/2025
O colombiano nunca foi unanimidade entre os torcedores, apesar de ter sido titular em boa parte da temporada, quando fez 39 partidas (28 na Série B). O alto valor pago por sua contratação e o desempenho em campo pesam contra o jovem, que tem dos contratos mais longos de todo elenco.

Thaciano - contrato até 31/12/2023
Após empréstimos para Bahia e Altay, da Turquia, o jogador retornou ao Grêmio no meio da temporada com status de reforço. Com Renato, seu velho conhecido, voltou a ter espaço como titular. Thaciano participou de 13 jogos da Série B e tem contrato vigente garantido para o próximo ano.

Gabriel Silva - contrato até 31/12/2025
O jovem fez sua estreia no time principal este ano após destaque na Copa São Paulo. No segundo semestre, passou a alternar idas para o time de transição na disputa do Brasileirão de Aspirantes e Copa FGF. Na Série B, foram 13 participações, apenas uma como titular. É outro caso de contrato longo, por mais três temporadas.

Pedro Lucas - contrato até 31/12/2024
O meia passou grande parte do ano sem sequer ser relacionado na equipe de cima, atuando mais na transição. Chegou a recusar saída do clube em busca de mais oportunidades, mas conseguiu apenas alguns minutos em oito compromissos da Série B. Seu vínculo tem duração de mais duas temporadas.

Atacantes
Diego Souza - contrato até 31/12/2022
O caso do centroavante chama atenção. Artilheiro da equipe pelo terceiro ano seguido, marcou 19 gols em 42 jogos (14 em 32 na Série B) e tem contrato por encerrar no fim de dezembro, mas sem permanência garantida. Diego já admitiu o desejo de seguir no Grêmio ou de se aposentar se não ficar.

Elkeson - contrato até 31/12/2022
Trazido no começo da Série B, o centroavante naturalizado chinês sofreu com problemas físicos e nunca teve sequência como titular. O camisa 9 atuou 22 vezes na Série B, mas somente três desde o início. É outro caso de vínculo por encerrar no fim do ano sem garantia de continuidade.

Biel - contrato até 31/12/2022 (empréstimo)
O atacante foi contratado por empréstimo do Fluminense a pedido de Roger Machado, para a disputa da Série B. Em 33 jogos no certame nacional, marcou cinco gols e distribuiu seis assistências. Para manter o jogador em definitivo, o Grêmio precisa desembolsar US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões).

Guilherme - contrato até 31/12/2024
Outro reforço do meio da temporada para o restante da Série B, o atacante teve chances entre os titulares, mas pouco aproveitou. Em 17 jogos (11 como titular), não balançou as redes. O jogador tem mais dois anos de contrato com o clube.

Ferreira - contrato até 31/12/2024
Foi um ano para o camisa 10 esquecer. O atacante sofreu com lesões, que o fizeram realizar apenas 15 jogos, sendo nove na Série B, e apenas um gol marcado. O contrato, renovado antes do início da temporada, tem mais dois anos de duração.

Jhonata Robert - contrato até 31/12/2023
A temporada nem havia começado quando o meia-atacante rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, durante um treinamento. Foram quase oito meses até estrear na Série B. No entanto, após dois jogos, sofreu a mesma lesão. O tempo de recuperação é de cerca de oito meses, e o vínculo do atleta encerra no fim de 2023.

Janderson - contrato até 31/12/2022 (empréstimo)
Outro jogador muitas vezes criticado pela torcida, o atacante soma 23 partidas na Série B, com dois gols marcados. Emprestado pelo Corinthians, não irá permanecer para a próxima temporada.


VEJA TAMBÉM
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
- Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025























25/11/2025