Grêmio encerra campanha fora de casa na Série B com 3 vitórias em 19 jogos e 35 de aproveitamento

A partida contra o Tombense foi a últimado Grêmio fora da Arena nesta Série B. Equipe garantiu o acesso com três rodadas de antecedência


Fonte: https://ge.globo.com/

Grêmio encerra campanha fora de casa na Série B com 3 vitórias em 19 jogos e 35 de aproveitamento
O empate em 2 a 2 com o Tombense, em Muriaé, na noite de sexta-feira, pela 37ª rodada da Série B, marcou o fim da campanha do Grêmio longe de casa na segunda divisão. Apesar da classificação antecipada, este foi o ponto negativo da trajetória. Em 19 jogos foram apenas três vitórias e 35% de aproveitamento.


Jogar longe da Arena foi a pedra no sapato tricolor no Brasileirão apesar do acesso ter sido conquistado nos Aflitos. Ao longo deste ano, a equipe gaúcha não conseguiu manter uma regularidade como visitante, acumulou muitos empates e apresentou dificuldades para ser superior na casa do adversário.

Com empate em Muriaé, os jogos fora de Porto Alegre se encerraram com três vitórias, 11 empates e cinco derrotas. O Grêmio fez 13 gols e sofreu 16 como visitante. Foram 20 pontos conquistados em 57 disputados.

Neste recorte, o Tricolor conseguiu sair vitorioso diante de Operário, Guarani e Náutico. O último foi o jogo que garantiu o acesso para a Série A com uma vitória convincente.

A nível de comparação, o líder da segunda divisão e campeão, Cruzeiro tem o mesmo número de derrotas que o Grêmio longe de casa, mas conquistou oito vitórias e seis empates. Isso fez o clube mineiro alcançar um aproveitamento de 52%.

Como mandante, os números já são mais semelhantes, pois o time gaúcho tem apenas uma vitória a menos que o campeão e uma derrota a mais. Os gaúchos têm aproveitamento de 77%. Ou seja, comprova que a campanha como visitante foi o maior percalço gremista.

O Grêmio assegurou sua vaga na elite do Brasileiro três rodadas antes do fim da competição. Foi o segundo time a conseguir o feito após o Cruzeiro.

No entanto, antes do campeonato se colocava o Tricolor como um dos favoritos ao título. Se esperava que poderia haver uma briga pela liderança da Série B, o que acabou não se confirmando na prática.

É bem verdade que internamente o clube nunca escondeu a dificuldade que teria pela frente na disputa da segunda divisão. Mas externamente se esperava mais do Grêmio.

Nesta reta final, o próprio acesso já poderia ter ocorrido antes, mas as partidas como visitante emperraram essa evolução da equipe. Na derrota para o Sampaio Corrêa, a equipe foi desfalcada e Renato poupou jogadores, criando um cenário em que a derrota - que aconteceu - ficou "aceitável".

Jogando em casa, o Tricolor confirmou sua força. Após vencer o CSA foi para Londrina e, se vencesse, poderia ficar muito perto da Série A. Mas contra o Tubarão ganhava até os minutos finais, quando sofreu o empate.

Assim foi ao longo de todo o campeonato. Após vencer bem em casa, a equipe não conseguiu manter o mesmo nível de atuação na sequência como visitante. Por isso, pode-se dizer que a torcida gremista foi uma das protagonistas no retorno do Grêmio.

Na próxima quinta-feira, o Tricolor volta a campo para fazer sua última aparição na temporada. Já classificado, Renato irá aproveitar para fazer testes e dar chances a jogadores que tiveram pouco espaço. Serão os últimos dias de algo os gremistas não veem a hora de chegar ao fim.


VEJA TAMBÉM
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
- Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025























25/11/2025