Vítima de racismo, Luany fala sobre conquista de título com o Grêmio: "Busquei não me abalar"

Atacante marcou um dos gols na vitória por 4 a 1 na Arena e exaltou a importância da conquista do Gauchão na sua carreira


Fonte: GE

Vítima de racismo, Luany fala sobre conquista de título com o Grêmio: Busquei não me abalar
Foto: Fernando Alves | Grêmio FBPA
No último domingo, o Grêmio quebrou a hegemonia em clássicos Gre-Nais e voltou a ser campeão do Gauchão Feminino depois de três anos. Uma das protagonistas das finais foi Luany. A atacante foi uma das vítimas do episódio de racismo no jogo de ida da final, mas deu a volta por cima com gol e título.



Sem vencer o Inter desde dezembro de 2017, as tricolores aplicaram uma goleada por 4 a 1 em cima das coloradas no jogo da volta, na Arena, e se sagraram campeãs gaúchas. O segundo gol foi marcado por Luany e teve um gostinho especial para a jogadora.

No primeiro jogo, no Beira-Rio, a atacante e mais duas companheiras, Brito e Paixão, relataram que foram alvos de ofensas racistas no intervalo da partida. Elas registraram boletim de ocorrência após o jogo, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Após o episódio, Luany conta que fez de tudo para manter o foco na partida e não deixar o ocorrido tirar sua atenção. Deu certo, já que foi coroada com a bola na rede.

"Eu me esforcei muito o ano inteiro para chegar neste dia, então busquei não me abalar, segui minha concentração e não deixar escapar. Sabíamos da força do nosso grupo, de todo o esforço que fizemos e eu tive fé em Deus que o melhor estava preparado para mim e para nós na Arena, com a nossa torcida", relatou.

Segundo a delegada Ana Caruso, da 2ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre, em depoimento, o homem identificado como autor das agressões admitiu ter feito um comentário comparando o cabelo de Luany a um espanador, mas que não percebeu o teor da provocação.

A ideia do homem é conversar com a jogadora e pedir desculpas. Caso sejam aceitas, a representação contra ele poderá ser retirada, e o caso arquivado. A delegada disse que vai aguardar os próximos dias para dar continuidade ou não ao inquérito.

A jogadora de 19 anos chegou no Grêmio nesta temporada e assinou um contrato de dois anos com o clube gaúcho. Na campanha do Gauchão, foi titular em sete jogos e marcou seis gols.

Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Luany chegou a Porto Alegre após uma passagem de três anos pelo Fluminense, de 2019 a 2021. No clube carioca fez 64 partidas e marcou 13 gols. Mas é no Grêmio que vive um dos momentos mais marcantes na carreira.

"Vencer este primeiro título com o Grêmio no meu primeiro ano aqui, agora que caiu a ficha. Foi um dos momentos mais especiais da minha carreira até agora, além é claro da honra de entrar pra história do clube", contou.

Mesmo com a pouca idade, Luany virou uma das jogadoras de confiança da treinadora Patrícia Gusmão. Não à toa foi titular nas duas partidas da final do Gauchão. Aliás, a confiança do elenco foi determinante para o Grêmio voltar ao caminho dos títulos.

"Eu gosto de jogos assim, especiais. E também todo o trabalho que fizemos foi muito sério, então cada uma confiou demais na outra e no trabalho da professora Pati e nós sentíamos que este ano era a nossa vez", completou a atacante.



Agora, Luany curte férias e aguarda a reapresentação para em 2023 buscar títulos maiores. No início desta temporada a equipe chegou na final da Supercopa e perdeu para o Corinthians no último minuto. Já no Brasileirão, a expectativa é ir além das quartas de final.

Racismo, Vítima, Vitória, Título



VEJA TAMBÉM
- Série A Garantida: Grêmio projeta 2026 e supera crise após vitória sobre o Palmeiras
- Base de Ouro: Grêmio projeta o futuro e lidera convocação com 4 joias do Sub-17
- Dedo do Meio para a torcida! Mano explica insulto a torcedor após vitória do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025























25/11/2025