Com fim de time sub-21, Grêmio prevê redução de R 7 milhões no ano e libera jovens

Tricolor divide jogadores entre nomes a ser emprestados ou atletas que serão dispensados sem a categoria


Fonte: -

O Grêmio de 2023 passa por reformulação antes mesmo de o novo ano começar. Uma das novidades já anunciada na última semana foi o encerramento do time sub-21, chamado de transição, inclusive com a saída do técnico César Lopes. O Tricolor ainda tenta realocar jovens do grupo, mas também liberou uma série de jogadores em fim de contrato.


Conforme apurou o ge, o custo na última temporada para manter a categoria, já dentro do profissional, era de R$ 7,5 milhões no ano, o que significa cerca de R$ 600 mil por mês. No valor estão inseridos contratos e a operação — a economia pode ser maior.

Esse valor, portanto, deixa de ser gasto pelo clube gaúcho. O entendimento foi que pelo custo-benefício não valia manter a atividade, mesmo que as quantias não sejam tão altas dentro do orçamento gremista.

Desta forma, o fim da transição faz com que os jogadores que faziam parte do elenco tenham de ser remanejados. Os que terão 20 anos ou menos em 2023 foram normalmente integrados ao time sub-20. O zagueiro Gustavo Martins e os laterais Lucas Kawan, Thomas Luciano e Cuiabano foram absorvidos pelo profissional. O volante Ronald pode seguir o mesmo caminho.

Ainda há os que serão emprestados ou mesmo liberados pelo clube. Esse grupo é um pouco maior. Os primeiros negócios já foram feitos e outros ainda podem sair. O lateral-esquerdo Thiago Rosa, que completa 21 anos em 2023, foi emprestado ao Avaí até o fim da próxima temporada para atuar mais.

Outro jogador emprestado foi o volante colombiano Velasco, cedido ao Aimoré. O goleiro Hugo não teve o empréstimo renovado e retornou para o Mirassol. Phelipe Megiolaro é outro com vínculo no fim após ter sido emprestado para o Dallas, da MLS. O jovem goleiro chegou a ser convocado pela Seleção.

O volante Gazão, com sondagens de clubes da Séries A e B, o lateral Vitinho e os atacantes Kevin Quejada, Léo Fenga e Wesley devem seguir o mesmo caminho de empréstimo. A lista tem ainda mais nomes com idade estourada para o sub-20 e com contrato vigente.

Nos casos de atletas com vínculo por encerrar no fim deste ano, o Grêmio optou por liberar todos. Nomes mais conhecidos como os zagueiros Heitor e Gustavo Marins, o lateral Jefferson e os atacantes Vini Paulista e Emerson devem deixar o clube.

Em 2021, a equipe de transição foi campeã do Brasileirão de Aspirantes, e neste ano foi semifinalista da Copa FGF, muitas vezes reforçada com jovens do time principal. A categoria também era utilizada para dar ritmo de jogo a atletas do grupo profissional em retorno de lesões.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025




















25/11/2025