Confira os 3 Uruguaios que mais chamaram atenção na história do Grêmio


Fonte: Portal do Gremista

Confira os 3 Uruguaios que mais chamaram atenção na história do Grêmio
Foto: Reprodução
O Grêmio anunciou nesta semana a contratação de mais um jogador uruguaio. O meio-campista Felipe Carballo, de 26 anos, chega com moral após conquistar o Campeonato Uruguaio pelo Nacional e, de quebra, ser eleito o melhor jogador da competição. Em 2023, o novo reforço do Imortal terá a missão de apagar a impressão ruim que vários compatriotas deixaram no clube. No entanto, alguns conseguiram se destacar e marcar seu nome na história.



Vale lembrar que além de Carballo, o uruguaio Luis Suárez, craque de renome mundial, está a poucos detalhes de fechar com o Tricolor Gaúcho. De fato, o compatriota do camisa 8 do clube gaúcho será uma das maiores contratações da história do clube e tem tudo para cravar seu nome no time azul, preto e branco.

1) Hugo de León

O principal jogador uruguaio que vestiu o manto tricolor foi o ex-zagueiro Hugo Eduardo de León Rodríguez. Depois de iniciar sua carreira no Nacional, conquistando dois títulos nacionais e uma Libertadores, De Léon despertou o interesse do Grêmio e foi contratado em 1981.


No Tricolor, o uruguaio viveu o ápice da carreira, sendo peça fundamental em uma série de títulos relevantes, como o Brasileirão, de 81, e a Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes, em 1983. Durante a campanha gloriosa na Libertadores, ele anotou três gols e teve atuações memoráveis. A imagem de De León sangrando com a taça continental é, até hoje, uma das mais icônicas da história do clube gaúcho.



2) Atilio Ancheta

Assim como De León, Atilio Genaro Ancheta Weiguel é outro zagueiro imortalizado no Tricolor. Tri-campeão uruguaio pelo Nacional, 1969, 1970 e 1971, e campeão da Libertadores pelo “Bolso”, além disputar a Copa do Mundo de 1970, sendo um dos melhores da posição, Ancheta chegou ao Grêmio em 1971.

Pelo Clube Gaúcho, disputou 428 partidas, ajudando a equipe a quebrar a hegemonia do rival e conquistar o Campeonato Gaúcho de 1977. Ele ainda faturou mais dois estaduais pela equipe, em 79 e 80.



3) Marcelo Lipatín

Apesar dos destaques de De León e Ancheta em uma lista enorme de uruguaios que já passaram pelo Grêmio, poucos conseguiram destaque. Um nome que merece completar o pódio é Marcelo Lipatín. O atacante chegou ao clube gáucho em 2005, após passagens por uma série de equipes, como Montevideo Wanderers e Defensor, do Uruguai, Coritiba, PAS Giannina, da Grécia, Yokohama Marinos, do Japão, América do México e Bari, da Itália.

Com a camisa gremista, Lipatín fez parte da campanha na Série B do Campeonato Brasileiro de 2005. No jogo decisivo, contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, o atacante foi titular. Em 2006, ele ainda fez parte do elenco campeão estadual.








Grêmio, História, Uruguaios, Melhores

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025



















25/11/2025