Grêmio arrisca, mas sai fortalecido de "reinvenção" de Renato em segunda vitória seguida


Fonte: Globo Esporte

Grêmio arrisca, mas sai fortalecido de reinvenção de Renato em segunda vitória seguida
Grêmio venceu a segunda seguida no Brasileirão — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio foi até Curitiba encarar um dos melhores mandantes do futebol brasileiro no ano com time bem modificado, com muitas preservações. Isso depois de uma semana livre. Um resultado adverso diante do Athletico na Arena da Baixada seria normal, mas as "reinvenções" do técnico Renato Portaluppi deram certo, e o Tricolor engatou a segunda vitória consecutiva no Brasileirão.

Não bastasse Suárez, Bitello e Carballo, que sequer viajaram ao Paraná, o treinador gremista deixou Cristaldo e Gabriel Grando no banco de reservas. Do gol, aliás, saiu a grande novidade na escalação, com o retorno de Adriel após mais de um mês. Segundo Renato, porém, apenas por preservar também o atual dono da posição.

Desta forma, antes de a bola rolar, era natural a desconfiança pelo time misto em campo e o Furacão estar invicto em casa na temporada, além de sempre ser forte no piso artificial da Arena da Baixada. Desde que o jogo iniciou, no entanto, a postura do Grêmio fez jus ao resultado obtido.

Novamente com três zagueiros - Gustavo Martins no lugar de Kannemann, suspenso -, o Tricolor muitas vezes se defendeu com linha de cinco, com recuo dos laterais Fábio e Reinaldo. Fato diferente do apresentado na maior parte do Gre-Nal, quando Renato voltou a escalar a equipe com um defensor a mais, mas com alas mais ofensivos.

O Athletico teve muito mais a bola, mas o volume no ataque não exatamente foi superior. Os dois times tinham assustado o gol adversário quando o Grêmio mexeu no placar com Cuiabano, surpresa na escalação. Não por iniciar a partida, mas por entrar no meio-campo. O jovem ficou com a bola após drible de Galdino e bateu firme para marcar.

A resposta foi rápida. Em ataque em velocidade do Furacão, Vitor Roque recebeu de Vitor Bueno, ganhou da marcação e concluir com toque de categoria para vencer Adriel e empatar. O Grêmio não se abalou com o gol, embora não tenha levado perigo ao adversário ainda na primeira etapa.

Em compensação, no comecinho do segundo tempo, voltou à frente quando Bruno Uvini subiu alto para completar de cabeça escanteio cobrado por Reinaldo. Após isso, o Athletico seguiu superior em posse de bola e pressionou por nova igualdade, mas a valentia gremista se sobressaiu. Na melhor chance, Adriel defendeu chute forte de Canobbio de fora da área.

Reinvenções marcam retomada
Se antes do Gre-Nal o time de Renato estava há quatro jogos sem vencer, o dois triunfos no espaço de uma semana resultaram em quatro jogos de invencibilidade. Em mais de uma resposta da entrevista coletiva, o comandante gremista falou que tem "reinventado" a equipe. As marcas de uma turbulência com más atuações vão se apagando.

O esquema com três zagueiros e a escalação alternativa contra um forte adversário em seus domínios são comprovações dos novos testes do treinador. O melhor disso é que tem dado certo. O Grêmio se mostra competitivo desta forma. Embora, por exemplo, tenha abdicado de ter mais a bola, se mostra eficiente - marcou cinco gols nas duas vitórias.

Do outro lado, tem tido mais solidez defensiva. Ainda que tenha sido vazado outra vez, está longe do desempenho de outrora, quando sofreu oito gols em três partidas, dentro do recorte de quatro jogos em que não conseguiu vencer antes do clássico do domingo passado.

- Muitas vezes vocês veem minha equipe com três zagueiros, mas é mais ofensiva do que com dois. Tenho reinventado, tem dado certo. Importante a cada partida fazer uma final, independente da competição. É o que temos feito, dois últimos jogos foi assim, mudamos bastante a equipe, mas com a mesma pegada - destacou Renato.

É desta maneira que o Grêmio chega para encarar o maior desafio da temporada até o momento. Na próxima quarta-feira, a equipe visita o Cruzeiro no Mineirão para definir sua continuidade na milionária Copa do Brasil. O Tricolor tem de vencer após empate na ida das oitavas, na Arena.

O tempo de preparação é curto, mas a sequência positiva recente ajuda. Após vencer duas seguidas pela primeira vez no Brasileirão, Renato terá os jogadores preservados de volta. A boa imagem deixada em Curitiba pode ser um combustível para um bom resultado em Belo Horizonte.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025













25/11/2025