Grêmio vê acerto de estratégia e aposta em pressão maior no Bahia em jogo da Copa do Brasil

Tricolor apostou em utilizar força máxima em partida pelo Brasileirão


Fonte: Gauchazh

Grêmio vê acerto de estratégia e aposta em pressão maior no Bahia em jogo da Copa do Brasil
Fonte: Gauchzh
Lucas Uebel / Divulgação Grêmio
Grêmio chegou aos 26 pontos após a vitória sobre o Bahia

A aposta do Grêmio deu certo. Renato Portaluppi resolveu arriscar e foi recompensado pela ousadia de utilizar força máxima no primeiro da série de três jogos contra o Bahia. A vitória do último sábado (1) por 2 a 1, em partida válida pela 13ª rodada no Brasileirão, coloca a equipe em situação confortável no Brasileirão. 

O Tricolor chegou aos 26 pontos e se manteve em segundo lugar na tabela, igualando seu melhor desempenho nesta fase da competição na Era dos pontos corridos, e dá fôlego em sua perseguição ao Botafogo pela liderança. Em 2015, o time também alcançou esse rendimento nas 13 rodadas inicias.

Mas a vitória do último sábado também recompensa a aposta de que o ambiente desta terça-feira (4) na Arena Fonte Nova, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, será menos hostil ao clube gaúcho pela situação delicada dos baianos na luta contra o Z-4.

A possibilidade de aumentar a pressão da torcida baiana pela má fase no Brasileirão foi um fator a mais no processo que levou o técnico gremista a definir pela utilização de força máxima no final de semana. Sem o risco de desvantagem na parte física pelo Bahia também ter utilizado titulares, Renato entendeu que a vitória será aliada no meio da semana.

— Conhecemos bem o adversário, não apenas pela partida de hoje (sábado). O Bahia poderia receber uma pressão maior pela situação delicada que enfrenta no Brasileirão. É importante na parte psicológica pela pressão. Terça-feira vamos medir forças novamente. Hoje (sábado) conseguimos uma vitória importantíssima — comentou Renato.

Com 72 horas entre o fim do jogo de sábado e o início da partida desta terça, a recuperação física dos jogadores é tratada como prioridade pela comissão técnica do Grêmio. Na avaliação de Renato, não será necessário poupar ninguém pelos cuidados tomados com o sono, a alimentação controlada e o desgaste menor em decorrência da ida para Salvador em voo fretado. 

— O único jogador que conversei antes do jogo foi com o Suárez. É viagem, dois jogos seguidos, ele pediu para jogar 45 ou 60 minutos e que iriamos conversando. Preparei duas ou três escalações e só quem iria jogar sabia. Se tivemos desgaste, o Bahia também teve. Mediremos forças na terça-feira. Estamos bem na parte física. É muito importante o voo fretado. Temos cuidado alimentação e sono. O trabalho de todos os departamentos nos fez conseguir todas essas vitórias importantes — afirmou o técnico gremista.

Dividindo atenção em duas competições, e sem a sequência de três jogos por semana, a ordem no clube é utilizar o que se tem de melhor à disposição no grupo de jogadores.

— Sabemos que é pouco tempo de recuperação, mas temos que trabalhar da melhor maneira para chegarmos bem com o tempo que temos. Eles também não terão mais prazo. É recuperar para chegarmos na terça da melhor maneira — disse Cristaldo, autor do primeiro gol da vitória.  

Antes da virada de chave para o foco na Copa do Brasil, a orientação no Grêmio era de ter força máxima no Brasileirão. O sonho de buscar o tricampeonato brasileiro, e que esteve próximo em algumas oportunidades nos últimos 26 anos, é repetido por jogadores e Renato Portaluppi como combustível para o momento.

— Tem muita coisa pela frente ainda. Trabalhamos em silêncio, buscando jogadores dentro do que o clube pode fazer. O que me move é a vontade de ser campeão. Estamos com força máxima nas dias competições para buscar os títulos. É cedo ainda, mas trabalhamos para isso. Copa do Brasil é um mata-mata de 180 minutos. Trabalhamos para estar no pelotão da frente do Brasileirão e passar à próxima fase na copa — projetou Renato.

A única mudança prevista da vitória do último sábado para o jogo de terça-feira é o retorno de Bruno Alves ao time titular. O zagueiro precisou ficar de fora da partida pelo Brasileirão por conta de seu empréstimo do São Paulo ter se encerrado no dia 30 de junho e a necessidade de aguardar a abertura da janela de transferências hoje para registrar o novo vínculo na CBF.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025









25/11/2025