Grêmio sofre com "lei do ex", mas faz no fim e arranca empate contra Bahia


Fonte: UOL

Grêmio sofre com lei do ex, mas faz no fim e arranca empate contra Bahia
Partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil acabou com placar de 1 a 1 Imagem: SAN JR/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grêmio sofreu com a "lei do ex", mas arrancou um empate de 1 a 1 contra o Bahia nos acréscimos e deixou em pé de igualdade a disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. O jogo de ida das quartas foi disputado na Fonte Nova, em Salvador.

O resultado deixa as equipes dos Renatos (Paiva e Gaúcho) na mesma situação para a partida de volta. Só um deles avança à próxima fase do torneio.

Os times decidem a vaga na semifinal na próxima quarta-feira (12), desta vez em Porto Alegre. Antes disto, no fim de semana, o Bahia encara o Cuiabá, enquanto o Grêmio recebe o Botafogo — ambos os jogos são válidos pelo Campeonato Brasileiro.

O 1° tempo ficou marcado por alternâncias e poucos lances de perigo. O Bahia começou melhor e até viu o adversário reagir, mas encerrou os 45 minutos iniciais mais agudo e esboçando uma pressão.

Na metade final, os gaúchos desligaram e sofreram com a "lei do ex" com o gol de Everaldo, marcado antes dos dois minutos. O Grêmio, no entanto, conseguiu um gol salvador com Cuiabano já nos acréscimos.

Desfalque de última hora. Escalado como titular por Renato Gaúcho, Luis Suárez frustrou os gremistas e não atuou: o uruguaio sentiu dores no aquecimento e voltou para o vestiário antes dos companheiros. Sem condições de jogo, ele foi substituído por Vina às pressas.

Mandantes ditam o ritmo. O começo da partida teve o Bahia incomodando o adversário, que acabou encurralado e sem conseguir agredir a meta de Marcos Felipe. Ademir e Kayky foram os mais perigosos pelas pontas e deram trabalho ao trio de zaga do clube gaúcho até os 15 minutos.

Grêmio estabiliza. Aos poucos, os visitantes colocaram a bola no chão e neutralizaram o ritmo baiano. A primeira investida foi de Vina, que carregou pelo meio e ganhou um escanteio após chute de fora da área. Depois, João Pedro e Reinaldo deram o "troco" pelos lados e assustaram com cruzamentos.

Torcida empurra, e Bahia retoma controle. As tentativas gremistas cessaram na metade final do 1° tempo, quando os donos da casa, incentivados por uma cheia Fonte Nova, voltaram a dominar o ritmo e obrigaram Gabriel Grando a trabalhar em batidas de Cauly e Kayky.

Ex-Grêmio brilha e marca. Os visitantes voltaram do intervalo desatentos e foram punidos por um adversário pilhado. Logo no primeiro minuto da 2ª etapa, o Bahia engatou um contra-ataque letal que acabou nos pés de Everaldo: o atacante gaúcho, que passou pela base gremista, recebeu passe de Ademir e, com categoria, balançou as redes e deixou o placar em 1 a 0.

Kayky ginga e irrita gremistas. A partida ficou tensa de vez aos 13 minutos, quando Kayky deu um drible desconcertante em Kannemann e passou por Reinaldo antes de Carballo afastar para escanteio. O ponta e o volante se chocaram e iniciaram um empurra-empurra generalizado, controlado pouco depois por Ramon Abatti Abel — ninguém tomou cartão.

Pênalti? Os comandados de Renato Gaúcho reclamaram bastante de um lance ocorrido aos 21 minutos. Na ocasião, Bruno Uvini aproveitou cobrança de escanteio para cabecear e viu a bola bater no braço de Rezende, que subia junto ao gremista no lance. O árbitro esperou a decisão do VAR e mandou o jogo seguir.

Esquema desfeito e gol heroico de Luis (Soares). O sistema com três zagueiros do Grêmio ruiu quando Kannemann deu lugar a Ferreira — André e Cuiabano também foram acionados. Foi o último do trio que iniciou na reserva, aliás, o responsável por virar herói: Luis Soares, o Cuiabano, aproveitou cruzamento de Reinaldo e, no rebote de Marcos Felipe, cumpriu bem a função do quase homônimo Luis Suárez, deixando tudo igual para a semana que vem: 1 a 1.

Data e horário: 4 de julho de 2023, às 21h (de Brasília)
Motivo: ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Chávez, Kanu, Diego Rosa e Lucas Mugni (BAH); Villasanti (GRE)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Everaldo (BAH), a 1 min do 2° tempo; Cuiabano (GRE), aos 49 min do 2° tempo

BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Chávez; Rezende, Acevedo e Cauly (Lucas Mugni); Ademir (Ryan), Kayky (Diego Rosa) e Everaldo (Éverton). Técnico: Renato Paiva

GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan), Cristaldo (Cuiabano), Bitello e Reinaldo; Vina (André). Técnico: Renato Gaúcho



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025









25/11/2025