Bons e maus momentos: como foram os últimos anos de Iturbe, novo reforço do Grêmio

Argentino naturalizado paraguaio oscilou nas passagens recentes por México e Grécia


Fonte: Globo esporte

Bons e maus momentos: como foram os últimos anos de Iturbe, novo reforço do Grêmio
Divulgação/ARIS F.C.

Em Porto Alegre desde a última terça-feira para assinar com o Grêmio, Juan Manuel Iturbe vem de temporadas onde oscilou bons e maus momentos, como foi durante toda carreira. Os desafios mais recentes do atacante de 30 anos foram no México e na Grécia. Por último, estava no Aris.

Iturbe não teve a carreira que muitos esperavam no início de sua trajetória. O atacante nascido na Argentina, mas que defende a seleção paraguaia desde 2016, era tratado como grande joia quando surgiu no Cerro Porteño, mas não confirmou tamanha expectativa.

Não há como deixar de relacionar Iturbe ao termo "novo Messi". Baixinho, veloz e driblador, o jogador despontou no Paraguai sendo comparado com a grande estrela argentina. Logo que completou 18 anos, deu salto para a Europa ao chegar no Porto, mas pouco jogou.

Além do gigante português, Iturbe acumulou passagens por River Plate, Verona, Roma, Bournemouth e Torino, até partir para o México, em meados de 2017. O atleta teve rápida trajetória por Tijuana e Pachuca, mas foi no Pumas onde mais atuou na carreira.

- Juan é um jogador que se caracteriza por sua velocidade e potência, tem uma troca de ritmo muito importante. Nós o trazemos ao Pumas saindo de uma lesão, e se recuperou e virou titular. Foi muito importante nas finais que pudemos jogar. Não terminou de se consolidar como titular porque vinha saindo da recuperação, mas nos ajudou muitíssimo - relatou o técnico Andrés Lillini em contato com o ge.

Lillini, 48 anos, é argentino e trabalhou com Iturbe no Pumas entre 2020 e 2021. Juntos, foram finalistas do torneio Apertura no México. Além das quatros linhas, o treinador também elogiou o lado humano do jogador - disse ser um "rapaz dócil" e "muito boa pessoa".

Anos antes, Lillini trabalhou nas categorias de base do CSKA Moscou e teve uma primeira amostra de Iturbe, à época na Roma, onde viveu dos melhores momentos no futebol europeu. O atacante marcou um gol em goleada por 5 a 1 sobre o time russo na Liga dos Campeões.

- Em ambos os lugares jogava pelos lados, quando o coloquei no Pumas, quanto na Roma. Marca muita diferença física, é forte, sempre está bem no sentido de não sofrer fisicamente. É canhoto, tem uma pegada com sua característica potente. É muito forte com a bola - ressaltou.

Foi no Pumas que Iturbe teve seus melhores números na carreira. Foram 93 jogos em três anos, sendo o clube em que mais atuou. Com 12 gols marcados, teve sua passagem mais "artilheira". Em meados de 2021, voltou ao Velho Continente para atuar no Aris, da primeira divisão grega.

Juan Manuel Iturbe comemora gol pelo Aris, da Grécia — Foto: Divulgação/ARIS F.C.

Juan Manuel Iturbe comemora gol pelo Aris, da Grécia — Foto: Divulgação/ARIS F.C.

"Nunca correspondeu às expectativas"

Juan Iturbe chegou à Grécia com pompa, para ser um dos principais nomes do Aris. O time Tessalônica é tradicional no país, com três títulos nacionais, embora conquistados entre as décadas de 1920 e 1940.

Durante as duas temporadas no clube, Iturbe sempre "encaminhou" a contratação do atleta. Na terça, ele desembarcou em Porto Alegre para realizar exames médicos e assinar contrato até o fim do ano, com opção de renovação por mais uma temporada.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025









25/11/2025