Tiquinho Soares antes da fama: como foi a passagem do artilheiro do Brasileirão pelo interior gaúcho

Atacante do Botafogo volta ao Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio quase 10 anos após atuar por clubes do estado. Chamado de Soares na época, ele chegou a marcar contra o Inter


Fonte: Globo esporte

Tiquinho Soares antes da fama: como foi a passagem do artilheiro do Brasileirão pelo interior gaúcho
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Rival do Grêmio neste domingo, artilheiro e líder do Brasileirão com o Botafogo, Tiquinho Soares voltará ao Rio Grande do Sul após nove anos. Entre 2013 e 2014, o centroavante atuou em três times do interior gaúcho, bem antes de brilhar na Europa e retornar ao Brasil para ter sucesso no clube carioca.

Paraibano da cidade de Sousa, Tiquinho iniciou a carreira em Alagoas, no Corinthians, e peregrinou por vários clubes do país. Em 2013, quando atuava pelo CSP (Centro Sportivo Paraibano), foi emprestado ao Cerâmica, clube de Gravataí hoje inativo, em meio à disputa do Campeonato Gaúcho.

Na época, o presidente do clube nordestino queria negociar jogadores com o time gaúcho. Entre os atletas oferecidos, estava o jovem Soares, então com 22 anos. O Cerâmica buscou informações e resolveu apostar no centroavante.

– Apostamos nele, trouxemos da Paraíba, foi o primeiro clube dele no Rio Grande do Sul. Foi um risco grande, um jogador vindo do Nordeste, que ninguém conhecia, um clube que não pode errar nas contratações, mas deu certo – destaca Rafael Jacques, hoje técnico de futebol, mas na época gerente de futebol do Cerâmica.

– Foi uma aposta boa, ele fez alguns gols e mostrou qualidade. Jogador de muita força, que sabe fazer gol e já tinha essas características desde aquela época. Não me surpreende o sucesso que tem feito no Botafogo, nem no Porto. É um jogador, como está acontecendo, que vai brigar pela artilharia do que disputar – acrescenta.

Tiquinho Soares, no Cerâmica, disputa jogada com Pará, do Grêmio, em partida na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Tiquinho Soares, no Cerâmica, disputa jogada com Pará, do Grêmio, em partida na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

No total, Tiquinho realizou nove jogos naquele estadual, todos como titular, com dois gols marcados. Sua penúltima partida, aliás, foi contra o Grêmio, adversário deste domingo, também na Arena. Soares atuou por 82 minutos na derrota do seu time por 1 a 0.

Jacques revela, inclusive, que o Inter o contatou na época e enviou um observador para acompanhar Tiquinho de perto em um jogo do Gauchão. O Colorado, porém, preferiu não tentar a contratação do jogador.

Ainda em 2013, Soares retornou ao CSP e passou pelo Treze-PB. No ano seguinte, voltou a terras gaúchas. O centroavante foi contratado pelo Veranópolis para seu segundo Gauchão na carreira. Desta vez, o jogador atuou mais e mostrou um pouco mais sua veia artilheira.

Tiquinho fez os 16 jogos da equipe no estadual, embora tenha o Grêmio, o segundo. Os dois times se enfrentam às 18h30 deste domingo, na Arena, pela 14ª rodada.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025









25/11/2025