Renato Gaúcho desabafa e faz "desafio" a chefe da comissão de arbitragem: "Essa é tua função"

Grêmio perdeu por 2 a 0 para o líder Botafogo neste domingo (9) pela 14ª rodada…


Fonte: ESPN

Renato Gaúcho desabafa e faz desafio a chefe da comissão de arbitragem: Essa é tua função

Após a derrota do Grêmio para o Botafogo por 2 a 0, neste domingo (9), pelo Brasileirão, Renato Gaúcho fez um forte desabafo e teceu críticas ao trabalho feito por Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

O treinador reclamou de um pênalti não marcado em Bitello ainda no 1º tempo, quando o jogo estava 0 a 0. Depois, o comandante ainda relembrou de outros lances da equipe gaúcha nos últimos jogos e fez duras cobranças quanto ao uso correto do árbitro de vídeo.

""O Flávio Rodrigues de Souza é um dos melhores do Brasil. O meu recado, hoje, vai para o Seneme. Eu estou calado já há alguns jogos e não gosto de falar de arbitragem. Perdi o jogo e não é por isso que vou fazer essa reclamação. Estou reclamando porque falei agora com a diretoria no vestiário e me autorizaram a falar. Não vou atacar o Seneme, pelo contrário. Eu vou dar três, quatro lances para ele. O gol anulado contra o Cruzeiro, inclusive era o mesmo árbitro, que nem teve culpa. Um pênalti legítimo em cima do Franco na Bahia. Pênalti legítimo contra o mesmo Brasil na Copa do Brasil, zagueiro com braço aberto. Hoje o jogo estava 0 a 0 e tivemos um pênalti para o Bitello"", começou por afirmar.

""Seneme, você está cobrando a arbitragem? Eu quero saber o que se faz com o VAR. Por que o VAR não tem chamado os árbitros de campo nesses lances? Eu estou falando isso porque tenho convicção do que estou falando, vi agora no vestiário o lance. E não é porque perdemos o jogo, estou tranquilo"", questionou.

Renato citou ainda o pênalti polêmico marcado a favor do Santos na vitória contra o Goiás também neste domingo (9), que gerou muita reclamação por parte dos esmeraldinos. Em tom de ironia, o treinador pediu explicações ao chefe de comissão de arbitragem.

""Agora eu quero saber, Seneme. Você vem a público e me explica se é pênalti ou não é. Mostra o lance do jogo do Santos contra o Goiás e pega o nosso lance contra o Bahia. Aí você vem a público e explica o que é pênalti e o que não é. Eu não vou dar minha opinião, você (Seneme) que tem que explicar. Chega de defender a arbitragem! Os árbitros brasileiros são muito bons, mas eles têm a máquina que chama VAR. Ele serve para corrigir e eu não tenho visto isso. E nos últimos jogos o Grêmio tem sido prejudicado. Por que? Alguma coisa contra o Grêmio? Por que o VAR não chama? Eu não entendo certas coisas no futebol!"", disparou.

Relacionado

Marcos Braz compara possível pênalti em Everton Ribeiro com lance marcado a favor do Palmeiras: "Está ficando feio"

Dirigente do Goiás diz que arbitragem foi "covarde" e detona comissão de arbitragem da CBF: "Enojado"

O técnico do Grêmio reiterou ainda que muitos dos erros que aconteceram recentemente foram por causa do mau uso do VAR, que, para ele, não tem chamado o árbitro para olhar lances decisivos.

""Eu venho cobrando da diretoria, eles mandaram um documento para a CBF reclamando desses erros da arbitragem. O Grêmio vai muito bem, obrigado. Mas você (Seneme) tem que cuidar melhor do VAR, essa é tua função. E eu gostaria muito que você viesse à público, visse esses lances e explicasse para que eu pudesse aprender a regra do futebol. Porque realmente ter o VAR e não usar, é demais. Ou usar errado. E a gente tem visto muitos erros que o VAR não tem chamado. Eu estou aqui sempre defendendo a arbitragem, mas não vou ficar calado. Alguma coisa tem que ser feita. É a primeira vez que estou falando de arbitragem e espero que seja a última. Eu não quero ser beneficiado, quero que o VAR chame na hora que tem um lance definitivo. Puxar camisa só é falta fora da área? O árbitro não é obrigado a ver tudo no campo, mas por que o VAR não chamou?"", perguntou.

Renato disse ainda que é ""inadmissível"" cometer tantos erros com o auxílio de uma máquina para revisar os lances e voltou a desafiar Seneme em tom de ironia.

""Com o VAR é inadmissível a arbitragem cometer erros. A palavra é essa: inadmissível. Tem a máquina! Não é possível! Eles estão vendo o lance, várias pessoas analisando, com todo o tempo do mundo. É inadmissível eles errarem com a máquina. Por isso que estou perguntando para o Seneme. E Seneme, não leve a mal não! Isso aqui é uma crítica construtiva, estou falando para o bem do futebol brasileiro. É inadmissível alguns erros infantis no futebol brasileiro, não é só o Grêmio. Outras equipes também têm sido prejudicadas"", afirmou.

""Eu falo que é inadmissível porque eles têm toda a tranquilidade do mundo para apitarem, deixarem seguir o lance e irem até o VAR. Desde que o VAR apareceu eu tenho falando que ele tem que parar de apitar os jogos. Se o árbitro é autoridade máxima, ele que vai decidir. O cara do VAR não pode falar que não foi pênalti. Por que não chama em todos os lances duvidosos? O VAR quando decide que foi pênalti, chama o árbitro. E quando acha que não foi, não chama. E muitas vezes é pênalti! Não é possível chamar todos os lances para não ter 4 horas de jogo"", completou.

""Mas no lance do Bitello, não tem que chamar? O árbitro falou na hora que não foi pênalti, mas ele pode não ter visto o puxão na camisa. Tem coisas que não entendo! Então volta aos tempos antigos! O VAR veio para ajudar, mas não estão sabendo usar. E isso que chamo de inadmissível. Até quando? Um clube pode perder um título, pode perder uma classificação. E quem fica com esse prejuízo? Eu gosto da arbitragem brasileira, minha queixa sempre foi que o VAR tem que parar de apitar. O lance duvidoso, tem que chamar!"", finalizou.

Dentro de campo, o Grêmio parou em boas defesas de Lucas Perri e terminou a rodada na 3ª colocação com 26 pontos, mesma pontuação do vice Flamengo. Eduardo e Carlos Alberto marcaram para o Botafogo, que abriu 10 pontos de vantagem no topo da tabela.

Próximos jogos do Grêmio:

Bahia (C) - 12/07, 19h - Copa do Brasil

Atlético-MG (C) - 22/07, 21h - Brasileirão

Goiás (F) - 31/07, 20h - Brasileirão



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025









25/11/2025