Grêmio x Botafogo: CBF divulga áudios do VAR e concorda com não marcação de pênalti em Bitello

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme diz que árbitro acertou em lance que provocou muita reclamação do técnico Renato Portalupi


Fonte: Globo esporte

Grêmio x Botafogo: CBF divulga áudios do VAR e concorda com não marcação de pênalti em Bitello
Reprodução

A CBF divulgou nesta terça-feira os áudios do VAR da partida entre Grêmio x Botafogo, com análise dos lances pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme. Um deles, de suposto pênalti de Marçal em Bitello, causou reclamações do técnico Renato Portaluppi. O ex-árbitro, porém, concordou com a decisão de Flávio Rodrigues de Souza, que apitou o jogo na Arena.

A jogada em questão aconteceu aos oito minutos do segundo tempo. Bitello recebeu na área, deu um toque para tirar de Marçal e caiu, mas o árbitro não marcou a penalidade. Naquele momento, o confronto estava empatado sem gols. O Botafogo venceu por 2 a 0.

Após a partida, Renato criticou muito a decisão da arbitragem e citou Seneme nominalmente, solicitando ao ex-árbitro que analisasse o lance, se era pênalti ou não. No programa "Papo de Arbitragem", da CBF, foram divulgados áudios de Flávio e do VAR.

– Tudo certo, tudo legal. Tem o braço, a camisa estica um pouco, mas é leve e não é o que derruba ele (Bitello). Ele sente esse contato e cai – disse Flávio Rodrigues de Souza.

– Normal. Tem esse contato do braço, mas não é impactante para ele (Bitello) cair, não é o suficiente para derrubar – confirmou o VAR.

Wilson Seneme analisou a jogada e concordou com a decisão de campo.

– Vem uma bola em zona difícil, o Flávio de Sousa é muito claro no que fala. Ele vê um agarrão, mas não impacta na queda do jogador, é muito leve para a queda do jogador. Nos remete à regra, o que é agarrão? Como futebol é dinâmico, de muito contato físico, o simples fato de agarrar camisa não constitui uma infração. Tem que ter impacto nos movimentos do jogador, impedir ou dificultar que esse jogador jogue. Na nossa visão, o Flávio interpreta que essa mão tem potencial para se tornar infração, mas perde peso quando o jogador desiste de acompanhar a jogada e vai ao chão. Talvez se ele tivesse seguido na ação e o jogador não soltasse ele, provocaria uma infração, que é a situação de impedir que o jogador jogue, mas não é esse tipo de contato entre jogadores de agarrão que queremos sancionar – afirmou Seneme.

Lance de Marçal e Bitello em Grêmio x Botafogo — Foto: Reprodução

Lance de Marçal e Bitello em Grêmio x Botafogo — Foto: Reprodução



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025









25/11/2025