Cinco motivos para acreditar na classificação do Grêmio às semifinais da Copa do Brasil

Tricolor precisa de qualquer vitória na Arena para eliminar o Bahia e avançar no torneio


Fonte: Globo esporte

Cinco motivos para acreditar na classificação do Grêmio às semifinais da Copa do Brasil
Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio decide sua vida na Copa do Brasil nesta quarta-feira. Às 19h, a equipe recebe o Bahia, na Arena, para o jogo de volta das quartas de final. Na ida, em Salvador, empate em 1 a 1. Com isso, o time gaúcho garante vaga as semifinais com qualquer vitória.

Na noite de terça, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu o adiamento do jogo por conta do alerta de ciclone no Rio Grande do Sul. No Grêmio, se considerava uma mudança na data como quase "impossível", apesar da preocupação do clube sobre o assunto.

Apesar da derrota para o Botafogo, líder do Brasileirão, no último compromisso, o Grêmio segue em alta na temporada, digna de elogios do técnico Renato Portaluppi. A força da equipe na Arena e o bom retrospecto contra o rival baiano são trunfos para avançar no torneio.

Assim, o ge lista cinco motivos para o torcedor do Grêmio acreditar na classificação na Copa do Brasil.

Tradição copeira

O clube tem relação íntima com a Copa do Brasil. Primeiro campeão do torneio, em 1989, é o segundo maior vencedor da história da competição, com cinco títulos, sendo o primeiro clube a ser tetra (2001) e depois pentacampeão (2016). As outras conquistas ocorreram em 94 e 97.

Também foram mais quatro vice-campeonatos da competição, o que resulta na presença em nove finais. Isso torna o Tricolor o maior finalista do torneio.

Além disso, o Grêmio é quem mais avançou às semifinais da competição, junto com o Flamengo. O time esteve 15 vezes entre os quatro melhores. A tradição de "copeiro" já foi ressaltada depois do gol nos acréscimos no primeiro jogo, quando Cuiabano empatou para os gaúchos.

Histórico contra o Bahia

O rival gremista nas quartas de final traz boas recordações em mata-matas. O Grêmio encarou o Bahia quatro vezes na história da Copa do Brasil e avançou em todos os confrontos: 1989, 2005, 2012 e 2019.

Destes, três foram pelas quartas de final, mesma fase atual do torneio. Na última, os times também empataram na ida, mas em Porto Alegre, e os gaúchos venceram a volta em Salvador.

Força em casa

Ainda que tenha perdido a invencibilidade de mais de 10 meses na Arena, o retrospecto do Grêmio em casa no ano segue bastante positivo. Em 19 partidas como mandante, sendo 18 na Arena, o time acumula 14 vitórias e quatro empates, para mais de 80% de aproveitamento.

O clube já recebeu mais de 600 mil torcedores na soma dos jogos, e média acima de 31 mil gremistas. Para a noite desta quarta-feira, a previsão é de pelo menos 40 mil pessoas na Arena. No entanto, o número pode baixar a partir do alerta de ciclone extratropical que pode atingir o Rio Grande do Sul.

Atuações recentes e Suárez presente

A utilização de Luis Suárez tem sido uma incógnita nas últimas semanas. Basta lembrar que no jogo de ida o uruguaio estava escalado no time titular, mas sentiu dores no joelho direito durante o aquecimento.

Suárez em último treino do Grêmio antes de enfrentar o Bahia — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez em último treino do Grêmio antes de enfrentar o Bahia — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Depois de participar da derrota para o Botafogo, Suárez participou do treino na véspera do confronto com os baianos. Apareceu nas imagens divulgadas pelo Grêmio, que não confirmou os relacionados para a partida. Ainda assim, a tendência é de que o camisa 9 esteja à disposição e é um trunfo gremista sempre que está em campo.

Justamente com a ajuda de Suárez, o Grêmio é o terceiro colocado no Brasileirão, com a mesma pontuação do vice-líder, e vem de bom desempenho recente. Mesmo nas derrotas para Flamengo e Botafogo, as únicas nos últimos 12 jogos, as atuações do time receberam elogios de Renato. A equipe criou chances e fez bons enfrentamentos, apesar dos resultados adversos.

Esquema consolidado

Em mais de uma oportunidade, Renato disse ter "reinventado" o Grêmio. De fato, o time se moldou ao que o técnico tinha à disposição no elenco, especialmente na escassez de jogadores de velocidade pelos lados do campo.

O esquema com três zagueiros passou a ser utilizado com mais frequência a partir do Gre-Nal vencido na Arena, e a equipe venceu sete jogos em 10 disputados. A tendência é que a estrutura seja mantida nesta noite.

Time do Grêmio comemora vitória na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Time do Grêmio comemora vitória na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2025



25/11/2025