Renato no Atlético-MG, Felipão no Grêmio: qual a história dos técnicos em seus adversários?

Grêmio e Atlético-MG se enfrentam neste sábado (22), em Porto Alegre, pela 16ª…


Fonte: ESPN

Renato no Atlético-MG, Felipão no Grêmio: qual a história dos técnicos em seus adversários?
Arte ESPN

Derrotado pelo Botafogo no dia 09, o Grêmio faz seu reencontro com o Campeonato Brasileiro neste sábado (22), já que o duelo diante do Corinthians, inicialmente marcado para o dia 15, foi adiado pela CBF. E o retorno à competição não poderia ser mais especial para o torcedor tricolor, que verá Renato Portaluppi e Luiz Felipe Scolari frente a frente.

Mas não é apenas Felipão quem tem história com o rival pela 16ª rodada do Brasileirão.

Adversário do time gaúcho na Arena Grêmio, às 21h (de Brasília), o Atlético-MG ficou marcado de diversas maneiras na trajetória de Renato Gaúcho, como jogador e treinador.

Com a bola nos pés, o ex-atacante viveu "entre tapas e beijos" com torcedores atleticanos e não economizou nas provocações em partidas marcantes quando defendia Flamengo e depois o grande rival Cruzeiro, nos primeiros anos da década de 1990.

O que nem mesmo o próprio Renato poderia prever é que acabaria sendo recebido com festa no aeroporto de Confins. Seduzido pelo projeto que ficou conhecido como "Selegalo", o craque acertou com o Atlético-MG em 1994.

"Renato, Doidão...teu lugar é no Galão", cantavam os torcedores no desembarque de Renato em Minas Gerais.

Mesmo sendo apresentado em um pacote de reforços que contava com Adilson Batista, Eder Aleixo e Neto, Renato Gaúcho não conseguiu repetir o mesmo sucesso de outros tempos e deixou o clube com apenas 4 gols em 15 jogos disputados.

Já como treinador, Renato tem os confrontos diante do Atlético-MG guardados com carinho.

Foi justamente contra o Galo, em 2016, que ele conquistou seu primeiro título como técnico do Grêmio: a Copa do Brasil.

Dominante na última década, o treinador tem um retrospecto positivo diante dos mineiros: oito vitórias, dois empates e quatro derrotas em 14 jogos na carreira de treinador.

Mas se Renato Gaúcho tem uma relação de altos e baixos com o rival deste sábado, o mesmo não pode ser dito de Luiz Felipe Scolari.

Apontado como um dos maiores técnicos da história do Grêmio, Felipão é o segundo treinador com mais jogos no comando da equipe (389) e foi superado apenas por Portaluppi.

Scolari faturou sete títulos em suas quatro passagens à frente do Imortal: Libertadores (1995), Copa do Brasil (1994), Brasileirão (1996), Recopa Sul-Americana (1996) e três Campeonatos Gaúchos (1987, 1995 e 1996).

O histórico do confronto direto entre Renato Gaúcho e Luiz Felipe Scolari soma oito partidas, com quatro triunfos para Felipão, três para Renato e um empate.

Próximos jogos do Grêmio

Atlético-MG (C): 22/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão

Goiás (F): 31/07, 20h (de Brasília) - Brasileirão

Vasco (F): 06/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão

Próximos jogos do Atlético-MG

Grêmio (F): 22/7, 21h - Brasileirão

Flamengo (C): 29/7, 21h - Brasileirão

Palmeiras (C): 2/8, 21h30 - CONMEBOL Libertadores



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



















24/11/2025