Posicionamento, números e participação: a estreia de Ronald no Grêmio

Volante de 20 anos anotou o gol da vitória sobre o Atlético-MG


Fonte: Gauchazh

Posicionamento, números e participação: a estreia de Ronald no Grêmio
Fonte: Gauchzh
Lauro Alves / Agência RBS
Ronald balançou as redes para vitória que recolocou o Grêmio na vice-liderança

A vitória sobre o Atlético-MG, no sábado (22), pela 16ª rodada do Brasileirão, marcou a estreia em grande estilo de Ronald. Em sua primeira oportunidade como profissional, o volante iniciou como titular e foi responsável pelo gol que garantiu os três pontos para o Grêmio. GZH mostra como foi a atuação do garoto de 20 anos em números.

Sem Villasanti, com dores musculares, e com Pepê no departamento médico, os garotos Mila e Ronald eram as opções de Renato Portaluppi para manter a estrutura tática do Grêmio sem mexer em Bitello. Ainda que Mila tenha a experiência de já ter feito sete jogos no Brasileirão, ele foi preterido pelo estreante Ronald, de maior capacidade ofensiva e chegada ao ataque.

Essa característica de Ronald apareceu não apenas no lance do gol, quando venceu Igor Gomes no escanteio batido por Cristaldo e testou sem chances para Éverson. Ele chegou duas vezes para finalizar em lances que foi travado pela marcação.

Após a partida, Renato Portaluppi revelou que a jogada aérea havia sido um dos motivos que o levaram a decidir pela escalação de Ronald. Outro foi a maior capacidade de retenção de bola em relação a Mila.

— É um jogador bastante técnico, de bom passe, bola longa e é muito bom de cabeça tanto defensivamente quanto ofensivamente. Treinamos bastante esse jogada. Sabíamos que o Atlético é um time alto, bom nesse tipo de jogada e a gente precisava ficar com a bola também no meio-campo. Nesse item, ele é melhor do que o Mila. Optei por ele exatamente por isso — declarou.

Reprodução / Sofascore
Ronald teve participação mais ofensiva do que Carballo

O mapa de calor da partida mostra como Ronald teve um posicionamento ofensivo maior do que Carballo na dupla de volantes no sistema 3-4-2-1 de Renato.

Ronald foi substituído aos 23 do segundo tempo para a entrada de Mila. Nos 68 minutos em que esteve em campo, ele acertou 26 passes (84% de efetividade) e venceu quatro de cinco duelos que disputou pelo chão. Pelo alto, teve três disputas e venceu uma. Foram dois desarmes feitos. 

Ronald contra o Atlético-MG

  • 68 minutos jogados
  • 1 finalização no gol
  • 2 finalizações bloqueadas
  • 26 passes certos (84% de efetividade)
  • 45 toques
  • 2 desarmes


VEJA TAMBÉM
- Grêmio define grupo e sede para participação na Copa São Paulo 2026.
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



















24/11/2025