Morre Adalberto Preis, ex-dirigente do Grêmio

Preis passou por diversas áreas da gestão do clube


Fonte: Gauchazh

Morre Adalberto Preis, ex-dirigente do Grêmio
Fonte: Gauchzh
FOTO: RODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA / Gremio.net
Adalberto Preis foi o vice de futebol campeão da Copa do Brasil de 2016

Morreu na noite desta segunda-feira (24) Adalberto Preis, 79 anos. O ex-dirigente do Grêmio sofreu uma parada cardíaca durante um jantar com seus familiares e não resistiu. Advogado de formação, Preis passou por diversas áreas da direção do clube. Além da atuação na administração e no jurídico, também colaborou com o clube no departamento de futebol.

Natural de Criciúma, criado em São Paulo e formado em Direito, Preis iniciou sua trajetória no Tricolor na metade da década de 70 como diretor jurídico. Desde então, sempre esteve ao lado do clube do seu coração nos momentos mais importantes. 

Em 1982, foi eleito vice-presidente pela primeira vez, atuando na área da administração. No ano seguinte, conquistou a Libertadores e o Mundial como vice-presidente para assuntos especiais na gestão de Fábio Koff.

Em 1985 e 1986 atuou pela primeira vez como vice de futebol conquistando o Bicampeonato Gaúcho e comandando a delegação em excursões vitoriosas pela América Central, África e Europa, onde o Tricolor venceu torneios importantes como o troféu Palma de Mallorca, batendo o Barcelona, a Phillips Cup e o Torneio de Roterdã, ganhando do Bayern de Munique.

Em 2003 e 2004, também como vice-presidente, implantou no Clube o Planejamento Estratégico. Também em 2004, foi eleito vice-presidente do Conselho Deliberativo, tornando-se membro do Conselho Consultivo.

Nos anos 2000, também foi vice de administração nas gestões de Fábio Koff e Romildo Bolzan, além de ser presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa criada pelo Clube para gerir a construção da Arena e a mudança da instituição para sua nova casa.

Chegou a assumir a presidência do Grêmio de forma interina em várias oportunidades.  No último sábado, ele esteve entre os homenageados pelo aniversário de 40 anos do primeiro título da Libertadores gremista.

Adalberto Preis participou do retorno de Renato Portaluppi ao Grêmio em 2016.  Anunciado como vice de futebol, o dirigente costurou o retorno do técnico para assumir a equipe. A aposta no ídolo para o comando técnico da equipe, com a parceria de Valdir Espinosa como coordenador técnico, resultou na conquista do título da Copa do Brasil e o fim do período de 15 anos sem a conquista de títulos de expressão.

— O Dr. Adalberto Preis é uma das melhores pessoas que conheci dentro do Grêmio. Uma pessoa afetuosa, um amigo querido e um gremista gigante. Perdemos um grande ser humano. Que Deus abençoe a família e dê forças para que superem essa perda. Descanse em paz, meu amigo — disse Renato Portaluppi, que trabalhou com o dirigente como jogador e como técnico.

— No nosso grupo da Libertadores acabaram de avisar. Estava conosco no sábado. Muito triste. Peço que Deus conforte o coração de todos os familiares. Vou guardar a imagem dele deste último sábado, na comemoração dos 40 anos da conquista da Libertadores. Uma pessoa amável, que ajudou muito a todos. Ele fez muito pelo Grêmio. Deixa esse legado para o clube e serve de exemplo aos futuros dirigentes — relembrou Paulo Roberto, lateral do clube na década de 1980.

Na gestão de Romildo Bolzan, que durou entre 2015 e 2022, teve Adalberto Preis como um dos vices do Conselho de Administração.




VEJA TAMBÉM
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
- Grêmio x Palmeiras; Saiba onde assitir




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



















24/11/2025