Grêmio volta a não sofrer gol após oito jogos antes de encarar melhor ataque entre times da Série A

Time volta a ser vice-líder do Brasileirão às vésperas de encarar o Flamengo pela Copa do Brasil


Fonte: Globo esporte

Grêmio volta a não sofrer gol após oito jogos antes de encarar melhor ataque entre times da Série A
Lucas Uebel/Grêmio

De volta à vice-liderança do Brasileirão, o Grêmio voltou a ficar sem sofrer gol após oito partidas. Ainda que a defesa não preocupe Renato, o desafio que se aproxima do Tricolor será diante do melhor ataque entre times da primeira divisão nacional, o Flamengo, pela ida das semifinais da Copa do Brasil.

Antes da vitória pelo placar mínimo contra o Atlético-MG, o Grêmio havia ficado sem ser vazado pela última vez em 31 de maio, quando derrotou o Cruzeiro também por 1 a 0, no Mineirão, pela Copa do Brasil. Os gaúchos sofreram 34 gols na temporada, em 39 jogos.

No Brasileiro, são 20 gols sofridos e defesa melhor apenas que seis adversários, todos que estão entre os sete últimos da tabela: Santos (25), Goiás (26), Bahia (23), Coritiba (28), América-MG (33) e Vasco (25).

Renato já rechaçou preocupação, justificando que o ataque compensa os números defensivos. Em determinado momento, disse que prefere "ficar nessa média, tomar e fazer". Na Série A, o Grêmio tem 25 gols. Os melhores ataques são de Botafogo, Flamengo e Palmeiras, todos com 28, mas com um jogo a mais.

Na temporada, em geral, o Grêmio soma 68 gols em 39 jogos, uma média de 1,74. Por outro lado, o Flamengo marcou 91 gols no ano, mas com 48 partidas disputadas (1,89 de média). O time carioca é o melhor entre times da Série A – o Sport tem 98, em 50 jogos (1,96).

Gabriel Grando faz defesa em vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Gabriel Grando faz defesa em vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Para tentar segurar o ataque adversário, o Tricolor aposta no já consolidado esquema com três zagueiros. Renato reajustou o time durante a temporada e encontrou o sistema tático que mais lhe deu resultado. Ainda que sofra gols constantemente, a equipe teve seu melhor momento em 2023 a partir da mudança de esquema.

Bruno Alves, Kannemann e Bruno Uvini formam o trio de defesa, que ainda conta com a ajuda de João Pedro e Reinaldo pelas laterais. No meio, Carballo e Villasanti são os volantes - o paraguaio deve retornar de desconforto muscular e reforçar a equipe contra o Flamengo.

– O sistema defensivo está bem. Treinamos bastante. Um zagueiro ajudando o outro, dá segurança, assim achamos nosso esquema, tem dado certo. Eles têm se saído bem e praticamente os adversários têm tido poucas oportunidades – disse Renato após a vitória de sábado.

O comandante gremista pode, ainda, ganhar mais um reforço na zaga. Pedro Geromel tem participado das atividades com o grupo e se aproxima de retorno. O capitão não atuou na temporada por conta de lesão e cirurgia no joelho esquerdo.

O elenco completo do Grêmio se reapresentou na segunda-feira e iniciou a preparação para encarar o Flamengo, e Renato fechou o treino após o aquecimento. Nesta terça, a atividade será totalmente fechada. Na quarta, o duelo acontece às 21h30, na Arena.



VEJA TAMBÉM
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
- Grêmio x Palmeiras; Saiba onde assitir




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025















24/11/2025