Autor de gol do título do Grêmio na Libertadores de 1983 trava batalha para recuperar a saúde

César está em fase final de tratamento de câncer de próstata e precisa de cirurgias para colocação de próteses no quadril e no joelho, mas enfrenta dificuldades financeiras


Fonte: Globo esporte

Autor de gol do título do Grêmio na Libertadores de 1983 trava batalha para recuperar a saúde
Morgana Schuh/Grêmio

O Grêmio e sua torcida comemoram 40 anos do título da Libertadores de 1983 nesta sexta-feira, 28 de julho. Um dos nomes mais importantes daquela conquista hoje trava uma luta muito mais complicada do que as enfrentadas pelos gramados da América do Sul. Autor do gol da vitória sobre o Peñarol na final, César finaliza o tratamento de um câncer e enfrenta dificuldades para caminhar, além dos problemas financeiros para custear os tratamentos.

Hoje com 67 anos, o ex-camisa 9 foi diagnosticado com câncer de próstata no ano passado. Passou por cirurgia para retirada do tumor e encarou mais 37 sessões de radioterapia para completar o tratamento com a mesma força que superava zagueiros na década de 1980.

Conviveu também com infecções urinárias e até a possibilidade de amputação da perna em decorrência de uma infecção hospitalar. A batalha contra o câncer, talvez a mais difícil enfrentada por César desde a famosa Batalha de La Plata, está na reta final. O ex-atleta gremista passará por uma bateria de exames e novas consultas nos próximos dias para avaliar o quadro atual.

César, autor do gol do título do Grêmio na Libertadores de 1983 — Foto: Morgana Schuh/Grêmio

César, autor do gol do título do Grêmio na Libertadores de 1983 — Foto: Morgana Schuh/Grêmio

Além de tudo isso, ele também tem restrições de mobilidade. César ficou quase sem poder andar e procura ajuda a fim de realizar cirurgias para colocação de próteses de joelho e de quadril. No último sábado, na homenagem conduzida pelo Grêmio aos ex-campeões de 1983 na Arena, César usou uma bengala no gramado e uma cadeira de rodas para deslocamentos mais longos.

– Além do câncer, tem a mobilidade, problema do quadril e joelho. Isso prejudica. Provavelmente vai ter que fazer essa cirurgia, a gente não está tendo condições de realizar. No momento meu pai passa por dificuldades financeiras. Sente muita dor, não consegue andar direito. A qualquer momento pode ficar sem andar, estamos nessa luta. A cirurgia vamos conseguir com a ajuda de alguém ou com muito trabalho, se Deus quiser – contou Carlos Oliveira, filho de César, ao ge.

César mostra homenagem pelo título da Libertadores de 1983 na Arena — Foto: Arquivo pessoal

César mostra homenagem pelo título da Libertadores de 1983 na Arena — Foto: Arquivo pessoal

Os problemas nas articulações vêm dos tempos de jogador. O filho, Carlos, chegou a comparar a situação do pai com a de Luis Suárez, que convive com dores no joelho direito, e lembrou que ele precisava tomar injeções e medicamentos para jogar.

São oito centímetros de diferença entre uma perna e outra. César usa bengala para se locomover, quando consegue. Recebe um salário mínimo da prefeitura de São João da Barra (RJ) pelo emprego de monitor de esporte de escolinhas da cidade, sua única renda atual. O que hoje é insuficiente para arcar com todos os custos do tratamento.

A colocação de próteses seria a solução para minimizar os problemas e ter mais qualidade de vida. Na passagem de um dia por Porto Alegre, César foi homenageado na Arena, ganhou ânimo com o carinho recebido e também conversou com a diretoria do Grêmio. Tenta uma aposentadoria como ex-atleta de futebol para aumentar a renda e conseguir bancar a cirurgia.

– Com a comemoração dos 40 anos da Libertadores, ele me pediu (para ir), ficou motivado e orgulhoso de ser chamado para a homenagem, foi muito bom para a ele. O Grêmio é maior que tudo. Como ele ama o Grêmio, pediu muito para ir na festa, rever os amigos, voltar a sentir aquela emoção junto. Foi bom para ele – concluiu Carlos.

César, autor do gol do título do Grêmio na Libertadores em 1983 — Foto: Morgana Schuh/Grêmio

César, autor do gol do título do Grêmio na Libertadores em 1983 — Foto: Morgana Schuh/Grêmio



VEJA TAMBÉM
- Bomba! Jogadores do Grêmio são suspebsos pelo STJD após polêmica com arbitragem
- Grêmio em Jogo: Tricolor desafia o Palmeiras e projeta a Sul-Americana na Arena
- Grêmio x Palmeiras; Saiba onde assitir




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025














24/11/2025