Reizinho de volta: relembre 7 momentos de Luan no Grêmio

Meia-atacante fez primeiro treino com bola e foi apresentado oficialmente nesta terça-feira


Fonte: Globo esporte

Reizinho de volta: relembre 7 momentos de Luan no Grêmio
Eduardo Moura/GloboEsporte.com

Depois de participar do primeiro treino com bola, Luan foi apresentado oficialmente pelo Grêmio no início da tarde desta terça-feira. Aos 30 anos, o meia-atacante disse que quer "virar a página" após uma passagem frustrante pelo Corinthians e vai atrás de um recomeço no futebol.

Será difícil para os torcedores gremistas, porém, esqueceram da passagem anterior do camisa 7 pelo clube. Luan foi protagonista da retomada de títulos, com as conquistas da Copa do Brasil 2016 e Libertadores 2017, e também brilhou em clássicos Gre-Nais. Será que ele vai conseguir ter desempenho parecido no retorno ao clube?

Relembre abaixo sete momentos de Luan no Grêmio:

Estreia e primeiro gol

Luan chegou ao Grêmio em 2013, ainda para compor o elenco de base. No ano seguinte, fez sua estreia no time profissional no Gauchão. No dia 19 de janeiro, foi o camisa 10 de uma equipe apenas de garotos contra o São José, no gramado sintético do Passo D"Areia. O meia atuou os 90 minutos da derrota por 1 a 0.

Dez dias depois, em seu terceiro jogo pelo clube, Luan marcou seu primeiro gol, diante do Brasil de Pelotas. Vestindo a mística camisa 7, que mais tarde o consagraria, recebeu passe na área e tocou com categoria por cima do goleiro. O Grêmio empatou por 1 a 1 no Bento Freitas.

Pipoca no carro

O início da temporada 2016 foi conturbado no Grêmio. Após desempenho ruim no começo do Gauchão e derrota na estreia da Libertadores, torcedores protestaram numa manhã de sexta-feira no CT Luiz Carvalho. Cerca de 50 torcedores foram ao local antes do treino.

Além de palavras de ordem, os torcedores levaram pipoca e jogaram em carros e na entrada do CT. Luan foi um dos principais alvos da insatisfação dos gremistas, e torcedores atiraram pipocas nos vidros do carro do jogador.

Torcedores protestam e atiram pipoca em jogadores do Grêmio — Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com

Torcedores protestam e atiram pipoca em jogadores do Grêmio — Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com

Títulos com protagonismo

O fim daquele 2016, no entanto, reservou o início da retomada do Grêmio ao caminho dos títulos, e para Luan de idolatria. O título da Copa do Brasil encerrou o jejum de 15 anos sem um troféu de expressão. Peça importante na conquista, Luan marcou um golaço contra o Cruzeiro, no jogo de ida das semifinais, no Mineirão.

No ano seguinte, a consolidação de um dos melhores times do Grêmio e a coroação de Luan. O Tricolor foi tricampeão da Libertadores com o camisa 7 como grande protagonista, sendo um dos vice-artilheiros do torneio com oito gols, um deles antológico na final contra o Lanús, na Argentina.

Rei da América

Campeão continental, Luan foi eleito "Rei da América" pela tradicional votação promovida pelo jornal "El País", do Uruguai, com jornalistas de toda a América do Sul. Na Libertadores de 2018, o Grêmio foi ao país vizinho fazer sua estreia contra o Defensor, e o camisa 7 recebeu a premiação. Depois disso, passou a ser chamado de "Reizinho" pelos gremistas.

Provocações

Durante a passagem pelo Grêmio, Luan colecionou "desafetos", com algumas respostas do gremista. Após o título da Copa do Brasil, o meia respondeu a uma provocação de Sasha, então no Inter. O atacante havia marcado na final do Gauchão de 2016 e dançado valsa na comemoração, alusiva aos 15 anos sem títulos do Tricolor, completados naquele ano.

No ano seguinte, após a conquista da Libertadores, o alvo de Luan voltou a ser Sasha, mas também Thiago Neves, na época no Cruzeiro. Eles haviam se enfrentado na semifinal da Copa do Brasil de 2017, quando os mineiros levaram a melhor. Após o título em Lanús, o "reizinho" disparou contra os dois – "papai é campeão da América", disse Luan.

Luan e Sasha se enfrentam em Gre-Nal no Beira-Rio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Luan e Sasha se enfrentam em Gre-Nal no Beira-Rio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Goleadas em Gre-Nais

Luan disputou 20 clássicos com a camisa tricolor, com seis gols marcados. No histórico, anotou na goleada por 4 a 1, em 2015, e duas vezes no inesquecível 5 a 0, no ano seguinte. Também houve dois gols em vitória por 2 a 1 no Beira-Rio, em 2018, e um no último Gre-Nal disputado, em 2019. Naquele ano, o meia havia sido campeão gaúcho em cima do rival.

Saída em baixa

A partir de 2018, o rendimento de Luan, aos poucos, começou a regredir. Em contrapartida, os problemas físicos aumentaram, e o craque do time passou a ser desfalque mais vezes, inclusive na semifinal da Libertadores contra o River Plate e na reta final daquela temporada.

Em 2019, o cenário se repetiu, com constantes idas de Luan ao departamento médico. A última temporada do meia em Porto Alegre foi a que ele menos jogou (36 jogos), sendo apenas 25 como titular. Com contrato até o fim de 2020, o Grêmio decidiu negociá-lo com o Corinthians.

O Timão pagou 5 milhões de euros (cerca R$ 22,7 milhões na época) por 50% dos direitos econômicos do jogador. O clube paulista também envolveu valores que estavam pendentes na negociação de Juninho Capixaba para o Tricolor gaúcho, do começo de 2019.

Luan deixou o Grêmio com 293 jogos e 77 gols, que colocaram o camisa 7 entre os 20 maiores artilheiros da história do clube. Além disso, conquistou cinco títulos: Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018) e Gauchão (2018 e 2019).



VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025












24/11/2025