Conselho do Grêmio concede título de patrono do clube a Cacalo

Dirigente e ex-presidente multicampeão, ele é o quarto gremista a receber a distinção em 120 anos de história do clube


Fonte: ge

Conselho do Grêmio concede título de patrono do clube a Cacalo

Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o Cacalo, é o novo patrono do Grêmio. Ex-presidente e dirigente histórico do clube, ele teve a indicação aprovada em sessão extraordinária do Conselho Deliberativo realizada na noite de quinta-feira, na Arena.

A indicação de Cacalo recebeu 267 votos a favor (99,26%) e duas abstenções (0,74%) entre os 269 conselheiros presentes. Mais do que o suficiente para ser aprovada – conforme o estatuto do clube, o candidato a patrono precisa obter três quintos dos votos do Conselho em votação secreta.

Novo patrono do Grêmio, Cacalo posa ao lado do presidente Alberto Guerra — Foto: Morgana Schuh/Grêmio FBPA

Novo patrono do Grêmio, Cacalo posa ao lado do presidente Alberto Guerra — Foto: Morgana Schuh/Grêmio FBPA

Aos 72 anos, ele se torna o quarto gremista a receber a maior distinção dispensada pelo clube. Emocionado, Cacalo agradeceu a homenagem e dividiu os méritos com todos os torcedores.

– Não interessa a minha trajetória, mas a grandeza do Grêmio, um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas – discursou.

Cacalo iniciou sua trajetória como dirigente do Grêmio em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função.

Foi vice de futebol na década de 1990, participando das conquistas da Copa do Brasil em 1994, da Libertadores em 1995, da Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996. Em 1997, foi eleito presidente e no mesmo ano conquistou a Copa do Brasil.

Conforme o estatuto, o título de patrono no Grêmio tem praticamente o mesmo peso do cargo de presidente e dá ao homenageado o direito de participar das principais decisões dentro do clube.

Em 120 anos de história, apenas outros três gremistas receberam a honraria, todos eles já falecidos. Foram eles os ex-presidentes Aurélio de Lima Py (patrono de 1946 a 1949), Fernando Kroeff (de 1959 a 1997) e Hélio Dourado (de 2014 a 2017).

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos
O recado de Renato Portaluppi: a fila vai andar no Grêmio
Luan deve reestrear pelo Grêmio no fim do mês Kannemann fica! Zagueiro renova com o Grêmio até o fim de 2025


VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025




24/11/2025