Análise: em tarde de reencontros, Grêmio reage para vencer e injeta ânimo para duelo com o Flamengo

Na próxima quarta-feira, o time de Renato precisa superar uma desvantagem de dois gols de diferença na semi da Copa do Brasil


Fonte: ge

Análise: em tarde de reencontros, Grêmio reage para vencer e injeta ânimo para duelo com o Flamengo

O Grêmio retomou o caminho das vitórias em um momento crucial para a equipe na temporada. Às vésperas de definir seu futuro na Copa do Brasil, o time de Renato Portaluppi mostrou poder de reação na virada contra o Fluminense, teve retornos importantes e ganhou injeção de ânimo para o duelo contra o Flamengo.

Grêmio 2 x 1 Fluminense | Melhores Momentos | 19ª rodada do Brasileirão 2023

A simbologia da vitória gremista neste domingo foram os reencontros que a partida proporcionou. Depois de três jogos sem vencer, retomou o caminho das vitórias. Assim como Ferreira e Bitello, autores dos gols, reencontraram o caminho das redes.

Leia também + Renato vê time ganhar moral e projeta semi + Luan volta a jogar após 9 meses e celebra + Villasanti e Suárez desfalcam contra o Santos

No caso do atacante, o último gol havia sido dia 16 de março, na vitória do Grêmio sobre o Ferroviário, por 3 a 0, pela segunda fase da Copa do Brasil. Antes da lesão muscular que o afastou dos gramados por um bom tempo.

Já Bitello, um dos principais jogadores da temporada, também voltou a fazer gol depois de oito partidas em branco. A última vez que havia balançado as redes havia sido na goleada do Tricolor diante do Coritiba, por 5 a 1.

Renato Gaúcho e Luan, após vitória do Grêmio diante do Fluminense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Gaúcho e Luan, após vitória do Grêmio diante do Fluminense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A partida proporcionou reencontros marcantes. Luan voltou a vestir a camisa do Grêmio após 1.397 dias da sua partida pelo clube, em outubro de 2019. O meia também não atuava em uma partida oficial há nove meses. Sua última partida havia sido em novembro do ano passado pelo Santos.

Pepê foi outro retorno festejado pelos gremistas. O jogador se recuperou de uma lesão tendínea de alto grau na coxa esquerda e estava desde 17 de maio sem jogar. Renato elogiou o jogador e celebrou a nova opção para o jogo contra o Flamengo.

O Grêmio não começou bem a partida contra o Fluminense. A equipe de Diniz dominou os primeiros instantes e a posse de bola resultou em gol. Aos 18 minutos, Keno foi acionado no lado direito da defesa gremista, entrou na área e cruzou para Cano abrir o placar.

"Vitória de virada antes de uma decisão", celebra Quetelin | A Voz da Torcida

Mas logo após o gol sofrido, parece que o Tricolor entrou em campo e conseguiu se remobilizar a tempo de buscar o empate e, ainda no primeiro tempo, a virada. Em menos de dez minutos depois, após boa triangulação, Suárez encontrou Bitello, que bateu cruzado e empatou.

Aos 45 minutos do primeiro tempo, o Grêmio chegou com Ferreira pela direita, que tabelou com Fábio, recebeu na grande área, puxou para o pé direito e virou o jogo. Atuação para o camisa 10 se afirmar na equipe titular.

No segundo tempo, coube a equipe de Renato competir para segurar ou ampliar o resultado. A etapa final foi de altos e baixos. O Fluminense poderia ter empatado, mas o VAR anulou o que seria o segundo gol de Cano. Assim como o Grêmio poderia ter ampliado após Martinelli fazer contra, em lance também anulado.

A verdade é que o Tricolor gaúcho criou chances e buscou o gol mesmo com a vantagem no placar. Defensivamente, conseguiu segurar ímpeto do adversário mesmo com uma dupla de zaga inédita, formada por Bruno Alves e Rodrigo Ely, que estreou com a camisa do seu clube do coração.

Jogadores do Grêmio cumprimentam torcedores após vitória contra o Fluminense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Jogadores do Grêmio cumprimentam torcedores após vitória contra o Fluminense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A tarde de um lindo domingo de Dia dos Pais mostrou para o Grêmio que o time pode ter forças para, ao menos, ser competitivo e fazer um bom enfrentamento na Copa do Brasil. A volta da vitória traz moral para os jogadores, que precisam de uma virada improvável para ganhar do Flamengo e buscar a classificação.

- Não vamos negar que o Flamengo fez uma vantagem. Mas futebol é futebol. Muita coisa acontece. Muita gente pensava que Flamengo ia passar do Olimpia.. Eu tenho que preparar da melhor maneira meu time. Vamos tentar reverter. É muito difícil, mas não é impossível - disse Renato Portaluppi.

No jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo venceu o Grêmio, na Arena, por 2 a 0. Para o Tricolor avançar, precisa vencer, no Marcanã, por três gols ou mais para avançar nos 90 minutos. Vitória por dois gols de diferença leva a decisão nos pênaltis. Se for uma vitória simples, por um gol, a classificação será rubro-negra.

- A gente sabe dos pontos fortes, mas também sabemos dos pontos fracos (do Flamengo). Temos que tirar proveito dos pontos fracos e não deixar explorar os pontos fortes. Não temos que pensar em fazer dois gols, antes de tudo temos que pensar em fazer o primeiro gol - salientou o técnico gremista.

Luan reestreia pelo Grêmio: veja lances

Se quiser avançar para a grande final e ter a principal oportunidade de vencer um título neste ano, o Grêmio terá que inverter a lógica na próxima quarta-feira e superar alguns tabus. A boa notícia é que neste domingo conseguiu a injeção de ânimo que faltava.

Os jogadores já se reapresentam na manhã desta segunda-feira. Na tarde de terça-feira viajam para o Rio de Janeiro. O duelo com o Flamengo acontece na quarta, dia 16, a partir das 21h30.

A delegação não retorna para Porto Alegre. Depois vai para São Paulo, onde irá treinar antes de encarar o Santos, na Vila Belmiro, no próximo fim de semana.

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



24/11/2025