O Grêmio virou a chave após vitória sobre o Fluminense no Brasileirão e já se mobiliza para o duelo da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo. Como gestor de grupo que é, Renato vai usar o mau momento do rival para mostrar aos seus jogadores que é possível tirar proveito da fragilidade emocional do adversário e ir em busca de uma virada histórica. Apesar de toda a cautela nos bastidores com o assunto.
Grêmio vence o Fluminense e assume a vice-liderança do Brasileirão
Tanto nos discursos públicos quanto nos bastidores, a missão ainda é considerada muito difícil: reverter a derrota por 2 a 0 no jogo de ida fora de casa, em um Maracanã lotado. Mas o 2 a 1 diante do Fluminense, no domingo, deu uma injeção de ânimo para o grupo antes do confronto eliminatório.
Os motivos para a isso tem a ver menos com o próprio Grêmio do que com o Flamengo. O Rubro-Negro carioca vem de uma sequência ruim de resultados, com eliminação na Libertadores, e com notícias de distanciamento entre o técnico Jorge Sampaoli e o grupo de jogadores.
– A gente sabe dos pontos fortes (do Flamengo), mas também sabemos dos pontos fracos. Temos que tirar proveito dos pontos fracos e não deixar explorar os pontos fortes. Flamengo dentro do Maracanã é difícil de ser batido, mas apesar da vantagem, é uma partida de 90 minutos, vamos jogar. Não temos que pensar em fazer dois gols, temos que pensar em fazer o primeiro gol. A gente sabe que são fortes, estivemos lá, apesar de ter perdido por um placar enganoso. Espero que possamos ter uma grande apresentação – analisou Renato após o jogo de domingo.
Veja também + Suárez atinge "duplo-duplo" e iguala melhor assistente em 2022 + Pepê retorna de lesão após três meses e vira "reforço"
Renato Portaluppi em vitória do Grêmio sobre o Fluminense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Renato Portaluppi em vitória do Grêmio sobre o Fluminense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Para o confronto contra o Vasco na semana passada, Renato conversou com os jogadores e trabalhou o lado extra-campo, no sentido de tentar se aproveitar da má fase do Cruzmaltino, então lanterna do Brasileirão. Não deu certo. Com uma atuação apática, o Grêmio foi derrotado por 1 a 0.
Mas será esse o caminho a ser seguido pelo Grêmio na quarta-feira. No jogo de ida, na Arena, o Flamengo fez uma de suas melhores atuações sob o comando de Sampaoli, como reconheceu o próprio técnico. Mas depois daquela noite se afundou em uma crise que ainda não chegou ao fim.
O estopim do mau momento no clube carioca ocorreu após a vitória diante do Atlético-MG, quando o ex-preparador físico flamenguista, Pablo Fernández, discutiu com Pedro e deu um soco no atacante. Desde então, o técnico argentino viu a relação com os jogadores estremecer, com reflexo nos resultados do time em campo.
Após o episódio, o clube só venceu o Olimpia no jogo de ida da Libertadores, por 1 a 0. Na volta amargou a eliminação ao perder fora de casa por 3 a 1. Sofreu também uma derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, no Brasileirão. No último domingo, ficou no empate em casa com os reservas do São Paulo.
– Todos os clubes têm seus problemas. Flamengo caiu na Libertadores e tem seus problemas. No futebol, quando o resultado não vem a proporção das críticas é bem maior. Acontece. Lógico que no Flamengo a proporção é ainda maior. Sobre a parte psicológica, começo a falar com meus jogadores amanhã (segunda-feira) – disse o treinador gremista.
Comentaristas debatem má fase do Flamengo: “O time não tem padrão de jogo”
Apesar de acompanhar a crise do Flamengo de perto e todos os acontecimentos recentes que envolvem o clube, o Grêmio adota uma postura de cautela para esse confronto. Em suas entrevistas, Renato reconheceu o favoritismo dos cariocas e a dificuldade de avançar. Porém, não jogou a toalha.
O Tricolor não vinha de uma sequência de bons desempenhos, o que afastava ainda mais o sonho de título na Copa do Brasil. Porém, no último teste antes de encarar o Flamengo, venceu o Fluminense de virada, com uma postura que empolga o torcedor.
Além disso, nos últimos dias Renato ganhou reforços e opções para o time, tanto do mercado do futebol como atletas que deixaram o departamento médico. No fim de semana, o treinador promoveu as estreias do zagueiro Rodrigo Ely e do atacante João Pedro Galvão.
"Vitória de virada antes de uma decisão", celebra Quetelin | A Voz da Torcida
No segundo tempo do jogo contra o Fluminense, Pepê entrou em campo e mostrou que está recuperado da lesão após três meses fora. O volante disputa vaga no time titular. Além disso, Luan teve sua reestreia antecipada e ganhou minutos na reta final da partida.
Nesta segunda-feira, Cristaldo, que se recuperava de lesão muscular desde o jogo de ida contra o Flamengo, treinou normalmente. A tendência é que o argentino vá para o Rio de Janeiro e fique à disposição do treinador. Carballo, desfalque contra o Flu, também deve ser relacionado.
A delegação gremista viaja na tarde desta terça-feira para o Rio de Janeiro. Para se classificar no tempo normal, o Grêmio precisa vencer por três gols de diferença ou mais. Vitória por dois gols leva a decisão para as penalidades. O Flamengo pode perder por um gol de diferença que avança para a final.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.
Grêmio prioriza pagamento de dívida com clube espanhol para reverter transfer ban.
Dilema na defesa: dupla de canhotos ou zagueiro arquivado para Mano?
Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
Grêmio perde e desfalque de Noriega afeta time para o restante da temporada
Alerta interno: Grêmio monitora situação financeira para nova gestão.
Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
Grêmio conta com volta de Willian para partida contra o Palmeiras.
Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes
É Bicampeão: Grêmio Feminino conquista titulo do Gauchão!
SAF e Dívida: Guerra projeta o futuro e defende o endividamento do Grêmio
Grêmio negocia pagamento a clube espanhol para encerrar transfer ban.
Grêmio confirma desfalque de zagueiro importante para as rodadas finais do Brasileirão
Grêmio x Palmeiras: como assistir, horário e escalações do jogo do Brasileirão
Noriega sofre lesão no tornozelo e desfalcará Grêmio durante toda temporada
Grêmio conquista bicampeonato do Gauchão Feminino ao vencer Juventude.
Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.