Veja cinco motivos para acreditar no Grêmio na semifinal contra o Flamengo

Tricolor tenta reverter derrota por 2 a 0 na Arena na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Duelo é às 21h30 desta quarta, no Maracanã


Fonte: ge

Veja cinco motivos para acreditar no Grêmio na semifinal contra o Flamengo

O Grêmio entra em campo às 21h30 desta quarta-feira como franco-atirador contra o Flamengo. A desvantagem no placar por um lado traz um peso, mas a crise no rival também entra na balança para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O ge traz motivos para o torcedor gremista manter a esperança em uma virada.

Otimismo ou pessimismo? Torcedores do Grêmio falam sobre semifinal da Copa do Brasil

Com a derrota por 2 a 0 na Arena, o Grêmio precisa vencer por três gols de diferença para se classifcar ou então devolver o placar com dois de vantagem e levar para os pênaltis. Grêmio e Flamengo são os clubes que mais participaram de semifinais da Copa do Brasil , com 16 cada.

Veja também: + Como o Grêmio vê a crise do Flamengo e tenta tirar proveito + Os relacionados do Grêmio para a decisão na Copa do Brasil

Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Crise do outro lado

Apesar da vantagem, o Flamengo vive dias conturbados. Desde a vitória sobre o Grêmio, tida como melhor atuação na temporada, o Rubro-Negro colecionou a agressão do ex-preparador físico Pablo Fernández ao centroavante Pedro; a derrota para o Cuiabá por 3 a 0 no Maracanã e a eliminação para o Olimpia na Libertadores com vantagem de 1 a 0.

Quando tudo parecia se acalmar, veio a agressão de Gerson a Varela na véspera do jogo desta quarta. O Grêmio, já antes do último capítulo, tratava tudo com cautela e sem apontar facilidades no Maracanã. Mas há um ambiente de crise a pairar sobre o Flamengo.

Briga no Flamengo: como o soco de Gerson em Varela pode repercutir na Copa do Brasil

Grupo mais reforçado

Entre a derrota do dia 26 de julho e o duelo desta quarta-feira, o técnico Renato Portaluppi ganhou opções para montar a equipe ou mexer durante a partida. Foram cinco reforços anunciados no período, quatro deles à disposição para logo mais.

O zagueiro Rodrigo Ely entra na defesa no lugar de Kannemann, suspenso. O atacante João Pedro Galvão foi titular na vitória sobre o Fluminense, mas deve ficar no banco. Além deles, Lucas Besozzi e Luan também são alternativas para o decorrer do duelo.

Além disso, o treinador contará com retornos em relação ao jogo do fim de semana. Carballo e Cristaldo estão de volta no meio-campo e devem começar. O volante Pepê também cumpriu a previsão de retornar para a segunda partida da semi e está em condições – disputa a vaga com Carballo.

Central do ge debate possível escalação do Grêmio contra o Flamengo

Tradição copeira

O discurso pode ser batido, mas não deixa de ser verdadeiro. O Grêmio é o segundo maior campeão da competição e nos últimos anos, especialmente sob o comando de Renato, se acostumou a disputar as competições de mata-mata. São cinco títulos da Copa do Brasil, o último em 2016, e três da Libertadores, o mais recente em 2017.

A trajetória tem viradas marcantes nas copas. Na Libertadores de 2007, por exemplo, o Grêmio perdeu para o São Paulo no Morumbi por 1 a 0 e eliminou o rival com um 2 a 0 no Olímpico. Depois, levou 2 a 0 do Defensor no Uruguai, devolveu o placar e passou nos pênaltis. Em 2013, despachou o Santos, na Copa do Brasil, após perder por 1 a 0 na Vila e fazer 2 a 0 na Arena.

Mais recentemente, em 2019, perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras na Arena e fez 2 a 1 no Pacaembu para se classificar no gol qualificado. Um ano antes, havia virado sobre o Estudiantes após perder por 2 a 1 na Argentina. Repetiu o placar na Arena, no último minuto, e depois ganhou a disputa de pênatlis.

Grêmio calou o Maracanã na final da Copa do Brasil de 1997

Suárez e companhia podem fazer história

A caminhada de deixar a Série B e no ano seguinte ser campeão da Copa do Brasil parece longe da realidade. Mas o Grêmio tem essa possibilidade caso vire sobre o Flamengo. Capitaneado por Suárez, o grupo gremista foi profundamente modificado para o ano.

Poucos viveram o calvário da segunda divisão em 2022, casos de Bruno Alves, Bitello, Gabriel Grando, Ferreira e Renato, este na parte final. Kannemann e Geromel, que estavam no elenco, estão fora do jogo, machucados, e Natã não foi relacionado.

O elenco remodelado pode se colocar na história gremista, como gosta de enfatizar o ídolo gremista, com uma faixa no peito.

Suárez em chegada do Grêmio ao Rio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez em chegada do Grêmio ao Rio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Gabriel Grando e os pênaltis

O goleiro gremista não é unanimidade e ainda recebe críticas por parte da torcida. Mas demonstrou crescimento nos últimos meses e tem sido nome destacado em diversos momentos, como foi na vitória sobre o Fluminense no domingo.

Antes, já havia dado a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Grêmio e Bahia empataram os dois confrontos. Nos pênaltis, o goleiro brilhou com duas defesas e garantiu a classificação.

Em noite de coincidências, Grando classifica o Grêmio para a semi da CB

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



24/11/2025