Suárez busca seu próprio Maracanazo e é principal esperança de virada do Grêmio

Centroavante morou em casa de capitão do título do Uruguai em 1950 e tenta liderar virada tricolor no Maracanã pela semifinal da Copa do Brasil


Fonte: ge

Suárez busca seu próprio Maracanazo e é principal esperança de virada do Grêmio

Um ídolo se forja nos momentos mais complicados. Seja pela postura, seja pela capacidade de resolver dentro de campo. Foi assim com Luan, hoje sentado no banco, por exemplo. A grande esperança do Grêmio na virada sobre o Flamengo, na noite desta quarta-feira, está em Luis Suárez. Maior artilheiro do Uruguai, Luisito pode ter um Maracanazo para chamar de seu na semifinal de Copa do Brasil.

Repórter do ge traz informações do Grêmio do Rio

Veja também: + Como o Grêmio vê a crise do Flamengo e tenta tirar proveito

A missão, claro, é árdua. O Tricolor precisa reverter o 2 a 0 feito pelo Flamengo na Arena. Classificação direta só com vitória por três gols de vantagem, enquanto dois gols à frente levam para os pênaltis.

O palco da maior vitória uruguaia da história pode servir de inspiração ao maior artilheiro da Celeste. Aliás, uma coincidência une o capitão da Copa de 1950 e o craque gremista.

Obdulio Varela e Luis Suárez moraram na mesma casa, no bairro La Comercial, em Montevidéu. Ambos viveram na modesta moradia da "Pasaje de la Vía", uma viela que une as ruas Nicarágua e Acevedo Díaz, quando meninos.

Separados por anos, claro, ambos compartilharam o mesmo teto, praticamente um santuário do futebol uruguaio. A descoberta foi feita pelo historiador José Eduardo Picerno em 2016 e revelada no jornal Ovácion.

Suárez em ação no Maracanã contra o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez em ação no Maracanã contra o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Se há alguém forjado para estes momentos, é Suárez. Um dos pontos citados nos bastidores durante o imbróglio sobre sua permanência, no mês passado, era justamente a importância da Copa do Brasil para o Grêmio e para o próprio centroavante. O uruguaio tem sido o diferencial gremista dentro e fora de campo. E a Copa do Brasil, a partir do avanço tricolor, tomou proporções maiores no projeto.

Suárez e o Maracanã

O camisa 9 fará apenas seu terceiro jogo no Maracanã. Entre Copa do Mundo e Copa América, jogou só uma vez no estádio com a seleção do Uruguai. Inclusive, punido pela mordida em 2014, ficou fora da derrota uruguaia para a Colômbia.

Grêmio desperdiça um caminhão de chances no Maracanã

Na Copa América de 2019, o Uruguai venceu o Chile na fase de grupos. O jogo rendeu um meme com Suárez: o pedido de mão por uma defesa do goleiro Claudio Bravo.

O segundo confronto foi contra o Flamengo pelo Brasileirão deste ano. Suárez chegou a acertar as duas traves no mesmo lance, mas o Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Flamengo. Foram apenas essas duas oportunidades no estádio icônico.

O Tricolor tem momentos felizes no Maracanã. Apesar do histórico recente ruim, venceu a Copa do Brasil de 1997 com o estádio lotado. Carlos Miguel garantiu o 2 a 2 no final e deu o título ao Grêmio pelo gol qualificado.

O momento, aliás, é de jejum. São sete jogos sem fazer gol pelo Grêmio, o maior período. O último gol foi dia 25 de junho, na goleada sobre o Coritiba. São mais de 500 minutos sem balançar as redes. Suárez só anotou dois dos seus 16 gols como visitante, ambos no Gauchão.

Setenta anos após o Maracanazo, veja cinco curiosidades sobre a Copa do Mundo de 1950

Por outro lado, são dois gols e três assistências em sete jogos da Copa do Brasil. Nas quartas contra o Bahia passou em branco, mas nas oitavas contra o Cruzeiro decidiu com um gol e uma assistência. No Brasileiro, Suárez balançou as redes quatro vezes e deu quatro assistências em 15 partidas.

O Grêmio terá retornos para tentar ajudar Suárez a buscar a virada. Carballo e Cristaldo voltam a ficar à disposição do técnico Renato Portaluppi e podem iniciar a partida. Pepê, que jogou na vitória sobre o Fluminense, também reforça a equipe. Disputa vaga com o uruguaio até mesmo entre os titulares.

Na defesa, sem Kannemann, expulso na Arena, Rodrigo Ely deve permanecer. Outro contratado, João Pedro disputa vaga com Cristaldo no meio-campo.

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



24/11/2025