A noite épica não veio. Ficou longe, aliás, embora o Grêmio tenha até jogado relativamente bem na derrota por 1 a 0 para o Flamengo , no Maracanã, pelo jogo de volta semifinal da Copa do Brasil.
A eliminação, lógica depois do 2 a 0 sofrido na Arena, se concretizou e deixou um gosto de que o Tricolor desafiou as projeções realistas. Ao mesmo tempo, poderia ter competido melhor com os cariocas.
Flamengo 1 x 0 Grêmio - Melhores momentos - Semifinal da Copa do Brasil 2023
Parece contraditório, mas em um ano de reformulação profunda após a disputa da Série B, chegar à semifinal superou as expectativas do próprio Grêmio para a temporada, em que pese a tradição na competição e o peso da camisa. Ao mesmo tempo, a impressão deixada é de um time que poderia ter feito mais frente ao Flamengo.
No placar agregado, foram 3 a 0 para os rubro-negros mesmo mergulhados em uma crise profunda no jogo da volta. Mostra a diferença entre os dois clubes. Investimento, receita, qualidade técnica. Só que, em campo, o Grêmio poderia ter feito mais. Sobram exemplos recentes de que é possível encurtar a discrepância com estratégia e dedicação. Cuiabá e Olimpia que o digam.
Como chegou até a semi, o Grêmio deixa o gosto que era possível chegar à final, mesmo que antes da competição poucos colocassem o Tricolor como um postulante ao título. Apesar das contratações caras e de Suárez, a reformulação explica esse ponto. Foi mais ou menos o que falou o presidente Alberto Guerra depois do jogo.
Veja também + Renato elogia e diz que Grêmio foi eliminado em Porto Alegre + Bruno Alves reclama de pênalti contra o Grêmio: "Falta de critério" + Opinião do Mauricio Saraiva: O ano do Grêmio está ganho
"Fim da linha na Copa do Brasil", diz Queki | A Voz da Torcida
O Grêmio começou em cima do Flamengo e fez um bom primeiro tempo no Maracanã. Teve uma chance clara e rondou a área, mas sem profundidade. Faltava romper a última linha, fosse com os toques curtos ou alguma jogada individual.
Bitello perdeu a melhor oportunidade gremista na etapa inicial em trama por dentro. O próprio meia e Suárez foram os responsáveis pelas outras finalizações gremistas na etapa inicial. O Flamengo obrigou Gabriel Grando a duas defesas, uma logo no início, em cabeçada de Bruno Henrique, e depois em chute de Arrascaeta já depois dos 40 minutos.
Ou seja, o Grêmio enfrentava o Flamengo, mesmo sem criar tanto, mas esbarrava em suas próprias limitações para gerar chances. A etapa final veio e o Tricolor se manteve bem. Suárez teve as duas chances para abrir o placar e perdeu.
Primeiro, em lançamento longo de Reinaldo, que o uruguaio chutou de primeira (veja abaixo), mas sem pegar em cheio aos 4 minutos. Logo depois, em cruzamento para trás de Cristaldo para o camisa 9 bater da altura da marca do pênalti. Matheus Cunha defendeu no reflexo. A trinca de chances acabou com o chute de Ferreira na trave.
Suárez pega de primeira, mas bate fraco em boa chance do Grêmio — Foto: Eduardo Moura
Suárez pega de primeira, mas bate fraco em boa chance do Grêmio — Foto: Eduardo Moura
Em 15 minutos, o Grêmio havia criado e gerado perigo. Conseguia se portar bem e segurar o Flamengo na defesa. Renato, então, resolveu trocar e deixar o time ainda mais ofensivo aos 16. Tirou Cristaldo, Carballo e Bitello, três peças do meio-campo. João Pedro Galvão, Pepê e Lucas Besozzi entraram, respectivamente.
A partir disso, a equipe perdeu força. O técnico justificou as trocas por desgaste, mas poderia ter tentado deslocar Bitello para o meio e colocar Besozzi e Pepê no jogo, por exemplo. Independentemente disso, o resultado foi uma queda do Grêmio. E o Flamengo cresceu no jogo. Aos 24, já veio o chamado do VAR para o toque no braço de Rodrigo Ely. O pênalti, mesmo com toda polêmica e reclamação, selou o fim.
Quando estava melhor, as trocas acabaram por desmanchar o que vinha bem no Grêmio. Peças novas precisam se encaixar na engrenagem, enquanto ela gira na mais alta rotação. Difícil, claro, e natural.
Jogadores do Grêmio reclamam de pênalti marcado — Foto: Eduardo Moura
Jogadores do Grêmio reclamam de pênalti marcado — Foto: Eduardo Moura
A ida até a semi não fica suficiente para a grandeza do Grêmio. Mas também soa satisfatória quando o contexto é de retorno da Série B, dificuldades financeiras transitórias, reformulação no grupo de jogadores e contratações que chegaram há algumas semanas.
Resta agora buscar a vaga na Libertadores no Brasileirão para ano que vem, aí sim, voltar a estar mais pronto para entrar em disputa por título. Seja contra o Flamengo ou quem for.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.
Grêmio prioriza pagamento de dívida com clube espanhol para reverter transfer ban.
Dilema na defesa: dupla de canhotos ou zagueiro arquivado para Mano?
Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
Grêmio perde e desfalque de Noriega afeta time para o restante da temporada
Alerta interno: Grêmio monitora situação financeira para nova gestão.
Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
Grêmio conta com volta de Willian para partida contra o Palmeiras.
Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes
É Bicampeão: Grêmio Feminino conquista titulo do Gauchão!
SAF e Dívida: Guerra projeta o futuro e defende o endividamento do Grêmio
Grêmio negocia pagamento a clube espanhol para encerrar transfer ban.
Grêmio confirma desfalque de zagueiro importante para as rodadas finais do Brasileirão
Grêmio x Palmeiras: como assistir, horário e escalações do jogo do Brasileirão
Noriega sofre lesão no tornozelo e desfalcará Grêmio durante toda temporada
Grêmio conquista bicampeonato do Gauchão Feminino ao vencer Juventude.
Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.