De Kalou e Honda a James e Payet: relembre 10 reforços "euro-altenativos" que desembarcaram no futebol brasileiro nos últimos anos


Fonte: espn

De Kalou e Honda a James e Payet: relembre 10 reforços euro-altenativos que desembarcaram no futebol brasileiro nos últimos anos

Na última quarta-feira (16), Dimitri Payet desembarcou no Brasil e foi recebido com uma enorme festa pela torcida do Vasco no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro . O francês, que viverá a sua primeira experiência longe da Europa, é mais um reforço " chega para abrilhantar o futebol brasileiro.

Ainda em 2023, outras estrelas que tiveram uma carreira de sucesso no Velho Continente também desembarcaram no Brasil, como o atacante uruguaio Luis Suárez , ex- Barcelona e Atlético de Madrid , contratado pelo Grêmio , e o meia colombiano James Rodríguez , que chegou ao São Paulo .

Nos últimos anos, o futebol brasileiro ainda teve mais exemplos de jogadores deste quilate - ou então menos conhecidos - que desembarcaram no país. Abaixo, o ESPN.com.br separou uma lista com mais sete nomes, além dos já citados acima. Veja um por um :

Salomon Kalou (Botafogo)

O experiente atacante marfinense, que disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014, desembarcou no futebol brasileiro em 2020, depois de uma vitoriosa carreira pela Europa, com passagens por clubes como Chelsea , Lille e Hertha Berlin . Apesar da enorme expectativa da torcida do Botafogo pela sua chegada, não deixou saudades no Glorioso.

Com o manto alvinegro, disputou 27 partidas e anotou um único gol. Ao final da temporada, o clube carioca acabou rebaixado à Série B do Brasileirão. Kalou deixou o clube logo em seguida e foi anunciado pelo Arta Solar, do Djibouti, na África.

Keisuke Honda (Botafogo)

Assim como Kalou, o meia japonês chegou ao Glorioso no mesmo período. À época, Honda estava no Vitesse , da Holanda, e vinha de passagens por Pachuca-MEX , Milan e CSKA Moscou . No currículo, o jogador ainda tinha três Mundiais com o Japão (2010, 2014 e 2018).

Entretanto, apesar de a sua contratação ter sido bastante celebrada pela torcida botafoguense, disputou 27 jogos - assim como Kalou - e anotou três gols. Durante o período, Honda, que era ativo nas redes sociais, também fez algumas críticas ao futebol brasileiro.

O japonês se aposentou em 2021, pelo Suduva, da Lituânia, e atualmente é treinador e comanda a seleção do Camboja.

Clarence Seedorf (Botafogo)

Com uma carreira para lá de vitoriosa na Europa, incluindo Milan e Real Madrid , o meio-campista do Suriname naturalizado holandês também vestiu o manto alvinegro, entre 2012 e 2013. Em duas temporadas, Seedorf disputou 81 jogos e anotou 24 gols.

No seu segundo ano pelo Botafogo, fez parte do elenco que garantiu uma vaga na CONMEBOL Libertadores do ano seguinte, mas não disputou a competição, já que confirmou a sua aposentadoria em 2014.

No mesmo ano, iniciou a carreira como treinador no Milan, e depois passou por Shenzhen , Deportivo La Coruña e seleção da Camarões . Porém, desde 2019 está livre no mercado.

Juanfran (São Paulo)

Depois de vestir as camisas de Real Madrid, Osasuna e Atlético de Madrid na Espanha, o experiente lateral chegou ao Morumbi no segundo semestre de 2019. À época, a sua contratação pelo São Paulo foi uma surpresa. Sua passagem, porém, durou até o ano seguinte e teve 56 jogos e três assistências.

Após a curta passagem pelo São Paulo, se aposentoudo futebol e, atualmente, é dirigente do CF Intercity, da 3ª divisão do futebol espanhol.

Alexander Baumjohann (Coritiba e Vitória)

O meia alemão, que passou por clubes como Schalke 04 , Bayern de Munique e Hertha Berlin na sua terra natal, desembarcou no Brasil em 2017 para ser reforço do Coritiba . Na equipe paranaense, porém, só disputou dois jogos e registrou uma assistência, e no ano seguinte foi para o Vitória , onde teve uma maior sequência: 11 partidas e um gol.

Depois de passar pelo Brasil, foi para a Austrália, onde passou por WS Wanderers e Sydney FC , que foi o seu último clube, já que Baumjohann se aposentou em 2021.

Fran Mérida (Athletico-PR)

Revelado pelo Arsenal , o meia espanhol desembarcou no Brasil em 2013 e disputou duas temporadas pelo Furacão, somando 16 jogos e um gol. Desde o ano passado defende as cores do Tianjin Jinmen Tiger , da China.

Na carreira, Fran Mérida ainda acumulou passagens por Real Sociedad , Braga , Hércules, Huesca, Osasuna e Espanyol .

Diego Forlán (Internacional)

O experiente atacante uruguaio, campeão da Copa América em 2011, chegou ao Beira-Rio no ano seguinte, depois de uma vitoriosa passagem pela Europa, incluindo Manchester United , Villarreal , Atlético de Madrid e Inter de Milão .

Com a camisa colorada, foram 55 jogos, com 22 gols e ainda a conquista do Campeonato Gaúcho de 2013.

Em seguida, ainda passou por Cerezo Osaka , do Japão, Peñarol , Mumbai City, da Índia, e Kitchee, de Hong Kong, onde se aposentou em 2018.



VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/11/2025



24/11/2025