O Grêmio voltou a perder para o Flamengo , desta vez no Maracanã, e está fora da Copa do Brasil. O único gol da partida, marcado por De Arrascaeta, saiu em cobrança de pênalti, que rendeu fortes críticas de Renato e do presidente do clube gaúcho após a partida. Alberto Guerra afirmou que o clube fará uma reclamação formal na CBF.
Aos 24 min do 2º tempo - revisão do VAR de Léo Pereira do Flamengo contra o Grêmio
O lance aconteceu aos 23 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio do Flamengo, Léo Pereira cabeceou e a bola ficou nas mãos de Gabriel Grando. O árbitro mandou o jogo seguir, mas depois foi chamado para revisar no VAR e viu um toque no braço de Rodrigo Ely dentro da área (veja no vídeo acima) .
Em entrevistas coletivas após a partida, tanto Renato quanto o presidente Alberto Guerra direcionaram as reclamações ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme. O técnico e o mandatário gremista questionaram principalmente os critérios da arbitragem. Dois lances específicos foram lembrados para fazer comparações.
– Certamente vamos nos manifestar (reclamação formal) como fizemos no passado. Seneme respondeu dizendo que não foi pênalti contra o Bahia e aqui contra o Flamengo, queria saber se aqui agora foi pênalti. Quem jogou bola duas vezes na vida sabe que isso aqui não foi pênalti. Eu era dirigente em 2019, naquela semifinal contra o Athletico-PR, que também não deram pênalti. Só queremos critérios. O juiz que também picotou o jogo todo, sempre que ele apita jogos do Grêmio temos algum problema. Vamos continuar reclamando por escrito. Quando começa a ser repetido, tem que defender os interesses do clube – disse Guerra.
Veja também + Renato elogia time e diz que Grêmio foi eliminado em Porto Alegre + Bruno Alves reclama de pênalti contra o Grêmio: "Falta de critério" + Opinião do Saraiva: O ano do Grêmio está ganho
O Grêmio reclamou de pênalti em um lance no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil diante do Bahia, em que a bola bate no braço do jogador adversário em uma cabeçada de Bruno Uvini, mas o árbitro sequer foi revisar o lance. Outro fato lembrado foi na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, pelo Brasileirão, quando a bola pega no braço de Fabrício Bruno, mas o pênalti também não foi assinalado.
A partida contra o Furacão lembrada pelo mandatário foi na semifinal da Copa do Brasil de 2019, no jogo da volta, na Arena da Baixada. Naquela oportunidade, em cruzamento na área do Athletico, a bola bate no braço de Wellington. A arbitragem não marcou nada, a decisão da vaga foi para os pênaltis e o Tricolor acabou eliminado.
Antes do mandatário falar sobre a arbitragem, Renato também já tinha reclamado sobre o mesmo assunto em sua entrevista coletiva. O treinador, por sua vez, fez declarações mais contundentes voltadas para Wilson Luiz Seneme.
– A pergunta que eu faço é: o que ele (Seneme) entende mais da regra do que a gente? Está difícil de entender. Num jogo é pênalti, no outro jogo o mesmo lance não é pênalti. O Seneme vê lá, discute, fala o que foi pênalti e o que não foi. Quem é ele para falar isso? Ele tem que escutar quem entende de futebol também. Se ele entende de regras, nós que vivemos do futebol entendemos também, ou até mais que ele, porque somos ex-jogadores – reclamou o comandante.
"Fim da linha na Copa do Brasil", diz Queki | A Voz da Torcida
A direção do Grêmio deve aproveitar a estadia no Rio de Janeiro para fazer uma reclamação formal na CBF a respeito das últimas decisões de arbitragem polêmicas contra o clube gaúcho. Eliminado da Copa do Brasil, resta para a equipe gaúcha focar todas atenções no Campeonato Brasileiro, com foco na classificação para a Libertadores do ano que vem.
Os jogadores viajam para São Paulo na tarde desta quinta-feira. A delegação ficará hospedada até o fim de semana na capital paulista. No sábado farão o deslocamento para Santos, pois no domingo enfrenta o Peixe na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Brasileirão.
Suárez reclama com o árbitro na derrota para o Flamengo — Foto: Eduardo Moura
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.
Grêmio prioriza pagamento de dívida com clube espanhol para reverter transfer ban.
Dilema na defesa: dupla de canhotos ou zagueiro arquivado para Mano?
Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
Grêmio perde e desfalque de Noriega afeta time para o restante da temporada
Alerta interno: Grêmio monitora situação financeira para nova gestão.
Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
Grêmio conta com volta de Willian para partida contra o Palmeiras.
Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes
É Bicampeão: Grêmio Feminino conquista titulo do Gauchão!
SAF e Dívida: Guerra projeta o futuro e defende o endividamento do Grêmio
Grêmio negocia pagamento a clube espanhol para encerrar transfer ban.
Grêmio confirma desfalque de zagueiro importante para as rodadas finais do Brasileirão
Grêmio x Palmeiras: como assistir, horário e escalações do jogo do Brasileirão
Noriega sofre lesão no tornozelo e desfalcará Grêmio durante toda temporada
Grêmio conquista bicampeonato do Gauchão Feminino ao vencer Juventude.
Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.