O Santos encontrará um cenário menos melancólico na Vila Belmiro ao duelar com o Grêmio , pela 20ª rodada do Brasileirão , a partir das 16 horas deste domingo, 20. Embora ainda esteja afundado em uma crise sombria, espera uma atmosfera positiva vinda das arquibancadas, que voltarão a receber torcedores após dois meses de jogos com portões fechados no campeonato nacional, punição aplicada ao clube em razão da confusão registrada em clássico com o Corinthians .
O episódio ocorreu no dia 21 de junho, quando o time do litoral paulista foi derrotado pelo rival da capital por 2 a 0, em jogo da 10ª rodada do Brasileirão. Nos minutos finais do segundo tempo, torcedores revoltados ensaiaram uma invasão e outros atiraram bombas no gramado, inclusive em direção aos jogadores santistas. A punição inicial previa oito jogos como mandante disputados a 150km da Vila, mas foi revertida para cinco partidas com portões fechados no estádio e, após nova decisão do STJD, para apenas quatro.
Neste período, o Santos contou com a presença da torcida durante o empate sem gols com o Blooming, resultado que o eliminou da Sul-Americana, no dia 29 de junho. Como o torneio é organizado pela Conmebol, a sanção imposta pelo STJD, válida apenas para jogos organizados pela CBF, não era aplicável. Nos quatro jogos sem torcida no Brasileiro, venceu apenas o Goiás, perdeu para o Flamengo e empatou com Botafogo e Athletico-PR .
Antes da punição, contudo, o desempenho santista em casa já era ruim, assim como fora. A última vitória na Vila com presença da torcida foi no dia 10 de maio, sobre o Bahia, por 3 a 0, na sexta rodada da competição nacional. Até por isso, o estádio vinha sendo tomado por uma atmosfera hostil, que atingiu seu ápice no jogo contra o Corinthians.
O contexto do reencontro com a torcida é péssimo. O time santista vem de uma goleada por 4 a 0 sofrida diante do Bahia, no final de semana passado, e venceu apenas um dos 18 últimos jogos que disputou na temporada. No momento, vive uma sequência de quatro jogos sem vencer, e está na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 18 pontos, muito distante do Grêmio, que tem 33 e briga dentro do G-4.
Para encarar os gremistas, o técnico Diego Aguirre, caminhando apenas para seu segundo jogo sob o comando santista, deve contar com o retorno de Marcos Leonardo, que voltou a treinar na última terça-feira. Com uma proposta da Roma em mãos, o atacante de 20 anos se ausentou dos treinamentos da semana anterior e não enfrentou o Bahia.
O menino da Vila, convocado na sexta-feira para a seleção pré-olímpica, manifestou o desejo de se transferir para o time italiano na atual janela de transferências da Europa, mas o Santos disse que só aceita liberá-lo no final do ano, situação causadora de desconforto interno. Além de Marcos Leonardo, também estarão de volta o goleiro João Paulo, o atacante Mendoza e o meia Lucas Lima, trio que cumpriu suspensão na rodada passada. O volante Tomás Rincón, ex-Sampadoria e anunciado nesta semana, apareceu no BID e está liberado para estrear.
O Grêmio, por sua vez, chegará à Vila Belmiro sem o astro Luis Suárez e o volante Mathías Villasanti, ambos suspensos. Após a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, na quarta-feira, a delegação tricolor embarcou do Rio para São Paulo, onde usou o CT do Corinthians para treinar. Villasanti e Suárez voltaram para Porto Alegre, enquanto goleiro Caíque, o zagueiro Natã e o atacante Everton Galdino viajaram para a capital paulista para completar o grupo à disposição do técnico Renato Gaúcho.
SANTOS X GRÊMIO
SANTOS - João Paulo; João Lucas, João Basso, Joaquim e Dodô; Dodi, Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Diego Aguirre.
GRÊMIO - Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Pepê, Carballo e Cristaldo; Bittelo, João Pedro Galvão e Ferreira. Técnico: Renato Gaúcho.
ÁRBITRO - Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
HORÁRIO - 16 horas.
LOCAL- Vila Belmiro, em Santos (SP)
VEJA TAMBÉM
- Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
- Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
- Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio enfrentará Palmeiras em confronto crucial para equipe de Mano Menezes
Dívida do Grêmio aumenta R$ 220 milhões em três anos: análise financeira da gestão Guerra.
Aprovação de Suplementação e Orçamento pelo Conselho Deliberativo para 2026.
Grêmio prioriza pagamento de dívida com clube espanhol para reverter transfer ban.
Dilema na defesa: dupla de canhotos ou zagueiro arquivado para Mano?
Retorno de Titulares do Grêmio para o Confronto contra o Palmeiras
Grêmio perde e desfalque de Noriega afeta time para o restante da temporada
Alerta interno: Grêmio monitora situação financeira para nova gestão.
Grêmio ajusta últimos detalhes e prepara mudanças para enfrentar o Palmeiras na Arena
Grêmio conta com volta de Willian para partida contra o Palmeiras.
Mano vai ser demitido? Diretoria quer contratar Tite para lugar de Mano Menezes
É Bicampeão: Grêmio Feminino conquista titulo do Gauchão!
SAF e Dívida: Guerra projeta o futuro e defende o endividamento do Grêmio
Grêmio negocia pagamento a clube espanhol para encerrar transfer ban.
Grêmio confirma desfalque de zagueiro importante para as rodadas finais do Brasileirão
Grêmio x Palmeiras: como assistir, horário e escalações do jogo do Brasileirão
Noriega sofre lesão no tornozelo e desfalcará Grêmio durante toda temporada
Grêmio conquista bicampeonato do Gauchão Feminino ao vencer Juventude.
Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.